Já ouviu falar de big data na construção civil? O termo, relacionado à inteligência artificial, também ganhou espaço no nosso setor, e não poderíamos deixar de contar o que esperar dessa novidade.
Hoje em dia é impossível pensar em construção sem se beneficiar de tudo o que a tecnologia já trouxe ao setor. Já falamos aqui de construção 4.0, BIM, projeção em 3D, drones e robôs. E agora é a vez dos dados de inteligência artificial.
Vamos descobrir agora qual é a importância do big data na construção civil, quais são suas principais aplicações e como você pode se beneficiar com isso.
O que é big data?
O big data corresponde aos dados com maior variedade e que chegam em volumes cada vez maiores e com maior velocidade. Isso pode ser conhecido também como os três Vs: velocidade, volume e variedade. Posteriormente outros 2 Vs surgiram: valor e veracidade, que dizem respeito a quanto você pode confiar nesses dados.
Ou seja, são conjuntos de dados complexos e em grande escala que necessitam de softwares específicos para gerenciá-los, já que os tradicionais não conseguem. Essas informações que chegam são úteis para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver sem a ajuda da tecnologia.
Hoje, empresas de diversas áreas utilizam o big data no desenvolvimento de melhores soluções. Elas usam todos os dados disponíveis e analisam como podem produzir com mais eficiência e como podem melhorar a qualidade dos seus produtos.
Por que o big data se tornou tão importante para o setor da construção civil?
Atualmente, em todas as áreas de atuação, as empresas recebem e enviam dados com muita frequência e em grande quantidade. Esse volume de dados recebidos pode ser usado para melhorar tanto a execução do serviço quanto o atendimento.
É justamente aí que entra o big data na construção civil. É preciso gerenciar bem essas informações úteis e saber como usá-las com eficiência para seu negócio.
Redução do desperdício
Um dos problemas mais comuns nos canteiros de obra é o desperdício. A empresa e o cliente investem muito em materiais que nem sempre são usados da melhor forma. Isso pode refletir não só nas questões ambientais e financeiras, mas também no atraso das obras.
Se você não souber quanto usar, por exemplo, pode perder seu planejamento e gastar ainda mais tempo recalculando e comprando mais produtos.
Mas o big data na construção civil veio justamente para resolver isso. Os dados podem auxiliar os gestores a encontrar qual é o problema em relação ao desperdício e a tomar decisões mais assertivas para a obra.
Melhoria da gestão
Uma boa gestão é fundamental nas obras. E a tecnologia pode ter um papel potencializador nesse quesito. Ter um software para automatizar os processos pode ajudar muito quando o assunto é acelerar as tarefas de gestão de pessoas, materiais, custos e resíduos.
É justamente a partir desses dados que a gestão pode usar o big data na construção civil como forma de tomar as melhores decisões, agir mais rapidamente na solução de problemas e ainda conseguir os melhores resultados ao final da obra.
Aumento de produtividade
Se você faz suas análises de forma manual, deve saber o trabalho que é realizar esse tipo de avaliação. Sabemos que o ser humano não funciona como uma máquina e, em meio a tantos dados, é normal se perder e deixar muita coisa passar. Nesses casos, o máximo que você vai conseguir é uma apuração básica do que está acontecendo no canteiro de obras.
Ou seja, além de gastar muito tempo, as análise são improdutivas e nada específicas. A tecnologia dos softwares vem justamente para isso: automatizar processos e minimizar erros.
A partir do momento em que você usa o big data na construção civil, a produtividade aumenta. O tempo do gestor é usado da melhor forma e o trabalho da equipe como um todo rende mais, uma vez que o planejamento é feito de forma inteligente.
Redução de custos
Existem ferramentas desenvolvidas com o propósito de otimizar seu orçamento e tornar o custo da obra menor.
Esses programas auxiliam em todas as etapas, desde a previsão do orçamento até o acompanhamento da obra. Ou seja, menos gastos e maior produtividade com o big data na construção civil.
Melhoria no atendimento ao cliente
O big data na construção civil pode ser um ótimo aliado para equipes de vendas, marketing e atendimento.
Nesse caso, os benefícios são para entender melhor o cliente, otimizar as pesquisas de mercado e outras atividades. Já pensou em quantas vendas você já perdeu por não saber usar esses dados a seu favor? É hora de mudar isso e pensar em implementar o big data na construção civil.
Como o big data pode ser utilizado na construção civil?
Até aqui você já viu o que a análise de dados traz de benefícios para construtoras. Mas como colocar isso em prática e usar todas as vantagens que contamos até aqui?
Para ajudar, separamos algumas dicas que podem ajudar. Implementar um software específico pode ser útil nas seguintes situações:
- Promover a digitalização da empresa
- Automatizar e acelerar tarefas de gestão de pessoas, materiais, custos e resíduos
- Analisar e identificar os trechos que apresentam maior risco de erros construtivos com base no comportamento dos usuários no canteiro
- Usar o big data analytics com o BIM para reduzir desperdícios
- Fazer simulações avançadas e reduzir o número de mudanças e ajustes necessários nos projetos
- Fazer a geolocalização para mapear todas as obras em andamento em uma determinada região
- Entender as necessidades e demandas dos clientes e fidelizá-los no pós-atendimento
Esses são apenas alguns dos benefícios que você tem ao incorporar o big data na construção civil. Encontrando uma empresa especializada, é possível conhecer soluções específicas e de acordo com a realidade da sua empresa.
Como será o futuro da construção civil com o big data?
Para o futuro, o big data na construção civil pode ser um ótimo aliado. Já contamos um pouco aqui o que você pode esperar para os próximos anos nessa área.
Mas a tendência é que a construção se beneficie cada vez mais da tecnologia e do que ela tem a oferecer na otimização de serviços e no desenvolvimento de produtos. O presente já garante que, com uso de softwares, você consiga melhorar sua performance, reduzir desperdícios e custos e, claro, ter mais produtividade.
Isso não só já é uma realidade como vai ser cada vez mais usado na construção civil. E aí, já sabe, quanto mais usado, mais as empresas de TI descobrem mais e mais formas de trazer a evolução para a indústria da construção civil.
Gostou deste artigo sobre big data na construção civil? Então, confira outros títulos no nosso blog:
- Como economizar na construção? 7 dicas práticas
- Sistemas construtivos: saiba qual é o melhor para sua construção
- Conheça os principais métodos construtivos usados na construção civil
Conheça as possibilidades de construção industrializada da Lafaete
Há mais de 50 anos no mercado, a Lafaete dispõe de uma linha completa de serviços e produtos de construção industrializada. A empresa oferece venda e locação de módulos habitacionais, containers, construção em estrutura metálica modular, máquinas e caminhões, consultoria em gestão ambiental, além de soluções complementares.
Uma das suas principais preocupações é a adequação às mais rigorosas normas de segurança. Os serviços são executados com excelente padrão de qualidade, incluindo montagem, mobilização, execução e desmobilização de equipamentos.
Com o objetivo de atender bem os clientes, a Lafaete tem presença nacional e atendimento regional, consultivo e personalizado. Ao todo, são mais de 680 profissionais em atuação no Brasil.
A empresa oferece mais de 16.500 equipamentos para locação e conta com 2 unidades fabris próprias. As soluções construtivas da Lafaete atendem a diversas demandas da construção civil, como infraestrutura, eventos, mineração, indústria, comércio e agronegócios.
Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.