Adotar um canteiro de obras sustentável é fundamental para as construtoras, porque, além de reduzir os impactos que o setor construtivo causa ao meio ambiente, ações de promoção a iniciativas ESG têm atraído cada vez mais clientes e investidores para as empresas do setor.
Não é à toa que o estudo Global Consumer Pulse, promovido pela Accenture Strategy, identificou que 83% dos brasileiros optam por consumir de instituições alinhadas com fatores ambientais.
Já uma pesquisa feita pela empresa americana Union + Webster constatou que 87% da população do país prefere consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Por esses e outros tantos benefícios é fundamental que você comece agora a adotar práticas sustentáveis na construção civil. Por isso, listamos as 11 melhores práticas para tornar o seu canteiro mais sustentável.
Obras sustentáveis: o que você precisa saber sobre o canteiro de obras
Por definição, o canteiro de obras é um espaço destinado à construção, podendo ser provisório ou permanente. Essa área é destinada ao suporte administrativo e para a execução do projeto arquitetônico.
Por lei, é preciso que o local tenha abrigo, local para descanso e para que os funcionários possam realizar as suas refeições. Sua dimensão depende da quantidade de funcionários e do porte da obra.
O canteiro deve se adequar às normas de segurança, definidas pelo Ministério do Trabalho, entre elas a Norma Regulamentadora nº 18, chamada de NR-18, que trata de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.
Existem três tipos de canteiros: restrito (área delimitada), amplo (construções em grandes áreas) e linear (com perímetro restrito, geralmente estreito).
Licenciamento ambiental em obras: por que você vai precisar?
O licenciamento é uma etapa importante da sua obra porque estabelece boas práticas no canteiro de obras para reduzir os danos ao meio ambiente, de forma que haja também o fomento ao desenvolvimento econômico e social do país. Ou seja, promove o desenvolvimento econômico levando em conta a sustentabilidade.
A intenção ao solicitar esse instrumento é evitar que haja a degradação do meio ambiente.
O licenciamento ambiental pode ser solicitado no município, estado ou na União, sendo o empreendimento licenciado por apenas um desses entes. Na esfera federal, o órgão executor responsável pelo licenciamento é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Confira as etapas do processo de licenciamento ambiental na União:
- entrada no processo;
- triagem;
- delimitação de escopo;
- estudo ambiental;
- solicitação de licença;
- avaliação técnica;
- decisão;
- pagamento;
- monitoramento.
11 práticas para um canteiro de obras sustentável
De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a construção civil consome 1/3 de todo o recurso natural do Brasil e 50% da energia gerada no país. Além disso, o mercado de construção é um dos que mais produzem resíduos, sendo responsável por 50% dos entulhos gerados.
Atualmente, o Brasil está na 5ª posição no ranking mundial dos países com o maior número de projetos sustentáveis. Confira algumas práticas que você pode adotar no seu projeto de canteiro de obras sustentável:
1. Invista na gestão de resíduos
Investir em uma gestão de resíduos de qualidade permitirá separar e categorizar os materiais que não serão mais utilizados em seu projeto de canteiro de obras sustentável a fim de realizar o descarte consciente de cada um deles, inclusive possibilitando sua reciclagem.
Para realizar a gestão de resíduos de forma eficiente, é preciso seguir o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), um documento que avalia os resíduos gerados no canteiro e define a melhor maneira de descartar cada um, de acordo com sua categoria, que são:
Categoria A: alvenaria em concreto, cimento, argamassa, cerâmica etc.;
Categoria B: recicláveis, a exemplo de vidros, papéis, madeira, plásticos etc.;
Categoria C: gesso e correlatos;
Categoria D: materiais químicos, como solventes e tintas.
2. Faça o uso de energia consciente
Outra prática importante em um canteiro de obras sustentável é o uso consciente da energia. Por isso, uma boa maneira de reduzir o custo com a energia é a instalação de lâmpadas de LED, também podendo ser usados sensores que identificam a presença de pessoas no local. Assim, quando um cômodo estiver vazio, a luz é desligada, economizando a conta elétrica.
Outra prática que pode ser adotada é o uso de fontes renováveis, como a instalação de painéis fotovoltaicos, ou ainda usar materiais que promovam o isolamento térmico, o que evita o uso de aquecedor ou de ar-condicionado, por exemplo.
