Para algumas empresas, encontrar o equilíbrio entre economia e sustentabilidade dentro do canteiro de obras parece um grande desafio. Contudo, o que você talvez não saiba é que é possível conciliar esses dois aspectos de maneira eficiente.
Como já se sabe, a construção civil é uma das áreas que mais impactam o meio ambiente, e é por isso que a busca por práticas sustentáveis é cada vez mais importante. Mas queremos destacar aqui que a sustentabilidade não pode ser vista como um fator que resulta no encarecimento da obra, e sim como uma forma de aumentar a eficiência no longo prazo e reduzir os custos.
Aliás, para alcançar essa conciliação entre economia e sustentabilidade na obra, é muito importante que as empresas considerem diversos aspectos, desde o planejamento até a execução do projeto.
Existe uma série de variáveis, como a escolha de tecnologias sustentáveis, o uso de materiais mais eficientes e a adoção de práticas de gestão de resíduos no canteiro de obras. E essas são apenas algumas das medidas que podem contribuir para esse equilíbrio.
Neste artigo, você conhecerá algumas práticas sustentáveis que podem ser incorporadas aos projetos, sem deixar de lado as necessidades e demandas dos usuários. Vamos lá?
O crescimento da preocupação com a sustentabilidade e o papel da construção civil
Sem dúvida, a preocupação com a sustentabilidade já se tornou uma realidade em diversos setores da sociedade, e na construção civil não seria diferente. Essa situação é resultado da crescente preocupação com as mudanças climáticas, da escassez de recursos naturais e dos impactos ambientais gerados pela construção civil.
Todos esses fatores motivaram a busca por práticas mais sustentáveis nessa área. Vale salientar que a sustentabilidade não se restringe somente a aspectos ambientais, mas também às questões econômicas e sociais.
O setor da construção civil apresenta papel significativo na promoção da sustentabilidade, já que ela é responsável por uma expressiva parcela dos impactos ambientais e sociais.
Sendo assim, adotar práticas mais sustentáveis na construção de edificações pode contribuir para com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a redução do consumo de recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Além disso, a sustentabilidade no canteiro de obras pode gerar benefícios econômicos, tornar a obra mais rentável e eficiente a longo prazo e ajudar na redução dos custos de operação e manutenção dos empreendimentos.
5 práticas que vão ajudar a alinhar sustentabilidade à economia
Listamos a seguir cinco práticas que vão auxiliar a gestão da sua empresa a alinhar sustentabilidade e economia. São elas:
1. Tudo começa pelo planejamento
Como você já deve saber, o planejamento é uma etapa fundamental na construção civil. É nessa fase que a empresa consegue alinhar objetivos e identificar demandas, restrições ambientais e recursos disponíveis para a execução da obra.
Nessa fase você poderá criar estratégias assertivas, como o uso de materiais e tecnologias específicas, iniciar uma gestão de resíduos, reduzir o consumo de energia e água e utilizar fontes renováveis. Ainda é possível realizar adaptações do projeto às condições locais, gerando economias ao longo do tempo e reduzindo os impactos ambientais.
2. Tenha a tecnologia como aliada
A tecnologia também ganha um papel de destaque na busca pelo equilíbrio entre sustentabilidade e economia no setor da construção civil. Com as novas tecnologias e materiais, é possível melhorar a eficiência das edificações, reduzindo o consumo de energia e água, e isso impacta diretamente o meio ambiente.
A tecnologia também é utilizada para monitorar e gerir os recursos da obra, permitindo uma maior conscientização no uso dos recursos.
Para se ter uma ideia, é possível promover a sustentabilidade por meio de:
- Sistemas de automação predial
- Iluminação LED
- Sistemas de captação e reúso de água, entre outros
Adotar essas tecnologias pode beneficiar economicamente as empresas e reduzir os custos de operação e os gastos com manutenção das edificações.
3. Escolha soluções alternativas de materiais e estruturas
Essas soluções alternativas em estruturas e materiais podem ser mais econômicas e sustentáveis e assim reduzir os custos e consumo de recursos naturais. Estamos nos referindo à madeira de reflorestamento, ao bambu e ao aço reciclado, por exemplo, materiais que podem pode trazer tanto benefícios econômicos como ambientais.
Além disso, ao escolher estruturas mais leves e eficientes, é possível reduzir o consumo de materiais e o peso da edificação. Sem falar que, ao adotar essas práticas, a construção se torna mais econômica e sustentável, trazendo benefícios ambientais e reduzindo os custos de descarte, transporte e manutenção no longo prazo.
4. Utilize a construção modular ao seu favor
Não há dúvida de que a construção modular tenha um efeito positivo na associação entre economia e sustentabilidade na construção civil. Com a utilização dos módulos pré-fabricados produzidos nos galpões de fábricas, a construção modular ajuda a reduzir o tempo de construção e os custos de mão de obra e permite o uso de materiais sustentáveis, reduzindo o desperdício.
Além disso, os benefícios ambientais são inúmeros, como:
- Redução de resíduos
- Redução das emissões de gases de efeito estufa
- Diminuição do consumo de energia
5. Conte com uma empresa comprometida do seu lado
Diferentemente do que se imagina, a sustentabilidade e a economia podem andar de mãos dadas. Mas, para que o projeto seja bem executado, é preciso contar com uma empresa comprometida para garantir práticas adequadas e efetivas.
A empresa certa pode auxiliar na escolha de soluções sustentáveis e economicamente viáveis e assim contribuir para a redução dos impactos ambientais e sociais. Por isso, garanta a segurança e saúde dos trabalhadores e agregue mais valor à obra e à imagem da empresa ao contratar a Lafaete.
A Lafaete tem a experiência que você precisa para promover a sustentabilidade no canteiro
A Lafaete é uma empresa que oferece soluções em locação, venda e montagem de equipamentos para a construção civil, com forte compromisso com a sustentabilidade, a tecnologia e a inovação.
A empresa promove a sustentabilidade no canteiro de obras e oferece soluções em construções modulares, gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, reutilização de água e tratamento de esgoto. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo.