A engenharia tem trazido cada vez mais inovações que oferecem melhorias aos sistemas construtivos, visando sustentabilidade e conforto para aqueles que investem na construção de casas e edifícios, tanto residenciais como comerciais.
Neste artigo, a Lafaete abordará tudo que você precisa saber sobre a estrutura de telhado steel frame e por que ela é a melhor opção para quem busca engenharia sustentável, agilidade e segurança na sua obra. Vamos lá?
Quais são os tipos de telhados mais usados no Brasil?
Existem diversos tipos de telhados e cada um deles atende a uma necessidade específica, como o clima predominante da região, ou simples desejos de estética (pérgola de madeira ou bambu, por exemplo).
Vamos conhecer os mais utilizados aqui no Brasil, ideais para nosso clima.
Cerâmica
Este modelo de telha é o mais comum no Brasil, e o mercado oferece grande diversidade de formatos e modelos. Algumas das vantagens é que elas proporcionam isolamento térmico, praticidade na limpeza e manutenção de baixo custo.
Porém, são mais permeáveis que as de cimento, aumentando a proliferação de fungos e, por serem pesadas (cerca de 40 kg/m²), exigem um engradamento com boa resistência.
Concreto
O telhado composto de telhas de concreto tem em sua composição uma mistura de cimento, areia e água e oferece o mesmo conforto e durabilidade das telhas de cerâmica.
São mais impermeáveis que as de cerâmica, têm menos resistência ao vento e exigem estrutura reforçada para suportar seu peso.
Esmaltada
Ideal para quem deseja ter telha de cerâmica, porém escolhendo sua cor, as telhas esmaltadas são feitas de cerâmica com uma camada colorida chamada vítrea. Isso não só altera a cor como oferece mais resistência, impermeabilidade e durabilidade à telha.
Confira as novidades e tendências na construção civil para 2019!
O que é a estrutura de telhado em steel frame?
As obras que contam com o sistema construtivo com cobertura em steel frame são aquelas em que as colunas, vigas, lajes e telhados são feitos com estruturas de aço. Esse tipo de construção dispensa o uso de tijolos e concreto (usado apenas nas fundações) na parte superior da construção.
As construções com estrutura de telhado em steel frame são chamadas de construção seca, pois só necessitam de água na fase de fundação.
A seguir, vamos falar um pouco de cada parte dessa estrutura.
Tipo de aço
Para que a segurança da estrutura de telhado em steel frame seja garantida, é preciso ficar atento a alguns padrões, como o tipo de aço (que deve ser galvanizado) e sua espessura mínima e máxima. A medida ideal deve ser de no mínimo 0,8 mm e, no máximo, 2 mm.
O aço galvanizado, além de ser um material reciclável, é resistente a ferrugem e abrasões, o que o mantém rígido por mais tempo.
Tipo de fundação
O tipo de fundação utilizado na estrutura de telhado em steel frame é o radier, uma “laje” de concreto armado ou protendido que fica na base da construção, em contato direto com o solo.
Nesse modelo de fundação, antes da fase de concretagem, são feitas as instalações hidráulicas e elétricas, e o peso da casa em si é distribuído de forma uniforme para o solo.
Painéis estruturais
A estrutura dos painéis é feita de aço galvanizado (anticorrosivo) e possui várias camadas que oferecem maior conforto térmico, acústico e resistência ao sistema construtivo.
Lajes
As lajes também são compostas de estruturas metálicas revestidas por placas de OSB (Oriented Strand Board, painel constituído de tiras prensadas de madeira), porém, ao contrário das paredes externas, recebem camada de concreto, contrapiso, armado, argamassa de acabamento e revestimento.
Telhado
Também montado com peças de aço galvanizado, o telhado é leve, resistente e imune a ataques de cupins. Na estrutura de telhado em steel frame, o telhado pode ser exposto ou embutido.
As telhas mais comuns para a estrutura de telhado em steel frame são as sanduíche, shingle, cerâmica e fibrocimento.
Instalações elétricas e hidráulicas
As vantagens que a estrutura de telhado em steel frame oferece é que a instalação elétrica é mesma dos sistemas construtivos convencionais, porém não é preciso quebrar paredes para passar os fios: tudo é feito antes de fechar os painéis.
Já no sistema hidráulico, os tubos de polietileno reticulado (PEX) são usados tanto para a rede de água fria quanto para a de água quente (as conexões e os distribuidores são de bronze).
As mangueiras PEX oferecem a possibilidade de percorrer do ponto de distribuição ao ponto de consumo sem emendas, situação que ameniza vazamentos e queda de pressão no sistema hidráulico, advindos dos pontos de conexão das mangueiras.
Licenciamento ambiental: por que você vai precisar dele?
Como fazer?
A Lafaete aconselha que você busque profissionais especializados para montar seu projeto de forma eficaz e empresas que ofereçam produtos de qualidade para sua construção. Você já conhece nossos produtos para seus projetos?
Agora, vamos conferir como fazer uma estrutura de telhado em steel frame.
Fundação
Para que a construção tenha uma estrutura de telhado em steel frame, o processo inicial é a fundação. Utilizando máquinas escavadeiras e rolo compactador, o solo é escavado e compactado na área determinada pelo radier.
As malhas de aço devem ser dispostas sob a manta impermeabilizante para conferir resistência ao radier. Logo em seguida, o concreto é colocado.
Posicionamento dos painéis
O primeiro passo é a marcação do posicionamento dos perfis de aço (a numeração dos painéis é transferida para o radier). Comece com uma linha central e divida a laje em duas partes iguais. A partir dessa divisão, as linhas secundárias podem ser demarcadas.
Montagem das paredes
Nesta etapa, os painéis das paredes externas devem ser fechados com placas OSB, membrana e placas cimentícias.
As instalações hidráulicas e elétricas devem seguir as etapas preestabelecidas no projeto e, após essa atividade, é realizado o preenchimento dos painéis para garantir o isolamento.
Cobertura
A estrutura de telhado em steel frame é feita com perfis e fechamentos de placas OSB ou de cimento. Na sequência, acontece a aplicação do revestimento e telhas.
Na cobertura steel frame pode-se colocar uma camada de isolamento para que haja mais conforto térmico e acústico.
Esquadrias
São instaladas da mesma forma que numa construção convencional: fixadas diretamente na estrutura de aço.
Neste tipo de construção, é aconselhado vedar os encontros das esquadrias com o aço do painel com fitas asfálticas ou espumas.
Quais as vantagens da cobertura steel frame?
Realizar construções com estrutura de telhado em steel frame oferece várias vantagens, como:
- Consumo de água consideravelmente menor quando comparado a outras estruturas de telhados (única etapa que precisa de água é na fundação);
- Por ser feito sob medida, há menor perda de materiais, o que consequentemente diminui a produção de entulhos e a sobra de insumos;
- Instalação elétrica e hidráulica sem precisar quebrar paredes;
- Por não precisar de concreto nem argamassa (mais tempo para preparar e secar os materiais), o processo é até três vezes mais rápido;
- Menos resíduos significam um canteiro de obras sustentável (organizado e limpo);
- Alta durabilidade e resistência quanto a ventos fortes e tempestades.
Conheça os serviços que a Lafaete oferece e tenha a melhor empresa ao seu lado para suas construções.
Se você gostou deste artigo, poderá gostar também: