O uso da TI na construção civil gera novas oportunidades de colaboração, coordenação e troca de informações entre organizações que trabalham no projeto de construção.
De acordo com a análise Perspectivas da indústria de engenharia e construção para 2021, da Deloitte, 76% dos executivos de engenharia e construção disseram que planejam investir em tecnologia digital este ano.
Quer entender melhor o tema? Explicamos nesta publicação as vantagens do uso de TI na construção civil para gerenciamento de obra e exemplos de tecnologias que podem ser aplicadas na construção civil. Boa leitura!
Qual é a importância da Tecnologia da Informação para a construção civil?
A indústria da construção civil enfrenta vários desafios nos fluxos de trabalho, desde regulamentações de segurança mais rígidas até elevação dos custos de material e o aumento da demanda por construções sustentáveis.
Muitas vezes espera-se que a indústria faça mais com menos. Mas, para muitas empresas, enfrentar tais desafios só é possível graças às novas tecnologias, e muitas dessas tecnologias dependem fortemente de dados.
Tecnologias baseadas em circulação de dados estão em todos os lugares, e não é diferente na construção civil. Hoje, é possível mapear um terreno com drones e usar as imagens para planejar os próximos passos da obra, por exemplo.Ou seja, os dados são recursos valiosos na Era da Informação e na Indústria 4.0; portanto, o crescente uso de dados na construção civil e seus benefícios não são mais surpresa.
Quais são as vantagens do uso de TI na construção civil?
As soluções digitais tornaram os processos mais digitais e, portanto, mais eficientes. Nesse sentido, a digitalização é a iniciativa-chave nas empresas modernas.
A seguir, confira 3 três vantagens do uso da TI na construção civil.
1. Eficiência na gestão da obra
Uma das vantagens do uso da TI na construção civil é tornar o processo de comunicação mais fácil entre empreiteiros, arquitetos, proprietários e demais colaboradores. Isso porque é possível coletar informações no local de trabalho e compartilhá-las com outras pessoas em tempo real.
Além do mais, as outras pessoas da equipe podem fazer questionamentos para os empreiteiros que estão no canteiro de obras, tudo de forma rápida e prática. Ferramentas tecnológicas, a exemplo dos aplicativos, podem ser usadas para elaborar relatórios, compartilhar documentos, gerenciar a construção e coletar dados.
Esses avanços podem ajudar a aumentar a comunicação e colaboração em tempo real entre as partes interessadas, diminuindo os erros e o retrabalho.
2. Obras mais rápidas e eficazes
Com a modelagem inteligente, os usuários podem fazer ajustes no modelo de construção em tempo real e, assim, avaliar como as mudanças afetarão os cálculos de custos de obra e a mão de obra.
Isso permite que projetistas e empreiteiros visualizem melhor como os diferentes cenários do projeto mudam a aparência do edifício.
No fim, a tecnologia ajuda as equipes do projeto a tomar decisões mais assertivas e com rapidez ao mesmo tempo que aumenta as chances de que o projeto permaneça dentro do orçamento e cronograma definidos.
3. A tecnologia automatiza processos em tempo real
Os supervisores podem usar um dispositivo móvel para registrar as horas dos colaboradores e enviar essas informações para o escritório de campo.
Essa tecnologia elimina, por exemplo, a necessidade de preencher papéis e agiliza o processo de aprovação do quadro de horários.
Essas informações são integradas ao sistema principal da empresa, diminuindo os erros e as ineficiências envolvidas na manutenção de registros em papel.
Usar uma solução de software móvel para rastrear dados de tempo dos funcionários pode ajudar as empresas a melhorar significativamente a precisão dos horários e reduzir os custos de processamento.
TI na construção civil: veja 6 exemplos
Agora que você entendeu a importância da tecnologia para o setor, veja as mais importantes tendências para a construção civil na área.