3. Opte pela construção a seco
As construções a seco são muito econômicas, porque, como o próprio nome diz, elas não fazem uso de recursos hídricos, o que ajuda a economizar água.
Ao optar por uma construção modular, a obra se torna mais produtiva, porque os itens são fáceis de instalar e remover.
Outra maneira de deixar o seu canteiro de obras sustentável é utilizar lavadoras de alta pressão, que ajudam a economizar até 80% da água que seria consumida em uma obra.
4. Planeje o uso de materiais
Um dos passos principais para tornar um canteiro de obra sustentável é o planejamento, a escolha dos materiais adequados e a quantidade a fim de que não haja excessos nem falta de material.
Ao fazer a escolha dos materiais, é fundamental levar em consideração a sua qualidade.
5. Instale tubos metálicos
Uma construção de edifício com muitos andares gera muito entulho e poeira, que acabam indo para o ar, tornando-se nocivos ao meio ambiente, podendo prejudicar a saúde dos moradores ao redor e dos próprios trabalhadores. Para combater esse tipo de ação, uma alternativa é a instalação de tubos metálicos nos andares do edifício, que ficam ligados às caçambas, localizadas na parte térrea da obra.
6. Utilize isolantes termoacústicos em suas instalações
Para promover o conforto termoacústico, recomenda-se a instalação de vidros nas janelas com películas com controle solar. Outra opção é pintar o telhado de branco, o que ajuda a manter o controle do ambiente.
7. Mantenha cuidado com o solo
Uma forma de cuidar do solo na construção civil é utilizar uma lona para evitar que os materiais se deteriorem com o sol ou com a chuva. Além disso, a lona evita que restos de óleos e outras substâncias nocivas cheguem ao solo.
8. Realize um treinamento consciente dos colaboradores
De nada adianta realizar as ações citadas acima se você não tiver uma equipe treinada e que esteja habilitada para operar todos os processos.
Por isso, treine e realize ações educativas, promovendo aos colaboradores práticas sustentáveis na construção civil a serem realizadas por eles. Algumas das informações imprescindíveis a serem transmitidas são normas de segurança e como fazer o descarte correto de resíduos.
Outro ponto importante é promover a conscientização do uso de água e energia nas obras, além de salientar que as obras com práticas sustentáveis têm sob controle os riscos de acidente no trabalho.
9. Opte por um estacionamento único para carga e descarga
É comum que haja um alto fluxo de trabalhadores e veículos transitando no canteiro, o que pode atrasar a evolução da obra. Para evitar esse tipo de ocorrência, opte por um estacionamento exclusivo para carga e descarga.
Ou ainda, caso seja necessário, você pode alugar um estacionamento em um local próximo ao canteiro.
10. Faça uso da NR-18
Quando se fala em construção civil, é importante se lembrar de seguir o que estabelece a NR-18, que é a melhor maneira de tornar a sua obra mais sustentável. Isso porque a norma estabelece as Condições de Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Por isso, ser sustentável é convergir com o que se estabelece como as melhores condições para a prática da construção civil.
11. Utilize a tecnologia BIM
O uso dessa tecnologia ajuda a prever possíveis erros na elaboração do projeto, permitindo adotar medidas preventivas para resolver o problema identificado com precisão e de forma rápida, evitando gastos desnecessários com recompra de materiais.
Para quem não sabe, BIM é a sigla para building information modeling, isto é, modelagem de informação da construção. Nada mais é do que uma tecnologia inovadora que integra todos os processos de um projeto, fornecendo informações relevantes, como os prazos, os materiais usados e o orçamento disponível.
Canteiro de obras sustentável: conheça a consultoria da Lafaete
A Lafaete atua há mais de cinco décadas no ramo de construção, por meio da Lafaete Locações, fazendo consultoria, locação e venda de módulos habitacionais, containers, entre outros equipamentos.
Prezamos pela qualidade e satisfação dos nossos clientes, atendendo a todas as demandas do ramo da construção civil, tornando as obras mais sustentáveis, sem abrir mão das rigorosas normas de segurança. Também somos certificados com o ISO 9001.