A utilização de indicadores de desempenho na construção civil não é uma realidade para muitas construtoras, mesmo com sua importância atestada por especialistas.
A consequência disso é que as empresas perdem a oportunidade de acompanhar resultados e direcionar esforços para oferecer mais qualidade nas entregas.
Quer começar a utilizar esses dados na sua construtora?
Neste artigo, separamos 6 tipos de indicadores de desempenho na construção civil que podem ser acompanhados e que são essenciais para coletar resultados.
Confira!
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho são recursos úteis para analisar o andamento de processos, bem como verificar se existe a necessidade de realizar ajustes a fim de trazer melhorias a um projeto. Ou seja, servem também para compor estratégias se houver necessidade de mudanças em um planejamento.
Por meio da análise de desempenho é possível quantificar e comparar resultados de maneira periódica.
Com isso, os gestores podem entender em quais pontos a empresa obtém melhores ganhos e aqueles outros que ainda podem ser aperfeiçoados para ganhar mais destaque no mercado.
Qual é a importância de implementar indicadores de desempenho na construção civil?
A utilização de indicadores também contribui para conferir agilidade a cada etapa da construção. O cronograma das obras pode ser otimizado, afinal os KPIs permitem entender o tempo necessário para concluir todas as fases com mais qualidade.
Entre os benefícios trazidos pelos indicadores de desempenho, podemos destacar que:
- revelam os gargalos que atrapalham a produtividade das obras
- constatam e diminuem eventuais desperdícios
- reduzem os impactos ambientais
- asseguraram mais qualidade aos projetos
São esses alguns dos fatores que possibilitam um diferencial competitivo para a sua construtora, o que é fundamental para as empresas hoje, diante de um mercado tão desafiador como o da construção, principalmente em tempos de pandemia de covid-19.
Tipos de indicadores: entenda como eles podem ser classificados
Os indicadores de desempenho na construção civil podem ser divididos, principalmente, em 4 categorias:
- Indicadores de produtividade: medem a relação entre o número de entregas e os recursos usados durante certo período de tempo
- Indicadores de qualidade: mensuram a relação entre o número de entregas dentro do padrão e as entregas totais. Também deve representar a percepção de qualidade dos clientes finais
- Indicadores de capacidade: revelam a quantidade de entregas de um processo, levando em conta uma quantidade de recursos em determinado período de tempo
- Indicadores estratégicos: relacionados a fatores críticos que demonstram se a sua empresa está próxima de conquistar as suas metas
6 indicadores de desempenho que você deve aplicar na sua construção agora mesmo
Depois de conhecer o que são os indicadores de desempenho na construção civil e sua importância para esse mercado, veja os principais KPIs que podem ser avaliados na sua construtora.
- Segurança
A segurança dos trabalhadores de uma obra é um fator que influencia tanto na imagem da sua companhia quanto em eventuais gastos que podem surgir para cobrir indenizações e afastamentos decorrentes de acidentes.
Por isso, entender o direcionamento da sua empresa nesse sentido é fundamental para garantir a produtividade e reduzir despesas.
Entre os KPIs de segurança da construção estão:
- taxas de incidentes que incluem ou não fatalidades
- número de inspeções
- quantidade de acidentes por fornecedor
- relação do número de horas trabalhadas com o de acidentes
- casos de doenças ocupacionais
- Operacional
Esse tipo de KPI auxilia na avaliação de esforços e de tempo gastos em determinadas tarefas. Dessa maneira, as equipes conseguem regular e destinar as melhores estratégias e ferramentas para determinadas áreas a fim de alcançar os objetivos definidos para um projeto.
Entre os exemplos que podemos citar estão:
- indicadores de retrabalhos
- tempo médio para reparo de retrabalhos
- porcentagem de tempo de inatividade de mão de obra
- Impactos ambientais
Os indicadores de impactos ambientais também são essenciais para as construtoras que buscam seguir a tendência de sustentabilidade. Além do mais, evitar danos ambientais reduz perdas com multas junto a órgãos de proteção.
Nesse contexto, podem ser medidos indicadores como:
- risco de acidentes ambientais
- litros de água gastos por área construída
- geração de resíduos por metro quadrado nas obras
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- Qualidade
Os índices de qualidade servem para preservar o orçamento e o cronograma de uma obra. Além disso, é provável que o número de tarefas que acarretam em retrabalho também seja reduzido.
A quantidade de defeitos em acabamento e o tempo para corrigi-los estão entre os KPIs que ajudam a manter a qualidade dos serviços em sua construtora. Nesse quesito, ainda dá para citar os problemas de disponíveis para uso e a satisfação do cliente.
- Orçamento
Já os indicadores de desempenho na construção civil, quando ligados ao orçamento, contribuem para impedir eventuais desperdícios financeiros. Toda obra requer a elaboração de um orçamento que funciona como base do custo de um projeto.
Com esse propósito, a empresa precisa realizar uma consulta referente ao preço dos materiais e das despesas com a mão de obra que deve ser empregada.
Portanto, é fundamental acompanhar o andamento do projeto a fim de manter o controle dos gastos.
Para isso, é importante mensurar o custo real em relação à linha de base, além do custo para construção, da margem de lucro e o custo do trabalho ao longo do cronograma do projeto.
- Produtividade
A produtividade é outro ponto que merece avaliação para otimizar recursos e equipes para a execução de tarefas. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou um guia que explica as maneiras de calcular a produtividade.
A fórmula utilizada divide o recurso ou esforço empregado pelo produto ou resultado. Já a produtividade da mão de obra é medida com a Razão Unitária de Produção (RUP).
Esse indicador é a razão entre os homens-hora despendidos e a quantidade de serviço realizado. Ainda mais, a produtividade de materiais pode ser mensurada com o indicador de Consumo Unitário de Materiais (CUM), equivalente à relação entre a quantidade de material e a de serviço.
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