Devido a grande quantidade de atividades demandadas na indústria, o uso da carreta se torna a maneira mais eficiente de transporte de materiais de um lugar para o outro.
Por isso, a contratação desses veículos se tornou indispensável ao planejamento de uma empresa.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher a Carreta ideal para as atividades é uma tarefa importante e requer conhecimento técnico e legal.
Desta forma, você estará livre de multas e aumentará a produtividade para continuar as atividades de forma despreocupada.
Conheça tudo sobre a utilidade das Carretas na sua obra e onde contratar esses serviços de forma simplificada.
Caminhões e Carretas são a mesma coisa?
Muitas pessoas acreditam que os dois termos estão relacionados ao mesmo veículo. Isso acontece devido à utilidade que ambos têm na indústria que é, principalmente, o transporte de grandes cargas.
Embora haja grandes semelhanças, existem características muito específicas que diferem a Carreta de um Caminhão.
Sendo assim, se você busca o serviço de aluguel ou até mesmo a compra desses veículos, os próximos parágrafos vão te ajudar a entender melhor sobre os dois termos.
Caminhão
Os caminhões são veículos considerados “fixos” por serem constituídos de um única parte, ou seja, conter cabine e a sua unidade de carga.
Algumas das principais características do caminhão são:
- eles têm entre dois ou três eixos;
- seu limite máximo de peso é de 23 toneladas;
- podem dispor do tipo carroceria gaiola, baú, tanque ou plataforma.
Carreta
A principal característica da Carreta é a cabine, separada da carroceria. Assim, ela pode ser considerada como um Caminhão que contém parte do módulo separado da cabine, que também é considerada cavalo mecânico.
A parte da carga, também conhecida como semirreboque, pode ser constituída por um tanque, cegonha, baú ou container.
Por possuir uma maior capacidade de carga, a Carreta pode ser utilizada para diversas atividades.
E agora ficou fácil diferenciar os Caminhões das Carretas? Se não, dá uma olhada nos próximos tópicos, eles vão tirar todas as suas dúvidas.
O que são eixos e por que eles são importantes na hora de alugar uma Carreta?
Os eixos são os componentes encaixados aos pares de rodas da Carreta, que fazem assim a distribuição do peso para o transporte de carga.
Na hora de escolher uma Carreta para suas atividades, o principal fato a considerar é o número de eixos que ela possui.
Sendo assim, quanto mais pesada for a sua carga, maior será a necessidade de outros eixos.
Os tipos de eixo de Carreta podem ser
- Eixo simples: componente ligado às rodas e que pode ancorar 2 a 4 rodas;
- Eixo duplo ou trucado: é a junção entre dois ou mais eixos, ligados a uma distância de menor que um metro e conectados à suspensão da Carreta. Dessa forma, distribui-se o peso de forma igualitária entre os eixos.
Tipos de Carreta
As Carretas podem ser classificadas da seguinte forma:
Extra pesada
É uma das mais utilizadas na indústria para tarefas simples devido à sua estrutura, que pode ser:
Carreta dois eixos
Acoplada a um semirreboque com o cumprimento de até 18,15 metros e capacidade de até 33 toneladas.
Carreta três eixos
Também possui 18,15 metros de comprimento, porém a sua diferença está na quantidade de eixos e na capacidade que pode ser de até 45,5 toneladas.
Trucado ou LS com 4 eixos
Embora seja muito semelhante ao modelo extra pesado, a Carreta trucada apresenta eixos duplos no conjunto, podendo suportar cargas mais pesadas. Elas podem ser utilizadas como:
Cavalo trucado
Possui o cumprimento de 18,15 metros e suporta até 45 toneladas, com semirreboque de três eixos que pode ser usado para a carreta prancha.
Carreta Bitrem ou treminhão
Composta em sua totalidade por sete eixos, esse tipo pode suportar até 57 toneladas. Além do mais, seu semirreboque pode ser utilizado com o eixo duplo trucado, para conferir mais segurança e estabilidade.
