A arquitetura modular para habitação se apresenta como um método inovador e versátil para uma variedade de ambientes, como apartamentos, casas e hotéis. Os módulos habitacionais se destacam em relação aos tradicionais pela diminuição do custo e agilidade na entrega.

A seguir, explicaremos como esse sistema funciona, como os módulos são feitos e as principais vantagens de contar com esse tipo de construção. Detalharemos ainda a diferença entre a arquitetura modular e o uso de containers, além de citarmos exemplos inspiradores da utilização dessa solução no Brasil e no mundo. Confira!

O que é arquitetura modular para habitação? 

A arquitetura modular para habitação usa módulos pré-fabricados que funcionam como estrutura para construir a edificação. Além disso, essa modalidade de construção busca minimizar o risco de desperdícios em vários estágios da obra ao aplicar os conceitos da filosofia Lean Manufacturing (manufatura enxuta).

Também há uma preocupação com a melhoria do desempenho, assim como a flexibilidade na criação de soluções. De outro modo, a arquitetura modular apresenta a possibilidade de incrementar ou retirar partes da construção, sem prejudicar a estrutura.

Assim, esse tipo de imóvel proporciona diversas funcionalidades.

Como são feitos os módulos habitacionais?

Os projetos da arquitetura modular podem incluir uma variedade de materiais, a exemplo de madeira, aço e vidro. É importante frisar a necessidade de contar com tecnologias avançadas. Inclusive, o conceito de modelagem Building Information Modeling (BIM), traduzido como Modelagem da Informação da Construção, pode ser utilizado.

Uma das características da arquitetura modular para a habitação é a possibilidade de reduzir a mão de obra. Ainda é possível oferecer melhores condições de segurança, porque o local de construção dispõe de maior controle.

Nesse sentido, também é importante diferenciar os módulos habitacionais dos containers, que veremos adiante.

Módulos habitacionais não são containers

Pode haver confusão entre os módulos habitacionais e os containers, que são semelhantes na versatilidade e na utilização sustentável. Porém, é fundamental pontuar as diferenças entre as funcionalidades de cada um desses métodos.

O módulo habitacional tem uma estrutura distinta do container, com maior flexibilidade e melhor acabamento. Isso em razão de ser composto de painéis termoacústicos e de o retoque ser feito em chapa texturizada.

De outro modo, o container marítimo é indicado para uso em canteiro de obras, porque sua estrutura suporta o deterioração intensa da construção civil. Assim, para quem busca construir habitações, escolas, escritórios e clínicas médicas, por exemplo, o módulo habitável é o mais recomendado.

Quais são as vantagens da construção modular para habitação?

A construção modular permite a execução de projetos mais sustentáveis, baratos e com prazo reduzido de entrega. Entenda mais a seguir.

Sustentabilidade

Para começar, a arquitetura modular para habitação reforça a tendência da sustentabilidade. Afinal, as construções modulares são feitas em ambientes industriais e só depois transportadas para o local em que serão instaladas. A produção de resíduos e o consumo de água podem ser próximos de zero.

Rapidez na entrega

O tempo de conclusão do projeto também pode ser encurtado, já que esse tipo de construção pode ser mais rápida. Com isso, o período de conclusão pode ser reduzido em meses, mantendo a qualidade do projeto.

Retorno do Investimento de forma mais rápida 

A arquitetura modular habitacional também auxilia na rapidez da lucratividade do empreendimento  e maior economia no orçamento final da obra, uma  vez que as despesas são reduzidas em comparação aos métodos tradicionais, como a alvenaria. Já que a construção é realizada em ambiente controlado, os custos com materiais são menores. Além do mais, a construção pode promover o isolamento térmico e reduzir o consumo de energia.

Otimização do transporte

Em uma construção convencional, pode ser complicado e oneroso transportar todos os materiais até o local da obra, ainda mais se pensarmos em obras em locais de difícil acesso. Com a arquitetura modular, é possível contornar esse problema devido à facilidade de transporte dos módulos habitacionais. Essas estruturas podem ser desmontadas e transferidas para qualquer lugar.

Multifuncionalidade

A versatilidade da arquitetura modular favorece a criação de diversos tipos de projetos, com variados desenhos e estilos. Engenheiros e arquitetos podem utilizar elementos diferentes em um mesmo espaço. A estrutura de aço pode ser combinada com um revestimento composto por madeira, por exemplo.

Por que esse tipo de construção se torna cada vez mais popular?

Os moradores podem ficar encantados com projetos mais personalizados, com qualidade e segurança. Esse método construtivo se tornou uma tendência, que deve se firmar ainda mais no futuro, tendo como principal vantagem a redução de custo para a construtora ou incorporadora, o que pode aumentar a margem de lucratividade.

A melhoria do custo-benefício e a agilidade na entrega são outro ponto interessante para o setor de construção habitacional. A possibilidade de transportar as construções também é fundamental, o que torna essa construção ideal para lugares mais remotos.

Além das habitações, os projetos modulares se tornam populares especialmente para o setor público. Muitas vezes, as construções precisam ser erguidas em pouco tempo para atender a demandas de eventos ou à população. Em vista disso, são usadas em hospitais de campanha, banheiros e quiosques.

Arquitetura modular para habitação: casas e hotéis ao redor do mundo

Confira adiante alguns projetos inspiradores de arquitetura modular em vários pontos do globo.

Arquitetura modular para habitação

Um bom exemplo é a premiada empresa alemã Coodo, que apresenta módulos pré-fabricados com ângulos curvos. É possível até mesmo instalar construções sobre a água com esse método. Assim, os moradores podem desfrutar de espaços confortáveis e ainda podem mudar a estrutura do lugar quando quiserem.

Um dos diferenciais desse exemplo de arquitetura modular para habitação é contar com um padrão de qualidade de materiais, por meio do uso de vidros triplos e duplos, para aumentar o isolamento e dar mais segurança.

Arquitetura modular para habitação

No Uruguai, o Hotel Sacromonte apresenta 13 cabanas com estruturas pré-fabricadas que foram construídas pelo estúdio de arquitetura Mapa. O projeto também encanta pela integração dos ambientes com a natureza, em meio ao cenário de montanhas da cidade de Maldonado.

No Brasil, o escritório de arquitetura Porto Quadrado concluiu em dois dias a construção de três pequenas casas, localizadas em meio à natureza, na cidade de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.

Esse projeto usou o sistema construtivo SIP (Painéis Isolantes Estruturais), que é composto de painéis de poliestireno expandido e chapas de OSB (Oriented Strand Board) unidos por um adesivo bastante resistente.

Arquitetura modular para habitação

O maior empreendimento modular da América Latina está localizado em Marau, Bahia. O condomínio Alma Maraú reúne sustentabilidade e tecnologia, visando impactar o mínimo possível a paisagem natural.

Tendo seu projeto construído pela Lafaete, o condomínio tem opções de casas com 2, 3 ou 4 suítes, todas fabricadas pela CMC, indústria do grupo Lafaete.

Entre em contato conosco e saiba mais informações sobre o Alma Maraú e outros projetos modulares realizados.

Conheça a Lafaete

A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.

Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.

Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que adequa as nossas soluções de acordo com as necessidades de cada cliente.

Gostou desse artigo? Veja mais em nosso blog: