Seja a construção de um novo empreendimento imobiliário, a transformação na estrutura, ou a ampliação de infraestruturas: os grandes projetos de construção civil estão por toda a parte e nunca deixam de sobrevir.
Mas vale dizer que eles apresentam certas dificuldades destacáveis, e que exigem atenção especial. Somente a partir do reconhecimento desses pontos é possível atuar em busca de um desempenho com mais qualidade.
Veja a seguir quais são os 5 principais desafios de um grande projeto de construção civil:
1. Cumprir prazos
Todo projeto de construção civil possui um prazo determinado no qual a obra deve estar completamente finalizada. Porém, se já é difícil cumpri-lo em condições menores, a realização de grandes etapas pode ser um desafio considerável.
Qualquer atraso em pontos diversos pode comprometer as demais, gerando um acúmulo de momentos perdidos em relação ao prazo. Com isso, a consequência tende a ser o prazo de entrega que não é cumprido.
2. Encontrar bons fornecedores
Em parte, o problema do atraso tem a ver com a escolha dos fornecedores. Quando se escolhe uma opção adequada e que cumpre com o que promete, imprevistos causados por agentes externos se tornam raros.
Ao mesmo tempo, é um desafio encontrar empresas de qualidade e, principalmente, que ofereçam soluções específicas para o que necessita cada obra.
Muitas vezes, isso significa espalhar a contratação de serviços entre vários negócios, o que pode comprometer os resultados.
3. Equilibrar preço e qualidade
Outra questão que imprime desafios intensos para um grande projeto de construção civil é o orçamento. Ele é desenhado para ser o menor e mais rentável possível, atendendo a especificações exigidas pelo cliente.
A questão é que imprevistos acontecem e, ao final, custam mais do que a gestão está disposta ou planejando pagar. Uma falha, por exemplo, pode levar à perda de tempo e desperdício de materiais, impactando o orçamento.
Por mais que, normalmente, haja uma margem de segurança, quase sempre é desafiador conter despesas para que não ocorram gastos excessivos.
Ao mesmo tempo, a economia não pode comprometer a qualidade, já que isso tem a ver com as exigências feitas pelo cliente. Com isso, encontrar o equilíbrio que não comprometa negativamente qualquer resultado configura-se como uma questão que gera preocupação.
4. Obter flexibilidade
Cada projeto de construção civil possui suas próprias particularidades. No caso dos robustos, isso é ainda mais intenso, já que é necessário concluir várias etapas que estão ligadas entre si.
Soluções padronizadas, em geral, não atendem as exigências com precisão. Ao mesmo tempo, muitos sentem dificuldade em encontrar não apenas bons fornecedores, mas que ofereçam a flexibilidade de oferecer aquilo que é necessário.
5. Montar a estrutura adequada
Para que uma obra ou empreitada tenha sucesso, é fundamental criar uma estrutura de apoio para todos os profissionais. Ao mesmo tempo, o cuidado com o meio ambiente e com impactos gerais não podem ser desconsiderados.
Com isso, o canteiro de obras precisa adotar uma abordagem otimizada e atual, de modo a chegar à melhor atuação possível. Porém, montar a estrutura adequada não é tão fácil.
Isso porque é preciso elementos complementares que sejam versáteis, úteis e funcionais, garantindo o uso pleno e adequado dos recursos.
Ao levar em conta todos os desafios de um grande projeto de construção civil, é viável não apenas agir adequadamente para evitar seus impactos negativos, mas também procurar as soluções cabíveis de personalização para a obra. Graças a ela, pode-se resolver a maioria dos problemas, melhorando o resultado final obtido.
Que desafios você tem enfrentado em seus projetos de construção civil? Deixe um registro aqui no blog.