Carreta Rodotrem
Considerada uma gigante dos veículos pesados, essa Carreta é muito utilizada para transporte de cargas pesadas devido à sua composição (nove eixos) com a capacidade de até 74 toneladas.
Esse tipo pode ser usada para o transporte de grandes peças pré-moldadas, como madeira, minério etc.
Geralmente, é utilizada como modelo bitrem, mas, para isso, ela deve ter projeto elaborado para que a sua circulação seja legal. O documento é concedido pela Autorização Especial de Trânsito (AET).
Carreta Tritrem
Esse tipo possui uma quinta roda acoplada ao semirreboque, dando mais estabilidade ao transporte. Mas, somente poderá ser utilizada para deslocamento florestal.
Qual a Carreta ideal para as atividades da minha empresa?
Assim como a grande variedade de Carretas existentes no mercado, as suas utilidades também se apresentam das mais diversas formas no cotidiano de qualquer ramo.
O uso de Carreta nas suas atividades sempre estará ligado ao tipo de tarefas que serão executadas com elas. Por isso, é importante saber quais os benefícios desse veículo para o seu negócio.
Escolha a Carreta com base no peso da carga
Primeiramente, é importante definir qual limite de carga você deseja transportar.
Esse número definirá as opções de Carreta que você terá, por exemplo, para transportar cargas de até 33 toneladas poderá ser utilizado um veículo extra pesado.
Escolha a Carreta com base no tipo de carga que deseja transportar
Conheça os tipos de cargas que podem ser transportadas nas Carretas.
Cargas secas
São produtos industrializados que podem ser transportados em qualquer época do ano, nas condições climáticas mais variadas, sem, contudo, alterar matéria. Exemplo: as cargas secas podem ser feitas de madeira, PVC, ferro, tijolos etc.
Sendo assim, é recomendável o uso da carroceria tipo baú, pois são cargas que podem ser agrupadas como caixas e fardos.
Assim, a Carreta LS se torna uma das mais populares para essa atividade.
Carga a granel
É toda carga que não é ensacada e embalada e pode ser do tipo sólida ou líquida.
Carga granel sólida: corresponde às matérias-primas como soja, cereais e grãos.
Uma outra forma de fazer o transporte de materiais a granel sólido é o uso de containers, que é um tipo de caixa fechada para transporte. A Carreta LS é uma das mais utilizadas para esse tipo de carga.
Carga granel líquida: quando não perigosa, é considerada uma carga líquida de substâncias como sucos, leite etc. O uso do Caminhão pipa para essa atividade é o mais indicado.
Cargas perigosas
Toda carga que contém alguma substância ou produtos que representa perigo para a saúde pública ou riscos ao meio ambiente.
Para transportar esses materiais é necessário que a Carreta seja devidamente equipada para o tipo de produto que deseja transportar, bem como esteja totalmente sinalizada.
Esses produtos perigosos podem ser: petróleo, gás, entre outros produtos químicos e inflamáveis.
Para essa atividade, Caminhões e Carretas com tanque regularmente adaptados são indicados.
Carga frigorífica
Esse tipo de carga necessita de um compartimento refrigerado para que haja a sua conservação durante o transporte.
Existem dois tipos de cargas frigoríficas:
- Perecíveis: frutas, legumes, outros produtos e alimentos. Esse tipo de carga não pode ser transportado para longas distâncias.
Sendo assim, sua conservação no compartimento é por tempo determinado e passa por refrigeração, não o congelamento.
Dessa forma, o melhor compartimento para esse tipo de carga é o baú ou container refrigerado, que pode operar de 0 a -10 graus celsius;
- Não perecíveis: são alimentos que passaram por um processo de congelamento fazendo com que houvesse a formação de gelo, como é o caso de carnes, pescados, frangos e alimentos congelados.
O compartimento ideal para esse fim é o container reefer ou baú refrigerado.
Cargas veiculares
Para transportar outros veículos, são usadas as famosas Cegonhas, que são acopladas à Carreta para o trabalho de reboque.
