Em uma obra, é preciso buscar alguns elementos, como a proatividade, a eficiência e a economia. Ao cumprir o orçamento, com cronograma e o nível de qualidade especificado, a empresa consegue se destacar junto ao cliente e melhorar a sua operação.
Além de cuidar da parte técnica de engenharia, é fundamental buscar soluções alternativas. Uma delas é o uso do caminhão de dejetos para realizar diversas atividades em uma obra.
Com uma aplicação correta, é possível obter resultados diferenciados e atingir os objetivos. Para tanto, apresentamos 3 soluções para a construção civil que incluem a utilização do caminhão de dejetos.
1. Transporte de resíduos de obras
Quando se fala em dejetos, é natural pensar logo nos resíduos da obra. Para criar um ambiente de trabalho seguro, agradável e adequado às normas trabalhistas, vale utilizar o caminhão como um elemento de apoio.
Ele é usado, por exemplo, para retirar o conteúdo dos banheiros containers, sendo este o seu uso mais comum. Outros modelos também podem ser aplicados para transportar materiais restantes que devem ser retirados ao final ou quaisquer elementos que não serão usados.
O transporte de resíduos nas obras é indispensável para a eficiência e proatividade, já que contribui com a organização do espaço e utilização otimizada dos elementos. Contudo, é fundamental verificar qual é a melhor maneira de transportar cada tipo de resíduo.
2. Transporte de carga de grandes volumes
As obras de engenharia de grande porte, normalmente, incluem cargas de altíssimo volume. Desde elementos de abastecimento para as estruturas temporárias até recursos construtivos, por isso, é fundamental contar com veículos de apoio que consigam lidar com o projeto.
Um dos pontos positivos é o fato que o caminhão de dejetos tem, exatamente, essas características. Ele é versátil, robusto e consegue atender a diversas solicitações durante uma etapa da construção civil.
Com o favorecimento do transporte de cargas pesadas, é preciso esperar um tempo menor para que as etapas seguintes sejam concluídas. Assim, há eficiência de atuação e uma boa economia.
3. Auxílio no serviço de escavação, demolição e terraplanagem
Outro uso fundamental para esse veículo pesado é o transporte dos rejeitos que surgem de serviços como a escavação, a terraplanagem e a demolição. Ao escavar um terreno com condições específicas, por exemplo, parte do solo pode ter que ser transportada para outro local adequado.
Da mesma forma, a terraplanagem talvez exija a retirada de diversos elementos. Assim, a compactação do solo é favorecida e a estrutura ganha maior potencial de segurança.
Na demolição, há ainda mais rejeitos e, sem que eles sejam retirados, é impossível prosseguir com a obra. Em todos os casos, o caminhão atua como um importante auxílio para que a obra possa continuar conforme o planejado.
Dependendo das necessidades, inclusive, ele pode ser usado mais de uma vez. É o caso de demolir uma estrutura, retirar os dejetos e, depois, fazer uma nova viagem ligada à terraplanagem. Com isso, há máxima produtividade.
O caminhão de dejetos pode ser um grande aliado na busca por eficiência e proatividade em obras. Usado em vários pontos, ajuda no cumprimento dos prazos e das obrigações, além de melhorar a qualidade.
Nos comentários, aproveite para dizer o que você acha desse elemento na execução dos projetos de engenharia. Participe!