A construção civil é repleta de possibilidades de execução e desenvolvimento de ambientes distintos, com características próprias. Por isso, se você deseja pôr em prática a ideia de executar um empreendimento, é interessante que entenda o que são sistemas construtivos.
Sabe-se que construir um prédio, uma casa ou qualquer outro espaço demanda muitas etapas. É necessário ter um planejamento, conhecer as matérias-primas que serão utilizadas, como elas irão combinar entre si, qual é a finalidade do espaço, entre outras questões, como contratar mão de obra e ter uma previsão sobre os custos e o tempo de construção.
Você poderá utilizar no seu projeto materiais como aço, concreto, madeira, PVC etc. A variedade é grande, então considere as vantagens e desvantagens de cada opção antes mesmo de iniciar o seu planejamento.
Para ajudar você a entender melhor sobre esse assunto, saiba o que são sistemas construtivos. Entenda os seus tipos e os benefícios de cada um durante a obra. Vamos lá!
O que é sistema construtivo?
Sistemas construtivos são processos, parâmetros e tecnologias utilizados para estruturar uma edificação, com base nas matérias-primas que serão utilizadas. Por esse motivo, é fundamental ter uma boa gestão de obra para definir, antecipadamente, quais serão os métodos construtivos.
As técnicas construtivas mais utilizadas são:
- alvenaria tradicional
- alvenaria estrutural;
- steel frame;
- concreto pré-moldado;
- paredes de concreto;
- construção modular;
- concreto PVC.
Mais adiante, iremos falar com mais detalhes sobre alguns desses métodos construtivos inovadores. Por ora, é importante que você entenda que a escolha não é aleatória. Antes de tudo, o arquiteto ou o engenheiro responsável terá que realizar um estudo preliminar, para definir qual é o melhor método.
Sendo assim, ele irá considerar as questões ambientais, o orçamento, os materiais, o tempo de obra, a mão de obra disponível e, sobretudo, as necessidades dos clientes. Vale salientar que escolher o melhor método pode ajudar a reduzir o desperdício da obra, melhorar a qualidade da construção e torná-la mais simples.
Confira, a seguir, quais são os principais sistemas construtivos utilizados pelo setor da construção civil e suas características.
Quais são os principais sistemas construtivos utilizados na construção civil?
Se você leu o texto até aqui, já percebeu quão necessário é definir o método que irá utilizar na sua obra. Por isso, listamos aqui os principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil para que você saiba qual é a melhor opção para você. Confira!
Alvenaria convencional
A alvenaria convencional é um dos sistemas construtivos mais aplicados nas construções nacionais. Ela se baseia no uso de vigas, pilares e lajes, construídos com unidades de tijolos, blocos de concreto e lajotas.
Boa parte, se não a maioria das construções, é feita com base nesse método. Ela suporta grandes vãos, facilita as reformas futuras e requer pouca mão de obra qualificada.
Contudo, esse tipo de sistema construtivo pode não ser tão vantajoso assim. Isso porque há muito gasto de matérias-primas e recursos naturais, o tempo de execução é longo, sem falar na quantidade de lixo e entulho que é gerada.
Por isso, algumas empresas estão substituindo esse método por outros considerados mais sustentáveis e limpos, como a construção modular.
Alvenaria estrutural
Já esse tipo utiliza também peças de vigas, blocos e pilares, além da vedação e estruturação do imóvel ocorrer ao mesmo tempo. Essa prática é amplamente utilizada em todo o mundo e as paredes são as estruturas da construção. Por isso, o projeto deve ser bem detalhado e a mão de obra, bastante qualificada.
Além disso, as construções são feitas rapidamente, o grau de dificuldade é grande e há uma economia e redução do desperdício de materiais. Contudo, as paredes não poderão ser removidas, e os vãos livres apresentam muitas limitações estéticas e técnicas.
Light steel frame
Esse é um dos sistemas construtivos mais difundidos dentro da construção civil atualmente. Ele se parece com o wood frame na questão da racionalização e industrialização, contudo, ao invés de madeira, é utilizado perfil de aço galvanizado. O fechamento é realizado através de madeira, drywall e placas cimentícias.
As principais vantagens são a precisão e a velocidade de construção, além da resistência e da durabilidade. Outro ponto interessante é o forte apelo sustentável e a utilização de materiais recicláveis.
Contudo, esse estilo tem limitação na quantidade de pavimentos, exige mão de obra especializada e apresenta custos um pouco mais elevados.
Wood frame
O wood frame é um estilo que utiliza madeiras que formam placas estruturais para conseguir resistir à carga do pavimento e do telhado, pois isso transmite força para a fundação. O método é amplamente utilizado nos Estados Unidos, é sustentável, uma vez que utiliza madeira de reflorestamento e velocidade de construção.
O Brasil vem aos poucos adaptando essa técnica por conta da velocidade de construção e do baixo custo. Por ter um caráter sustentável, ele garante redução de resíduos e baixo impacto ao meio ambiente. Além disso, apresenta um ótimo desempenho térmico e acústico.
Contudo, as desvantagens são ter uma limitação de pavimentos (até cinco), exigir mão de obra especializada e ter a necessidade de cuidados especiais quando se trata de manutenção nas instalações de esgoto e água.
Concreto pré-moldado
As estruturas feitas de concreto pré-moldados são desenvolvidas para que os elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes, tenham certa resistência na estrutura. As vantagens principais são redução no tempo da obra e na mão de obra, obras consideradas mais limpas e redução dos custos.
Porém, o investimento inicial é alto, além de outros pormenores que podem dificultar o desenvolvimento do projeto.
Módulos
Esse é um dos sistemas de construção mais interessantes para as empresas de construção nos dias de hoje. Ele se caracteriza pelo desenvolvimento de módulos individuais que são pré-fabricados em uma linha de montagem, para serem transportados ao local da obra.
Os módulos são personalizados, flexíveis, tecnológicos e sustentáveis. Sem dúvida, essa é uma das maiores tendências atuais dentro da construção civil moderna. As vantagens são a rapidez, o controle, a qualidade e a versatilidade.
Conheça a Lafaete
A Lafaete está no mercado da construção civil há mais de 50 anos, oferecendo soluções construtivas interessantes aos seus clientes. Com a garantia de cuidado, segurança e personalização, somos uma empresa que busca tornar os processos construtivos mais sustentáveis, ágeis e diferenciados.
Gostou e deseja fazer um orçamento? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores!