A NR-18 foi instituída na construção civil para proporcionar maior segurança aos profissionais que atuam nos canteiros de obras e, assim, reduzir os acidentes de trabalho.
Essa norma determina regras importantes para manter o bem-estar e a saúde de quaisquer pessoas que estejam trabalhando nesses locais.
Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre a NR-18. Por isso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a entender melhor esse assunto.
Acompanhe o artigo.
O que diz a NR-18 na construção civil? Confira as principais regras
As principais regras da NR-18 no canteiro de obras para a construção civil referem-se a:
Elevadores de transporte de materiais
Esse tópico refere-se a montagem, desmontagem, reparos, manutenção e instalação de elevadores que realizam o transporte de materiais.
A regra determina que a instalação deve ser feita por um profissional capacitado e que os elevadores não devem ser tracionados por um único cabo. Além disso, a empresa deve ter registro nos órgãos de classe.
Elevadores de passageiros
Da mesma forma, essa regra é similar à anterior e vale para o transporte de passageiros. Sendo assim, os cuidados devem ser os mesmos.
Torres de elevadores
Essa regra é aplicada durante a manutenção de torres de elevadores e esteiras rolantes.Ela traz instruções para o conserto desses equipamentos.
Andaimes
Os andaimes devem seguir as normas técnicas de instalação, reparo e manutenção. Aliás, todo esse processo deve ser feito por empresas especializadas. A empresa também deve ser inscrita em órgãos competentes e regularizados.
Sinalizações de segurança
A sinalização deve ser feita para identificar locais de apoio no canteiro de obras, indicar as saídas de emergência, sinalizar onde há riscos de queda e choque, alertar para a utilização dos equipamentos de segurança e sinalizar sobre a circulação de veículos.
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
A NR-18 ainda alerta sobre a importância do uso de equipamentos de segurança em atividades de risco. As empresas são obrigadas a fornecer os EPIs aos seus colaboradores para, assim, manter a segurança de todos.
Treinamentos
Os treinamentos para capacitação dos profissionais são feitos de forma periódica, com conteúdos dos quais essas possam filtrar e executar nas suas atividades com segurança.
Além disso, podem ocorrer treinamentos para utilizar de forma correta as máquinas e os equipamentos.
Principais causas de acidente de trabalho na construção civil
Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, a taxa de acidentes de trabalho chega a 11,76 casos para grupos de 100 mil pessoas. A construção civil segue como um dos setores com mais acidentes com mortes e afastamentos por mais de 15 dias.
De fato, essa é uma informação que não podemos nos orgulhar. Contudo, podemos conhecer as causas originais do problema e promover soluções para reduzir ou até mesmo reduzir os casos de acidente de trabalho na construção civil. Sendo assim, as principais causas são:
- falta de atenção dos colaboradores;
- não utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs)
- falta de fiscalização no canteiro de obras;
- equipamentos antigos ou quebrados;
- falta de treinamento para utilizar os EPIs.
Além disso, sabe-se que os tipos mais comuns de acidentes são:
- quedas em altura;
- lacerações e cortes;
- queimaduras;
- LER (lesão por esforço repetitivo);
- exposição a sons altos;
- picada de bichos peçonhentos e insetos.
Confira em quais pontos as empresas costumam falhar na aplicação da NR-18
Embora esse assunto esteja sendo amplamente difundido dentro das corporações, algumas empresas ainda falham na aplicação da NR-18. Para ajudar, listamos cinco pontos que sua organização pode estar deixando de lado após a aplicação dessa norma regulamentadora:
- Não dar a devida importância nem inserir a NR-18 atualizada apenas por uma questão burocrática ou por medo da penalização.
- Não verificar se todos os colaboradores estão utilizando os EPIs.
- Esquecer de capacitar a sua equipe para a utilização dos EPIs ou das máquinas e dos equipamentos.
- Não ter um DDS (diálogo diário de segurança), buscando novas formas de prevenir acidentes.
- Não criar a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Passo a passo para implementar a NR-18
Entender a importância da NR-18 é fundamental para empresas da construção civil. Para implementá-la, você deve:
- comunicar a Delegacia Regional do Trabalho antes mesmo de iniciar as obras;
- adequar-se às normas do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT);
- criar uma Cipa;
- Verificar se a obra está de acordo com as regras da NR-18, segundo o checklist disponibilizado pela Secretaria do Trabalho.
Quais são as consequências do não cumprimento da NR-18?
Agora que você já conhece o que é a NR-18, saiba que as consequências do não cumprimento da norma são negativas para a empresa. Como você viu, a NR-18 garante a segurança dos trabalhadores e atua na prevenção de acidentes.
Por esse motivo, é muito importante que as empresas sigam o que está descrito no documento, afinal, os benefícios para a organização são inúmeros. Podemos citar:
- redução de acidentes e ações indenizatórias;
- redução de gastos com Seguro Acidente de Trabalho;
- maior controle dos acidentes e riscos;
- aumento da produtividade;
- melhoria da imagem da empresa;
- otimização dos recursos.
Se a empresa não cumprir as regras estabelecidas, estará sujeita a punições:
- tributárias, com aumento na taxa do FAP e SAT;
- trabalhistas, com despesas com seguro saúde e ações trabalhistas;
- administrativas, com embargos, multas e interdição da obra;
- ação criminal.
Por isso, se você não está disposto a ter sérios problemas pelo não cumprimento da NR-18, é melhor repensar sua forma de atuação, não é mesmo?
Escolha a Lafaete para os seus projetos e ganhe em segurança
Quando for desenvolver a sua obra, lembre-se sempre de implementar a NR-18. Além disso, conheça a Lafaete, empresa com mais de 50 anos de experiência na construção civil, com amplo conhecimento em venda e aluguel de máquinas, módulos habitacionais e estruturas para a sua obra.
Contamos com um rígido controle de segurança nas nossas obras, desde o planejamento até a execução. Quer conhecer nosso trabalho? Entre em contato conosco!