Se o seu empreendimento demanda a instalação de contêineres, seja para transporte de cargas, seja para a criação de módulos habitacionais, é preciso estar atento à segurança e o conforto oferecido nestes lugares.
O revestimento termoacústico é uma solução para situações, que requerem bom planejamento, pois, uma vez aplicada com técnica e atenção os resultados obtidos ultrapassam o esperado.
A boa notícia é que as construções em contêiner viraram tendência no Brasil. Graças a esse movimento é cada vez mais fácil encontrar soluções de isolamento termoacústico, além de inúmeras possibilidades de adaptação.
Mas, antes de contratar esse serviço, pare e pense: afinal, você sabe como se dá o processo de revestimento termoacústico?
Neste artigo, você entenderá tudo sobre isolamento termoacústico, os tipos de revestimentos existentes, os materiais utilizados e qual o ideal para a sua demanda.
O que é o isolamento termoacústico?
O nome é autoexplicativo. Porém, ao compreendê-lo melhor, descobrimos também a funcionalidade e importância no que se refere a capacidade de isolamento, principalmente em casos de contêineres utilizados como módulos habitacionais.
O revestimento termoacústico, também conhecido como isolamento termoacústico, é um procedimento que tem por objetivo solucionar problemas de temperatura e som.
Desta forma, ele é responsável por isolar completamente o ambiente de ruídos e de temperaturas externas, o que possibilita a estabilização e o equilíbrio natural dos ambientes.
Cada tipo de revestimento tem uma finalidade, portanto:
Revestimento acústico: diminui as interferências sonoras externas, como a poluição sonora advinda de ruas e restaurantes, entre outros.
Revestimento térmico: reduz o desconforto proveniente do excesso de calor ou frio no interior dos ambientes. Garante equilíbrio e bem-estar ao empreendimento.
Por isso, o isolamento termoacústico promove ambientes mais confortáveis e seguros.
Porém, essa é apenas uma das vantagens de optar pelo isolamento termoacústico.
Veja outros 4 benefícios de sua aplicação em contêineres.
#1 Redução de recursos
A primeira vantagem de dispor de um contêiner com isolamento termoacústico é a redução do consumo de energia elétrica.
Bom, você já deve ter ouvido falar que contêineres são ótimos condutores de calor. Isso é mito ou verdade?
Sim, é verdade. Sejam feitos de aço ou de metal, os contêineres se tornam um forte condutor de calor, o que pode prejudicar o seu empreendimento, independente da finalidade que você atribuir para o seu container.
Isto é, a falta de um revestimento termoacústico em seu contêiner tanto pode prejudicar o transporte de cargas, quanto pode trazer desconforto para quem estiver dentro do módulo habitacional.
Essa é a primeira vantagem do revestimento térmico e promove a redução do custo de energia elétrica na climatização do ambiente, possibilitando que você execute os processos de seu empreendimento sem arcar com o reparo de danos causados pela falta do isolamento térmico para container.
Logo, mantendo a climatização local, o gasto de energia se torna comum a qualquer outro tipo de residência ou comércio.
#2 Forração para container
Outro benefício do revestimento termoacústico é que ele não apenas isola o ambiente de ruídos externos e temperaturas.
Além dessa finalidade, a forração para container também restringe a entrada e aderência de poeira no módulo habitacional e em tudo que estiver no interior dele, colaborando assim com a manutenção da limpeza.
#3 Praticidade na instalação
Atualmente, empresas especializadas em venda e aluguel de contêineres já operam com a vantagem de possuir peças prontas.
Então, além de oferecer o isolamento para contêiner, elas também contam com peças montadas prontas para a utilização.
Há também companhias que já oferecem o contêiner com o revestimento termoacústico.
De forma prática, isso significa que o único trabalho que você tem é o de apresentar o projeto para desenvolvimento da empresa locatária. Ela ficará responsável pela : montagem e pintura, até a própria instalação do isolamento termoacústico e o transporte para o lugar desejado.
E aqui nos deparamos com mais uma vantagem: a relocação do contêiner refrigerado é extremamente fácil. Mudou de endereço? Não, se preocupe! O container com revestimento termoacústico te acompanhará.
#4 Prevenção de acidentes
Este é um dos benefícios mais importantes do isolamento termoacústico. Porém, a eficiência na prevenção de acidentes, como em casos de incêndios, depende, em grande parte, do material utilizado para a forração do contêiner.
Por isso, é importantíssimo escolher os materiais adequados de acordo com a sua demanda.
Qual o melhor material para forração de contêiner?
Como apresentado até aqui, o material escolhido para a forração do contêiner é o que mais pesa no resultado final – tanto em termos de qualidade e durabilidade, quanto em termos de segurança.
É por isso que, na hora de solicitar esse serviço, alguns fatores precisam ser considerados.
Ao pesquisar o melhor material para a forração do contêiner, lembre-se da finalidade para a qual ele estará destinado, da localização (geografia do lugar e questões climáticas) e do tamanho do contêiner.
