Alcançar a sustentabilidade econômica é um dos objetivos de muitas empresas de diversos setores. Ao aliar o social e o meio ambiente, dois pilares centrais do desenvolvimento econômico, é possível preservar a natureza e promover o avanço tecnológico para que os recursos naturais estejam disponíveis também nas próximas gerações.
Podemos dizer que esse novo comportamento, mais consciente e participativo, está presente nas discussões internas das empresas, entre os líderes e os gestores. Aos poucos, a sociedade vem desenvolvendo uma nova perspectiva e entendendo a importância de manter os ecossistemas saudáveis para o progresso da humanidade.
A construção civil, por exemplo, vem implementando novos métodos aos seus processos, promovendo uma atualização do setor. A construção modular é uma dessas tendências que veio para ficar, pois mescla inovação, tecnologia, agilidade e, sobretudo, sustentabilidade.
Leia o artigo e entenda mais.
Como os módulos unem sustentabilidade, agilidade e economia?
A construção modular foi pensada de forma a trazer muitos benefícios às empresas e à sociedade como um todo e reduzir as consequências negativas das obras da construção civil.
Hoje, é possível encontrar projetos modulares, que aliam custo-benefício ao conforto e à personalização. As construções ocorrem de forma mais rápida, prática, sem desperdício de matérias-primas, ou seja, sabe-se exatamente a quantidade de materiais que será usada para construir os módulos que serão utilizados em determinado empreendimento.
Por meio da tecnologia, os engenheiros e os profissionais envolvidos no processo conseguem prever não só os materiais usados, como também a quantidade de mão de obra necessária para levantar um prédio, por exemplo. É possível identificar possíveis falhas e problemas que porventura possam ocorrer.
Isso sem falar na questão sustentável, um dos principais focos da construção modular. A finalização das obras ocorre de forma mais tranquila, já que não há geração de lixo e de entulho. Aliás, saber para onde direcionar toda a sobra e os materiais descartáveis de uma obra é um dos principais problemas da construção civil em todo o mundo.
Por esse motivo, os módulos são vistos como uma possibilidade para empresas que desejam promover maior economia às suas obras. Além disso, empresas vistas como sustentáveis e engajadas socialmente são mais interessantes para o público-alvo, que está cada vez mais atento ao comportamento das organizações.
Sustentabilidade econômica: conceito e importância para o mercado de construção civil
A sustentabilidade econômica é entendida como um conjunto de práticas financeiras, econômicas e administrativas que impactam positivamente o social e o econômico. Sendo assim, esse conceito engloba todas as novas formas de produzir e viver nas sociedades, levando em consideração o desenvolvimento econômico e os efeitos desse progresso nas comunidades.
Partindo desse pressuposto, empresas envolvidas nesse processo precisam avaliar os impactos ambientais, sociais e econômicos dos seus projetos, a fim de construir algo novo e tomar decisões importantes local e globalmente. Esse olhar permite que as organizações possam avaliar as consequências das suas atitudes e criar soluções que reduzam os seus efeitos nocivos.
Um exemplo clássico são os impactos do desmatamento em áreas que deveriam ser ocupadas pela pecuária ou agricultura. Essa prática tem efeitos desastrosos para a sociedade, embora faça sentido para produtores e para pecuaristas.
Da mesma forma, as queimadas também trazem danos irreversíveis às florestas, aos solos, à fauna e à flora e ainda provocam o aquecimento global. As construções também interferem diretamente no meio ambiente. Se não for realizada de forma consciente, ela pode gerar a contaminação dos rios e dos solos e o desequilíbrio de áreas naturais.
Não por acaso, a sigla ESG virou sinônimo de sustentabilidade em todo o mundo. Ela se refere às práticas internas das organizações que visam reduzir os desastres causados pela ação do homem. Essas atitudes englobam não só uma mudança de postura externa, como também novas atitudes com os seus colaboradores.
Para que tal transformação ocorra, é necessário que mudanças radicais sejam feitas para que as comunidades e o meio ambiente não sejam castigados por conta do progresso e do desenvolvimento.
Vantagens da construção modular para um futuro mais sustentável
Como você já sabe, a construção modular é uma tendência que promove novas práticas sustentáveis para a construção civil. Por isso, listamos algumas vantagens para você entender melhor esse assunto.
Controle de impacto ambiental
Os módulos são feitos com materiais sustentáveis e evitam o desperdício de matérias-primas. Quando pensamos em construções de larga escala, esse impacto é altamente positivo, pois reduz significativamente o gasto de água e de energia, por exemplo.
Processos ágeis
A construção modular é uma técnica que desenvolve módulos em pátios fabris para serem levados ao canteiro de obras e montados em seguida. Ou seja, não é necessário passar longos meses no local onde o empreendimento será feito, já que os módulos chegam prontos.
Aliás, quando comparamos a construção modular com a construção de alvenaria, é possível perceber uma grande diferença no tempo de finalização da obra.
Otimização de espaços
Você deseja utilizar todo o espaço do terreno da melhor forma? A construção modular permite que os ambientes sejam otimizados, independentemente do seu tamanho. Isso traz um ganho enorme, sobretudo para clientes que têm pouco espaço.
Conforto térmico e acústico
O conforto térmico e acústico já é uma exigência dos clientes que sabem quão importante é esse detalhe. Os módulos trazem maior discrição e segurança para o dono do imóvel.
Redução de resíduos
Como já mencionamos, um dos maiores gargalos da construção civil é direcionar os resíduos das obras. Eles são responsáveis pela contaminação de solos, rios e, por esse motivo, causam grandes problemas na sociedade.
A construção em módulos reduz consideravelmente o lixo e o entulho de obra, tornando o canteiro de obras mais limpo e sustentável.
Reciclagem de produtos
Por falar em direcionamento de resíduos, a construção modular permite a reciclagem de materiais que sobrarem no canteiro.
Projetos personalizáveis
Por fim, essa é uma das características mais interessantes da construção modular, que é a possibilidade de personalizar cada projeto, de acordo com o cliente.
A experiência da Lafaete com módulos sustentáveis
Agora que você já se convenceu que a construção modular é a melhor opção para o seu projeto, entre em contato com a Lafaete. A empresa tem mais de 50 anos de experiência na elaboração de módulos para a construção civil, entre outros projetos para o setor.
Com a ajuda da nossa equipe, certamente você conseguirá elaborar obras mais modernas, inovadoras, limpas, sustentáveis. Fale conosco agora mesmo!