Quem já planejou uma construção sabe que o aluguel de caminhão para obras pode ser uma solução prática e econômica para a otimização dos recursos.
A locação do maquinário influencia não apenas no tempo gasto para a execução de cada tarefa, mas principalmente na organização orçamentária do projeto.
A demanda por locação de equipamentos na construção civil tem aumentado significativamente. Isto porque, algumas demandas são sazonais, não necessitando da compra de um veículo ou maquinário para a sua realização.
Entre essas novas necessidades, podemos citar: terraplanagem, gestão ambiental ou de resíduos, transporte de cargas pesadas e leves, transbordo e triagem, reformas, e até mesmo eventos têm sido organizados logisticamente a partir do aluguel de caminhão para obras ou de ferramentas diversas.
Se você está planejando uma obra, e está em dúvida sobre o aluguel de caminhão para obras listamos algumas vantagens que este serviço pode trazer para sua construção. Confira!
4 vantagens do aluguel de caminhão para obras
#1 Corte gastos com manutenção de equipamentos e veículos
Normalmente, ferramentas para obras, como esses veículos, precisam passar constantemente por revisão e manutenção, devido ao desgaste causado pelo uso.
Além de evitar acidentes, essas verificações – sejam emergenciais, sejam rotineiras – trazem agilidade e eficiência à obra, contudo, o investimento tende a ser elevado.
Então, você pode anotar a primeira vantagem do aluguel de caminhão para obras ou da locação de equipamentos avulsos: os custos dessa manutenção ficam a cargo da empresa locatária.
Com aluguel de caminhão para obras, o serviço pode ser terceirizado ou prestado pela própria empresa, mas o importante é entender que esse valor já pode ser riscado do orçamento.
O mesmo ocorre com os sistemas de rastreamento já presentes nas frotas alugadas. Muitas empresas disponibilizam a seus clientes sistemas de monitoramento que permitem acompanhar as operações em tempo real, oferecendo maior segurança para o contratante e seus colaboradores.
#2 Rastreamentos e seguros
Outra despesa que essas máquinas geram é a da apólice.
Não se esqueça de que para adquirir um caminhão é preciso arcar com o pagamento dos seguros obrigatórios e dos demais títulos – exigências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Ou seja, pode-se considerar que o valor de um caminhão não é apenas aquele que está anunciado e, sim, seu preço mais a soma de todos os encargos gerados pelo veículo, que, inclusive, são periodicamente renovados.
Sem dúvida, o aluguel de caminhão para obra tem um custo-benefício melhor.
#3 Tecnologia a seu serviço
A indústria de engenharia civil é uma das que mais cresce e se desenvolve mesmo ao longo dos anos. Por isso, a tendência é que ferramentas e maquinários se tornem obsoletas com muita facilidade.
É o que explica o engenheiro civil e gerente nacional de equipamentos de uma grande empresa do ramo, Felipe Rodrigues, em entrevista ao portal Terra:
“Em um curto espaço de tempo, surgem novas tecnologias capazes de modernizar os processos e sistemas presentes no equipamento, tornando-se necessárias as substituições”.
Por isso, ao adquirir um caminhão, qualquer que seja o modelo, você corre um grande risco de ter uma ferramenta que muito em breve estará ultrapassada e será menos eficiente do que as disponíveis no mercado.
A terceira vantagem do aluguel de caminhão para obras é ter disponível sempre o que há de mais avançado e atual em termos de tecnologia de maquinário.
#4 Otimização do espaço
Outra vantagem que o aluguel de caminhão para obras fornece para a logística de sua obra é a otimização do espaço.
Quem compra um carro precisa de um lugar para “guardá-lo”, certo? Uma vaga ou garagem.
Agora, imagine arranjar um espaço para manter estacionado um caminhão que tem alcance máximo vertical de 21,8m e horizontal de 18,8m, como o Caminhão Munck, por exemplo.
Pois é, o espaço que você acomodaria esse equipamento pode ser utilizado para armazenagem de outros equipamentos, ou até mesmo para construção de espaços necessários em uma obra como banheiros, áreas de convivência etc.
Que caminhão alugar?
Todas as vantagens do aluguel de caminhão para obras não valerão de nada se você não souber qual o tipo de caminhão ideal para cada fase de sua obra.
Por isso, é interessante avaliar as diferentes etapas da construção e diagnosticar quais ferramentas serão necessárias para executá-las com agilidade e eficiência.
Veja a seguir os tipos, suas funcionalidades e os modelos de caminhão disponíveis no mercado.
