Uma obra de qualquer porte tem um custo alto; então, buscar estratégias de como economizar na construção pode aumentar de forma significativa o lucro da operação.
Contudo, você vai se surpreender ao saber que baratear o custo de uma obra não significa necessariamente saber como economizar na construção, mas sim realizar um bom planejamento e escolhas eficientes de materiais e profissionais.
Nesse artigo, daremos 7 dicas de como economizar na obra de maneira eficiente e sem perder a qualidade. Continue lendo!
Quais são os principais gastos em uma obra?
Os custos de uma obra variam conforme vários fatores do projeto, como tamanho, orçamento, escolha dos materiais… Enfim, cada obra tem seus gastos.
Essas despesas se dividem em dois custos:
- Direto: refere-se àqueles custos ligados à obra diretamente, como a mão de obra ou o aluguel dos materiais. Representam cerca de 70 a 90% dos custos da construção.
- Indireto: são despesas relacionadas à obra, mas não diretamente — alvará e honorários de arquitetos são exemplos. Simbolizam aproximadamente de 10 a 30% das despesas.
Assim, você precisa listar todos os custos da edificação conforme seu projeto e incluir os dois tipos de custos para chegar a um orçamento preciso. Dessa forma, você saberá como economizar na construção de maneira eficiente.
Imprevistos e atrasos são os principais motivos de estouro no orçamento
Preço dos materiais, mão de obra mais cara… Nenhum desses fatores excede tanto o orçamento em uma construção quanto os imprevistos e os atrasos.
Os imprevistos são aqueles acontecimentos que ocorrem fora do cronograma organizado — um equipamento quebrar ou uma tempestade por uma semana são alguns exemplos.
Já os atrasos são decorrentes dos imprevistos e do mau planejamento na maioria das vezes.
Os dois casos contribuem diretamente no estouro do orçamento porque resultam em:
- perda de matéria-prima;
- mais diárias dos trabalhadores;
- maior tempo alugando os equipamentos;
- compra de material que não estava no orçamento.
Mesmo que existam fatores externos, como a chuva ou a demora na entrega dos materiais, os imprevistos e os atrasos são geralmente causados por erros humanos que poderiam ser evitados.
Além disso, é interessante separar uma parte do orçamento apenas para medidas preventivas e emergências.
Dicas práticas de como economizar na construção
Baratear o custo de uma obra e ainda manter a qualidade da operação não é uma tarefa simples, mas é possível.
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a economizar na construção.
1. Equipe qualificada
Investir em mão de obra qualificada pode até parecer custoso à primeira vista, todavia bons profissionais fazem toda a diferença em uma construção.
Como a maioria dos imprevistos e atrasos é decorrente de erros humanos, uma equipe bem formada evita esses dois fatores que influenciam na quebra do orçamento.
Para selecionar profissionais eficientes, faça uma boa pesquisa de mercado, analise trabalhos anteriores e peça recomendações.
Se possível, ainda invista em um bom treinamento para prevenir desperdícios de materiais, acidentes ou mau manuseio dos equipamentos.
2. Materiais e equipamentos de qualidade
Assim como os profissionais, os materiais e equipamentos de qualidade são investimentos essenciais para baratear os custos da obra.
Uma matéria-prima ruim pode estragar um trabalho de horas, além de reduzir a durabilidade do projeto.
Já o preço de um equipamento em más condições ou sem manutenção pode ser mais alto ainda porque um defeito acarreta não apenas o atraso da obra, como também algum acidente grave.
Para conseguir comprar materiais bons e com um baixo custo, algumas dicas são:
- Compre diretamente com o fornecedor;
- Pegue em volume e negocie com o vendedor;
- Alugue equipamentos;
- Pesquise referências;
- Faça o orçamento em diferentes lugares;
- Pense em usar materiais reciclados — madeira, madeira e vidros são boas sugestões.
3. Planeje bem a obra
Mesmo sendo difícil acertar no planejamento por completo, essa etapa é fundamental para economizar na construção e evitar a maior parte dos erros que são cometidos aqui.
Nessa parte, você vai fazer um estudo de viabilidade e verificar quanto há de caixa disponível para montar um orçamento coerente.
Além disso, é preciso detalhar os processos envolvidos, bem como equipamentos e mão de obra necessários para evitar desperdício, mão de obra parada e retrabalho.
4. Sistemas modulares
A construção modular é um modelo que consiste na pré-fabricação de módulos de uma edificação na indústria para depois apenas transportar e montar no canteiro de obras.
Nesse caso, os módulos são como se fossem peças independentes da construção que serão instaladas e encaixadas no local.
É um modelo eficaz, sobretudo porque é rápido e quase imune a imprevistos devido à sua fabricação na indústria.
[Glossário da Construção Civil]
5. Ferramentas tecnológicas
A tecnologia veio para o canteiro de obras para aumentar a produtividade e a rapidez das obras, então, não tem por que não investir em boas ferramentas tecnológicas.
Existem vários softwares eficientes que dinamizam seu planejamento e previnem erros no mercado. Alguns deles são:
- EVOP: ajuda na elaboração de cronograma, contratos, orçamento e muito mais. Ele calcula a duração das atividades com base no número de horas de cada operação.
- Primus-K: produz cronogramas, gera relatórios e até organiza o planejamento conforme o clima e os dias úteis.
- Veja a obra: auxilia no controle financeiro e cria o cronograma da sua construção pelo programa.
6. Siga um cronograma
O cronograma serve para administrar o recurso mais preciso em uma obra: o tempo.
O tempo em uma construção é valiosíssimo, afinal, quanto mais demorar, maior a insatisfação do cliente, o desperdício e o gasto com os colaboradores.
Você pode criá-lo tanto em um software como esses que indicamos quanto em uma planilha ou papel — o importante é montar o cronograma e segui-lo à risca.
Dessa forma, você acompanha o andamento da obra e sabe o momento certo de cada processo.
7. Atenção a comunicação
Por fim, uma boa comunicação pode ajudar (e muito) a economizar na construção.
Segundo um estudo do PMI (Project Management Institute), 75 milhões de dólares são colocados em risco a cada 1 bilhão de dólares gastos em um projeto devido à comunicação.
Portanto, busque ter boas ferramentas para transmitir os comunicados e mantenha diálogo aberto com os colaboradores.
Nota final
Agora você sabe que pagar menos não significa, necessariamente, uma forma de economizar na construção — é preciso ter estratégia, visão e pesquisar muito. Finalmente, chegou o momento de colocar a mão na massa e aplicar essas dicas.
Entre em contato com a Lafaete e conheça as nossas soluções.
Conheça a Lafaete
A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.
Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.
Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que adequa as nossas soluções de acordo com as necessidades de cada cliente.