Cargas frágeis
São materiais que necessitam de um cuidado maior na hora do seu transporte como vidros, louças e cerâmica.
O ideal é que esse tipo de carga seja devidamente embrulhada ou encaixotada para que seu transporte seja feito de forma segura.
Esse tipo de carga pode ser transportada em uma Carreta LS ou baú, por exemplo.
Cargas vivas
Se trata do transporte de animais como, bovinos, aves e suínos. Por transportar seres vivos, essa carga também é muito sensível e depende de cuidados como o uso da boiadeira para realizar a atividade.
Cargas de grande porte
Trata de cargas como grandes peças pré-moldadas – vagões e equipamentos, como guindastes ou máquinas agrícolas.
Para essa atividade é recomendável o uso de uma Carreta extensiva, adaptada para essa atividade atendendo às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para o seu transporte de forma legal.
Comprar x alugar Carretas: qual a melhor opção?
Agora que você já conhece as vantagens, os tipos e qual a Carreta ideal para cada atividade, chegou a hora de saber o que é mais vantajoso para você, o aluguel ou a compra.
Aluguel de Carreta
Ao alugar a Carreta, você utiliza o veículo por um tempo determinado, ou seja, enquanto a sua obra durar ou somente uma atividade específica, como o transporte de resíduos sólidos de uma obra.
A empresa Lafaete oferece o serviço de aluguel de Carreta com veículos em ótimas condições de trabalho.
Além disso, as Carretas oferecidas pela empresa são regulamentadas para as tarefas nas quais serão operadas e com a manutenção garantida. Dessa forma, ao alugar Carreta você poderá realizar seus trabalhos sem preocupações.
Comprar Carreta
Por se tratar de veículos de grande porte, a compra de Carreta é mais comum nas empresas que tenham suas atividades voltadas para este sentido: serviço de aluguel ou transportadoras.
Porém, para a aquisição desses veículos é necessário alto investimento, seja para a compra, seja para a sua manutenção.
Por isso, é importante avaliar a necessidade de adquirir uma Carreta, afinal alugar torna-se uma medida muito mais econômica dependendo da sua finalidade.
Carretas seminovas
Se a sua necessidade pede uma Carreta a sua disposição e você deseja esse veículo, porém, não dispõe de tanto capital para isso, uma boa dica é a compra de uma Carreta seminova.
Pela Lafaete, por exemplo, você pode acessar o site, ir à área vendas e encontrar Carretas e Caminhões seminovos. Os preços variam de acordo com o ano e o estado de degradação de cada equipamento.
Após encontrar o produto ideal, basta entrar em contato com a equipe de vendas da Lafaete e solicitar orçamento, bem como escolher as condições de pagamento disponíveis.
O que devo observar na hora de alugar ou comprar uma Carreta?
Para realizar a aquisição deste veículo ou contratar o serviço de aluguel, você deve fazer uma pesquisa prévia sobre o tipo de Carreta que deseja alugar ou comprar.
Buscar conteúdos como este que está lendo agora, é importante para saber mais sobre o assunto e descobrir exatamente qual a Carreta ideal para seu negócio.
É importante lembrar que a empresa prestadora do serviço de aluguel e compra de Carreta deve ser de confiança, atender no seu município e oferecer todo o suporte necessário.
Onde alugar Carreta? Lafaete Locação é o lugar certo!
As Carretas da Lafaete são ideais para o transporte de cargas de grande volume e extensão, pois possui alta produtividade, rendimento e resistência nos deslocamentos. Elas são indicadas para quem deseja eliminar os gastos com veículos e manutenção.
Na Lafaete você encontra carretas modernas para alugar e em excelentes condições para o uso. Você eliminará os gastos vindos com as aquisições, como IPVA, seguro, emplacamento, revisões e peças.
A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas, que buscam atender a todas às necessidades das suas atividades.
Entre em contato conosco, temos uma equipe de atendimento que o/a ajudará no que for preciso.
Conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!