Imagem: Pexels
Mesmo em um período desafiador, como a pandemia de covid-19, o mercado brasileiro de aluguel de máquinas de construção reagiu bem, conseguindo manter uma forte tendência de crescimento, que já se estende desde 2018.
Essa tendência de crescimento não é à toa, porque, embora o período de pandemia tenha impactado fortemente diversos setores da economia, o mercado ficou aquecido para o segmento de aluguel de máquinas.
Em 2019, período que antecede a maior crise sanitária do planeta, o setor de aluguel e compra de máquinas para construção faturou R$ 7,1 bilhões. A expectativa é que nos anos seguintes o setor atravesse uma fase promissora, movimentando US$ 136,5 bilhões até 2027.
O motivo desse crescimento está muito relacionado às constantes inovações do setor, que reduziu drasticamente o tempo de conclusão das obras por meio do uso de equipamentos ultra modernos, ainda inacessível para pequenos canteiros.
Conheça neste artigo algumas tendências em maquinário de construção civil para 2022.
Cenário da construção civil em 2021
O período em que a população mundial precisou se manter isolada em suas residências representou um impacto global em termos econômicos.
Como se não bastasse, no Brasil, a taxa mãe de juros, a Selic, subiu em patamares históricos, o que inibiu a compra de novas residências devido ao encarecimento dos financiamentos imobiliários.
Foi justamente em um cenário nada favorável que o setor da construção civil mostrou a sua resiliência, chegando a apresentar um crescimento de 9,7% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, quando comparado com o ano anterior.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse foi um recorde histórico, o maior crescimento dos últimos 10 anos.
Em meio às adversidades impostas pela pandemia, o setor da construção civil ganhou destaque no PIB brasileiro ao apresentar um crescimento superior ao índice da economia nacional, que ficou em 46% em 2021.
Especialistas da construção civil acreditam que o cenário para 2022 tenha um avanço mais retraído, em torno de 2%, isso por conta de novas previsões de aumento da Selic e pelo encarecimento da construção no Brasil.
Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o extraordinário resultado da construção civil em 2021 está associado a boas vendas feitas em 2020.
Estudos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) corroboram para essa tese, ao indicar que as vendas de imóveis tiveram um crescimento de 26,1% ao passo que os lançamentos avançaram 1,1%.
Conheça agora as principais tendências para 2022, que possivelmente devem se estender pelos anos seguintes.
Principais tendências em máquinas para construção civil em 2022
Se tem um setor que conquista o mercado a cada ano é o da construção civil, graças aos avanços tecnológicos que proporcionam máquinas modernas que aumentam significativamente a eficiência em um canteiro de obra.
Conheça agora algumas dessas tendências globais da construção civil para 2022:
Atlant 4000
Imagine ter um pequeno robô que realiza o trabalho de perfuração a 6 metros e em raio de 360 graus? Isso é o que promete o Atlant 4000, uma máquina multiuso, projetada para atuar nos mais diversos tipos de obras de demolição.
Essa tendência dispõe de um sistema hidráulico de alta eficiência, que proporciona uma alta produtividade e um excelente desempenho mesmo com acessórios de alto impacto.
Trata-se de uma ferramenta multifuncional, ele é um robô guiado por um controle remoto que ajuda a manter o operador da máquina fora da zona de perigo. Com essa máquina, o trabalhador pode trabalhar remotamente, mantendo-se afastado de resto de detritos, ruídos ou vibrações.
Belaz 75710
O bielorrússo BelAZ 75710 é um caminhão basculante, que recebeu o status de maior caminhão do mundo.
Fabricado pela empresa BelAZ, essa é uma máquina poderosa que consegue levantar cerca de 500 toneladas de entulhos, pedras, terras entre outros materiais. Ele é um equipamento robusto, pesando 900 toneladas.
Gostaria de ter um modelo mais compacto, se comparado a essas supermáquinas? O Caterpillar 795F AC pode atender muito bem aos seus interesses, com capacidade de carregamento de até 345 toneladas.
Liebherr LR 1750
Outra superferramenta é a alemã Liebherr LR 1750, um guindaste que aumenta a produtividade de grandes obras. Esse guindaste sobre esteiras pode ser usado para diversas atividades, tendo grande contribuição em refinarias, usinas, na montagem de turbinas eólicas e na construção de pontes.
Precisa de uma mãozinha nas alturas? A Liebherr LR 1750 pode te ajudar. Sua capacidade de içamento impressiona, chegando a levantar até 750 toneladas. Como forma de aumentar a sua capacidade de carga, a Liebherr LR 1750 pode ser operada como “guindaste sobre pedestal”.
Doosan DA40-5 – Caminhão basculante articulado
Ideal para mineração e pedreiras, a Doosan DA40-5 é um caminhão basculante articulável, com trem de pouso móvel e ágil, que permite que todas as suas seis rodas tenham contato com o solo, potencializando o seu desempenho em terrenos extremos.
Cat D10T2
Dando continuidade ao legado da D10T, temos a CAT D10T2, uma máquina usada em construção robustas e pesadas, dando o máximo de eficiência em obras em minas, por exemplo.
Suction Cutter Dregger
Trata-se de dragas de sucção de cordatos, uma máquina flutuante de terraplanagem, que atua em áreas arenosas e de cascalho.
Ela funciona da seguinte maneira: uma draga de sucção fragmenta o solo com uma cabeça rotativa de cortador, em seguida, o fragmento é sugado por uma bomba de drenagem e descarregado em um reservatório.
Qual é a importância das máquinas de alta tecnologia para a construção civil?
Esse tipo de maquinário contribui para uma maior produtividade da construção, reduzindo o tempo e o esforço com mão de obra.
Geralmente, as máquinas mais tecnológicas são mais seguras para os colaboradores, pois apresentam dispositivos de segurança que ajudam a tornar o canteiro de obra um ambiente mais adequado às normas de segurança do trabalho.
Tais tendências, embora sejam mais caras, são inovações feitas em construções de grandes proporções, o que ajuda, e muito, a evitar o refazimento de tarefas e eventuais atrasos na conclusão da obra.
Caso você tenha o desejo de manter a eficiência dessas supermáquinas no seu projeto, mas gastando muito menos, recomendamos buscar empresas que aluguem maquinário de última geração e com tecnologia semelhante às apresentadas anteriormente.
Alugue máquinas de qualidade com a Lafaete
Se a sua empresa está em busca de máquinas modernas e mais eficientes, a Lafaete pode te ajudar no aluguel do que há de mais moderno e tecnológico no mercado. São tratores esteiras, motoniveladoras, retroescavadeiras, pá-carregadeira, rolo compactador, escavadeira hidráulica, trator agrícola e esteira. Uma infinidade de produtos para deixar a sua obra mais produtiva e eficiente.
A Lafaete trabalha com as melhores marcas do mercado, proporcionando o máximo de versatilidade para a sua construção em termos de maquinário. Clique aqui e faça já o seu orçamento.