Um dos desafios da construção civil é economizar na obra sem que ela perca qualidade ou segurança. A questão é que quanto mais um projeto puder economizar, maiores serão a rentabilidade e a lucratividade da construtora, o que permite investimentos cada vez melhores.
Ao mesmo tempo, o resultado precisa ser condizente com as expectativas e necessidades do cliente, além de ser seguro e funcional. Para tanto, algumas práticas garantem esse equilíbrio de uma forma mais simples do que parece.
Quer saber como isso acontece? Então veja 5 práticas simples para conseguir economizar na sua construção!
1. Tenha um bom planejamento de obra
A primeira exigência para conquistar custos menores na execução da construção civil é ter um excelente planejamento. Essa prática inclui definir um cronograma de obra, estabelecer metas, objetivos e determinar quais serão os valores destinados para cada setor.
Essa é uma forma de controlar melhor a distribuição de tempo e de dinheiro, evitando atrasos ou ações que fujam do orçamento.
Além disso, a organização bem estruturada é fundamental para saber quais são as etapas que devem ser cumpridas de modo a evitar erros e a consequente necessidade de retrabalho.
2. Contrate mão de obra qualificada
Outra prática importante para deixar o processo mais econômico é a contratação de mão de obra qualificada. Por mais que pareça paradoxal, já que profissionais qualificados tendem a cobrar mais caro, trata-se de algo que faz toda a diferença.
Quanto melhor é a qualificação de quem trabalha na obra, mais produtividade existe e melhores são os resultados. Tanto a parte técnica quanto a de acabamento são executadas corretamente, aumentando a qualidade e evitando atrasos.
Com isso, investir um pouco mais em uma mão de obra adequada é uma das chaves para o sucesso quanto à economia em toda a construção.
3. Use recursos como o Light Steel Frame
Além de tudo, há elementos que podem ser empregados e que oferecem uma grande facilidade em diversos processos, gerando a economia desejada.
O Light Steel Frame é um dos desses recursos, tratando-se de um sistema construtivo feito à base de aço. Resistente e seguro, ele pode ser montado fora da obra, o que economiza tempo e dinheiro.
[Veja mais] Vantagens e aplicações do Light Steel Frame
Além disso, diminui a quantidade de resíduos na construção e acelera o processo sem que haja perda de segurança ou qualidade. Ao empregá-lo, portanto, há uma economia cumulativa em vários sentidos, melhorando o resultado da obra.
4. Mantenha uma boa comunicação entre setores
Para que todo o planejamento seja cumprido, é indispensável que haja uma excelente comunicação entre todas as áreas. A parte financeira e de execução, por exemplo, devem conversar para que não ocorram gastos em excesso.
Também é fundamental que gestores troquem informações de maneira adequada com a equipe. Isso garante motivação e produtividade, diminuindo o tempo de execução e os custos.
Além disso, é algo que permite que todos saibam o que deve ser cumprido, evitando os retrabalhos.
5. Faça um acompanhamento de indicadores
O planejamento ajuda a economizar, mas não garante que tudo sairá como o esperado. Imprevistos sempre podem acontecer e mesmo a falta de gestão pode contribuir para que, ao final, os custos sejam maiores que o desejado.
Para evitar surpresas desagradáveis ao final da obra, o melhor é realizar um acompanhamento de indicadores.
Fique de olho em métricas como a porcentagem concluída da obra, o valor gasto do orçamento e quais são os setores que mais consomem recursos. Isso permitirá uma atuação dinâmica e em tempo real, de tal modo a garantir que uma obra mais econômica seja possível.
Ao executar essas práticas, uma obra mais econômica tende a ser o resultado, sem que haja perda de satisfação, qualidade ou segurança.
Já que o Light Steel Frame é uma das soluções para conquistar esse objetivo, veja quais são as diferenças entre LSF e alvenaria comum e conheça as principais vantagens desse sistema.