Aluguel de caminhão: conheça os principais tipos
Os caminhões são classificados a partir do tipo de carga, da distância percorrida e da quantidade de peso que suportam. Então, você já sabe quais fatores precisa considerar na hora de definir o aluguel de caminhão mensal para sua obra.
É ideal também que você tenha pelo menos uma previsão de quanto tempo durará a obra, assim você pode garantir o aluguel do caminhão pelo tempo exato, nem mais, nem menos.
Conheça agora alguns tipos de veículos, e entenda em qual momento e para qual tipo de transporte eles são indicados.
Veículo Urbano de Carga (VUC) ou ¾
Você já deve ter ouvido falar nessa categoria. Por serem mais leves, esses caminhões são excelentes para circulação em áreas urbanas e transportam até três toneladas.
É ideal para transportar produtos e cargas pesadas nos grandes centros urbanos
Veículo Leve de Carga (VLC)
Os VLCs têm apenas alguns centímetros a mais (aproximadamente 80) que os VUCs. Já em relação a carga, suportam até três vezes mais do que os veículos urbanos.
São classificados como automóveis de leve porte, que possuem dois eixos com capacidade de carregamento.
Foram projetados para transporte de cargas leves em áreas de grande urbanização.
Toco ou caminhão semipesado
Esse tipo é bastante utilizado para o transporte de carga seca, mudanças, além de ser usado como caçamba de pedra, terra e areia.
Opera com três compartimentos: um eixo simples na carroceria, outro frontal e um traseiro de rodagem simples.
Tem capacidade de transportar até seis toneladas sendo que o peso bruto pode chegar a até 16 toneladas – e seu comprimento máximo é de 14 metros.
Truck ou caminhão pesado
Está aí um outro tipo de caminhão bem popular. Os trucks suportam cargas maiores e proporcionam melhor desempenho do veículo.
Sua estrutura é composta por um eixo duplo na carroceria sendo dois deles de rodas juntos. Um de seus eixos traseiros é responsável por receber força do motor.
É esse mecanismo que possibilita que o caminhão transporte de dez a 14 toneladas, tendo peso bruto de até 23 toneladas e sua extensão chega até 14 metros.
Caminhão Bitruck
Enquanto o Caminhão Truck tem um par de eixos traseiros, o Bitruck opera com dois pares distribuídos igualmente nas partes dianteira e traseira do veículo.
Os dois dianteiros devem se movimentar em direção ao caminhão de acordo com a ação de quem está dirigindo. Já a tração é exercida nas rodas traseiras.
Normalmente, o Bitruck é usado como caminhão-tanque ou é equipado com caçamba basculante para o deslocamento de materiais pesados a granel.
Conheça os modelos oferecidos pelo mercado
Acima, você conheceu os principais tipos. Agora, conheça alguns dos modelos de caminhão e escolha aquele que mais se aproxima da sua necessidade.
Caminhão Roll On e Roll Off: esse tipo de caminhão normalmente opera com caixas metálicas estacionárias abertas (até 30 m³) ou com caixas de compactação (até 20 m³).
Nesses compartimentos, é possível acoplar dispositivos hidráulicos para basculamento.
É ótimo para o transporte de grandes volumes, como os de entulho e terra.
Caminhão Munck
É um veículo fundamental para a execução de atividades que requerem esforço e capacidade de remoção.
O Caminhão Munck é um guindaste instalado sobre o chassi de caminhão. Comandado hidraulicamente, ele é excelente para o levantamento e a remoção de equipamentos de grande porte.
Caminhão Guindaste
Este modelo serve para a movimentação e a elevação de cargas pesadas. Afere precisão e agilidade à obra.
Possui uma lança de longo alcance, o que possibilita diferentes trabalhos de içamento em grandes extensões.
Caminhão Comboio
Sua função é transportar combustíveis e lubrificantes. É um ótimo aliado na obra para a estrutura de abastecimento e lubrificação de máquinas.
Caminhão Pipa
É destinado exclusivamente ao transporte de água potável ou não. É utilizado para o controle de umectação de vias e pátios, terraplanagem, irrigação, abastecimento de água potável, emissão de poeira, entre outras funções.
Tendo em vista todas essas opções e diferentes funcionalidades de caminhão para obra, é importante prestar bastante atenção na hora de solicitar a locação.
Alugando o caminhão ideal para sua obra
Agora que você é um “expert” em caminhões e seus mais variados tipos, faça as contas, coloque na ponta do lápis e compare se o aluguel de caminhão para obra é a solução mais econômica e eficaz para sua construção.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conte nos comentários ou entre em contato com a gente.
A Lafaete tem 45 anos de experiência no mercado da construção civil. Teremos o maior prazer em colaborar com o bom funcionamento da sua obra.
Até a próxima!