1 – Sistemas de Gestão
Os dispositivos móveis tornaram o local de trabalho mais gerenciável, permitindo o acesso imediato às informações do projeto. Praticamente todas as facetas de um projeto de construção podem ser gerenciadas com um sistema de gestão, como:
- planejamento de obras e pré-construção
- ordens de serviço
- progresso e relatórios de tempo
- manutenção e segurança
- contabilidade
Os sistemas de gestão são essenciais no ambiente de hoje, em que os dados em tempo real são necessários para tomar as melhores decisões para uma empresa.
Por exemplo, o escritório central pode perceber que um projeto está atrasado e ajustar a mão de obra para determinado dia.
Em outro caso, os sistemas são usados para ajudar a rastrear as tarefas de manutenção preventiva. É mais valioso quando um técnico pode verificar o histórico do equipamento quando está ao lado dele.
Na prática, quase todos os aspectos de um projeto de construção podem ser assistidos de forma semelhante por meio de dispositivos móveis e softwares.
2 – Building Information Management (BIM)
O Building Information Management (BIM) usa representações digitais de edifícios reais para promover a comunicação e o trabalho em equipe em um canteiro de obras. Por meio de câmeras de varredura, é construído um modelo 3D interativo que pode ser usado para muitos propósitos dentro do projeto.
Esse modelo pode ser usado, por exemplo, para treinamento no local de trabalho, planejamento futuro e até mesmo demolição e fechamento de local.
3 – Armazenamento em Nuvem
O armazenamento em Nuvem permite o acesso em tempo real a diversos documentos, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Com a tecnologia indo para a Nuvem, engenheiros, arquitetos e designers podem trabalhar juntos durante todo o projeto de construção ao reduzir o desperdício de tempo e diminuir os custos.
Por outro lado, em muitos casos, a Nuvem também pode reduzir os riscos de segurança. Nesse caso, é importante que a empresa tenha políticas de proteção, bem como a sua equipe deve ser treinada para lidar com dados na Nuvem.
4 – Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) é uma peça integrante da tecnologia de construção civil e alterou as formas de trabalho do setor.
Máquinas inteligentes podem ser usadas para realizar tarefas repetitivas e podem ser autossuficientes.
Por exemplo, um misturador de cimento que está com pouco produto, com o uso de um sensor, o equipamento pode solicitar reposição do material, aumentando a eficiência e a produtividade.
5 – Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
A Inteligência Artificial (IA) é a inteligência utilizada numa máquina para imitar o comportamento humano.
Já o Aprendizado de Máquina (Machine Learning) é um campo da IA no qual técnicas de estatísticas são usadas para dar a um computador a capacidade de aprender a partir dos dados, sem a necessidade de programação.
Ambos estão se tornando peças integrantes de tecnologia na indústria da construção.
Imagine um mundo em que você pudesse usar sistemas de computador para programar robôs e máquinas ou para calcular e projetar edifícios residenciais automaticamente. Saiba que essa tecnologia já está disponível e ajuda no avanço da tecnologia de construção.
6 – Tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada
As tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada são reconhecidas como um divisor de águas para a indústria da construção, deixando de pertencer apenas ao setor de jogos digitais.
A realidade virtual (VR) implica uma experiência de imersão completa que exclui o mundo físico, enquanto a realidade aumentada (AR) adiciona elementos digitais a uma visualização ao vivo.
O potencial das tecnologias VR e AR em conjunto com a tecnologia BIM é infinito. Por exemplo, é possível realizar passeios virtuais e percursos de construção de modelos para que o cliente (e os responsáveis pela obra) possa experimentar quase em primeira mão como seria o projeto físico e o layout do design.
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TI na construção civil: peça-chave do futuro?
Todas essas tecnologias da informação na construção civil são peças da transformação digital. De modeladores que ajudam na construção ao planejamento de recursos corporativos, a Tecnologia da Informação se torna central em todas as fases de construção.
Com o passar dos anos novos avanços em tecnologias baseadas em dados vão surgindo. Assim, é importante que as empresas do setor da construção civil encontrem formas de usar a Tecnologia da Informação para atender às necessidades do negócio.
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