Veja a seguir os principais materiais utilizados para revestimento termoacústico e quais são as suas especificações:
Poliestireno expandido (EPS)
Popularmente conhecido como isopor, o EPS expandido é bastante utilizado no isolamento térmico container , pois transforma completamente a temperatura exterior para os ambientes internos.
Desta forma, o EPS impossibilita a passagem de clima no container revestido por ele, além de apresentar uma boa absorção acústica.
Quanto à segurança, o poliestireno expandido é um material auto-extinguível ou retardante à chama. Ou seja, em casos de acidente com fogo, não apenas o EPS diminui a combustão como também reduz os seus efeitos.
Graças ao inibidor presente em sua fórmula, o isopor não emite quantidade de fumaça prejudicial para a saúde e, consequentemente, não produz traços de componentes tóxicos.
Pelas suas atribuições, o EPS é uma das opções para revestimento termoacústico que apresenta melhor custo benefício.
Poliisocianurato (PIR)
O PIR se destaca por conter propriedades termoisolantes e mecânicas. Essas características garantem uma resistência térmica superior às demais, mesmo em temperaturas mais intensas.
O Poliisocianurato é um tipo de material termofixo, ou seja, um material plástico que não pode ser amaciado, amolecido quando curado.
Ele resulta de reações entre dois ou mais componentes, que formam uma espuma rígida.
Em contato direto com o fogo, a emissão de fumaça e substâncias tóxicas são mínimas.
Deste modo, o PIR apresenta maior potencial protetor para o revestimento termoacústico do que o PUR.
Poliuretano (PUR)
Em relação aos demais, o PUR é um material econômico que possui grandes qualidade térmicas e acústicas
Poliuretano (PUR) é um tipo de polímero apresenta uma textura bastante similar à espuma.
Sua estrutura forma um material sólido que possui excelentes características para indústria: leveza, flexibilidade, resistência à abrasão (riscos) e possibilidade de formatos diferenciados.
Isto se reflete no nome deste material, afinal, a sigla PUR significa “Espumas Rígidas de Poliuretano”.
As principais ameaças em situação de fogo são a diminuição do teor de oxigênio, via formação de monóxido de carbono e outras substâncias presentes na fumaça.
Lã de Vidro
A lã de vidro é um isolante termoacústico composto por fibra de lã e areia, utilizado normalmente para absorver sons em edificações comerciais e residências.
Além de evitar que ruídos passem de um ambiente para o outro (isolação acústica total), ele promove uma melhoria na receptividade acústica.
Considerado um dos materiais para isolamento térmico e tratamento acústico mais utilizado do mundo, está entre as melhores alternativas para projetos em contêineres.
Isso se dá devido ao material fibroso que apresenta alta resistência à temperaturas. Por outro lado, a porosidade da lã de vidro – além de ser incombustível – absorve ondas sonoras, que fazem com que percam a intensidade.
Lã de Pet
Também conhecido como ISOSOFT, esse tipo de lã é uma solução sustentável entre os principais tipos de revestimento termoacústico.
Sua matéria-prima deriva de garrafas pets, 100% poliéster e, por isso, a lã de pet contribui para a preservação do meio ambiente, seja pela inutilização de resina, água ou qualquer outro tipo de material descartável.
É ideal para quem quer desenvolver um projeto sustentável, baseado numa boa gestão ambiental.
Lã de Rocha
Essa opção é a mais utilizada em construções que demandam alta resistência e qualidade.
Trata-se de um tipo de fibra, oriunda de rochas basálticas especiais e também de outros minerais.
A lã de rocha constitui-se de aglomerados feitos com resinas especiais, que lhe aferem uma ótima flexibilidade, além de torná-lo um material de fácil manuseio.
Isto contribui com a diminuição de perdas durante a aplicação em superfícies irregulares, planas ou cilíndricas.
A lã de rocha tem alta qualidade de resistência a temperaturas elevadas, além da boa capacidade de conforto térmico, sendo muito leve e flexível durante sua instalação.
Escolhendo o material ideal
Agora que você sabe a importância e a funcionalidade que cada isolante termoacústico tem para sua obra, pense analise suas necessidades e avalie qual a melhor opção de material.
Independente do que escolher, saiba que você pode sempre contar com a Lafaete Locações, que está há 45 anos no segmento de locação e venda de estruturas metálicas, containers, módulos habitacionais, equipamentos e máquinas de construção civil, bem como caminhões, geradores de energia, torres de iluminação, tendas e sombreadores.
A empresa valoriza a missão de oferecer qualidade e satisfação aos clientes, atendendo todas as necessidades no ramo da construção civil e seguindo rigorosas normas de segurança.
Além disso, estão presentes em nove filiais em diversos estados do país. Veja os pontos de atendimento.
Ficou interessado em nossos produtos? Solicite já um orçamento!