A Lafaete está no mercado há mais de 45 anos com uma linha completa de serviços e produtos, especializada em soluções construtivas e referência na fabricação e no desenvolvimento de projetos com módulos habitacionais.
A empresa se notabiliza no mercado por seguir todas as normas de regulamentação, pela utilização de materiais de qualidade e pela expertise no segmento de atuação.
Entre as normas que regem os produtos da Lafaete, está a NR 18, que estabelece diretrizes de controle e de sistemas preventivos de segurança nos processos. A empresa também segue a NR 5410, que garante a segurança e o funcionamento adequado da instalação elétrica e conservação dos bens. Além disso, a fábrica, localizada em Mirassol, interior de São Paulo, é certificada com a ISO 9001. A unidade possui cerca de 27,2 mil metros quadrados de área e produz, mensalmente, aproximadamente 400 módulos habitacionais.
Outro destaque da Lafaete se refere à utilização de revestimento em poliestireno expandido (EPS) nos painéis que compõe as paredes dos módulos. Este material não é tóxico e possui boa resistência ao fogo, encolhendo-se rapidamente ao ser aquecido.
O poliestireno expandido (EPS) é um material produzido a partir de pequenos flocos que são submetidos à um processo de expansão, aumentando consideravelmente o seu tamanho, sendo que sua composição é de 98% de ar e 2% de poliestireno.
O EPS utilizado pela Lafaete é classificado como Tipo F, caracterizado por ser auto-extinguível ou retardante à chama, vez que contém em sua formulação um inibidor de combustão. Isto significa que em contato com uma chama, dificulta a sua combustão e propagação.
O EPS usado para a confecção dos equipamentos é fabricado e tratado com retardantes de chama, de forma a não contribuir com a carga de combustível, além de não propagar fumaça.
Com relação à fumaça emitida, o EPS utilizado pela Lafaete não emite quantidade significativa e prejudicial de fumaça, não pressupondo risco significativo com relação à densidade de fumaça. De igual forma, em se tratando do nível de toxidade, o poliestireno expandido utilizado pela Lafaete não produz traços de componentes tóxicos.
Em relação à instalação elétrica, todos os circuitos de iluminação, tomadas e aparelhos de ar condicionado dos módulos habitacionais da Lafaete são independentes.
Nos módulos termoacústicos, a empresa instala o disjuntor DR (Diferencial Residual) nos projetos, dispositivo moderno e sensível a cargas elétricas. Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o dispositivo DR desliga o circuito imediatamente, evitando curto-circuito, corrente de fuga e corrente de retorno.
Sobre as normas técnicas e de segurança contra incêndio e instalação de aparelhos de ar-condicionado, os clientes, em grande parte dos casos, são os responsáveis por fazer as adequações e instalações necessárias. No entanto, a Lafaete conta uma equipe qualificada e preparada, capaz de elaborar projetos especiais, que atendam aos anseios e necessidades do cliente.
Além disso, os módulos habitacionais instalados pela empresa possuem porta com abertura para fora e em projetos especiais, podem conter rota de fuga, barra de antipânico, bloco autônomo, sinalização e iluminação de emergência e, desde que conste no referido projeto, a Lafaete poderá ser responsável pela instalação e manutenção destes itens de segurança.
Mais do que a venda ou locação dos produtos, a Lafaete se preocupa em oferecer as melhores soluções aos seus clientes. Por isso, conta com uma equipe para atender, de forma consultiva, todos aqueles que desejam projetar ambientes em módulos habitacionais e conhecer as vantagens dessa solução construtiva. A Lafaete reforça que possui um corpo de engenheiros altamente capacitado em todos os processos técnicos e produtivos, desde a fabricação dos módulos habitacionais e a consultoria para a elaboração dos projetos, até a montagem, instalação e manutenção das construções.