Construção a seco é aquela que não faz uso de recursos hídricos em seu empreendimento. Esse modelo construtivo ajuda a reduzir o tempo das obras, economizar custos com materiais e evitar o acúmulo de resíduos.
A tecnologia já é muito utilizada em países da Europa, nos Estados Unidos e no Japão, e tem crescido no Brasil devido aos seus benefícios.
Imagine construir um hospital com capacidade para mil leitos em apenas dez dias?
Essa notícia ganhou destaque no mundo inteiro: durante a pandemia, o governo de Wuhan utilizou pré-fabricados para viabilizar uma obra que precisava de agilidade na sua construção.
Com o intuito de trazer ainda mais informação sobre esse formato de projeto, neste artigo você irá saber o que é construção a seco e quais as suas principais vantagens e desvantagens para a construção civil. Confira!
O que é a construção a seco?
Construção Energitérmica Sustentável (CES) ou construção a seco são termos utilizados para definir os métodos construtivos que oferecem um canteiro de obras mais ecológico. Esse tipo de projeto é mais limpo e consciente que a alvenaria, afinal existe uma redução de resíduos, além de dispensar a utilização de água.
O modelo de construção sustentável oferece uma qualidade superior que as demais obras de alvenaria. Sua contribuição para o planeta tem reflexos na sociedade, pois aproximadamente 21% de toda a água tratada do mundo é consumida pela construção civil, de acordo com o US Green Building Council.
Quais são os tipos de construção a seco?
Os tipos de construção a seco podem variar de acordo com a necessidade do seu projeto. Com isso, é possível ter diferentes materiais para atender de forma eficaz à necessidade de cada canteiro de obras.
Confira a seguir quais são os modelos de construção a seco existentes no mercado.
Drywall
Para quem não sabe o que é drywall na construção civil ou os benefícios da construção com drywall, trata-se de um sistema utilizado em paredes e forros que permite isolar ambientes de ruídos e da troca frequente de temperatura.
O seu corpo é composto de aço galvanizado, placas de gesso acartonado, lãs de vidro, PET e mineral de rocha, materiais que, ao serem usados juntos, oferecem um isolamento termoacústico capaz de proporcionar um ambiente confortável.
Steel framing
O sistema steel framing ou light steel framing é uma estrutura de aço galvanizado também produzida pela indústria e que chega ao seu canteiro de obras restando apenas a etapa de montagem, o que traz total agilidade para o seu projeto.
Além disso, entre os perfis de aço são instaladas placas de gesso acartonado, o que proporciona maior qualidade de som com a redução de ruído e temperatura ideal para o ambiente.
Wood frame
O método wood frame segue a mesma lógica da steel framing, porém a sua estrutura utiliza perfis feitos de madeira de reflorestamento em sua composição. Para dar mais durabilidade às placas, é feito um tratamento antifungos.
Painéis EPS
EPS, em sua tradução poliestireno expandido, mais conhecido no Brasil como isopor, é um material resistente de menor densidade e com ar na parte interna, por isso é muito versátil. Devido a essa característica, é comum ser usado como isolante térmico.
Construção a seco: conheça 6 vantagens
Os materiais utilizados nas construções a seco chegam praticamente prontos até o canteiro de obras, por esse motivo alguns benefícios estão vinculados à aplicação desses equipamentos nos mais variados tipos de projeto.
A seguir, conheça de forma detalhada cada uma das vantagens associadas à construção a seco.
- Otimização
A otimização é um fator diretamente relacionado às construções a seco, tudo isso por oferecer uma gestão inteligente de tempo, custo e materiais.
Tempo
Esse modelo construtivo dispensa algumas etapas de uma obra convencional, por isso, as construções a seco são 70% mais rápidas que as construções comuns. Ou seja, nada de aguardar a cura de concreto.
Os materiais utilizados em uma construção a seco são de fácil manuseio, o que ajuda a ganhar tempo, melhorando a produtividade da empresa. Com o uso desse método, é possível erguer uma área de 40 metros em apenas um dia.
Custo
Sabe aquela frase: “ultrapassou o orçamento”? Pois pode retirar do seu vocabulário, porque, ao adotar a construção a seco, ela deixa de existir, uma vez que todos os gastos se mantêm dentro do orçamento em uma obra a seco.
Com a previsibilidade desse tipo de construção, temos construções mais rápidas, com menos gastos e que permite um mais rápido retorno do capital investido.
Matérias
Como já foi mencionado acima, uma construção a seco tem um baixo índice de desperdícios ou gastos desnecessários, o que deixa a construção muito mais enxuta e econômica.
- Sustentabilidade
Com a construção a seco, a sua empresa, além de reduzir custos, se torna mais sustentável, uma vez que não precisa de água para a sua construção, e o consumo hídrico é muito menor.
Outro ponto positivo é a redução significativa de produção de resíduos e entulhos, tornando a construção ecologicamente correta. Estudos recentes afirmam que quando comparada à construção convencional, a construção a seco emite 5x menos CO2.
- Precisão
Como já vimos, quando se trata de uma obra a seco, os custos são totalmente previsíveis, o orçamento está sempre dentro do planejado, do início ao fim da construção, o que reduz as chances de erros em um projeto.
- Flexibilidade
Imagine que você precisa, por algum motivo, mover a área administrativa de uma obra para outro local. Com a construção a seco, você pode apenas remover as placas e instalar no lugar desejado, sem gastar com novos materiais.
Por se tratar de uma construção inteligente, a substituição de peças é muito mais fácil do que ter que derrubar uma parede inteira para desmontar um novo espaço. Isso porque nas construções a seco, retirando uma placa, é possível ampliar o ambiente, sem mais gastos e sem a necessidade de refazer estruturas danificadas.
- Personalização
Os projetos que utilizam a tecnologia da construção a seco se adequam ao que você precisar. Sua versatilidade permite usar tanto em ambientes internos e externos quanto em construções residenciais e comerciais.
- Qualidade termoacústica
Por serem estruturas com tratamento termo acústico, essas construções inteligentes reduzem o uso de ar-condicionado, o que ao final reduz o custo com a energia elétrica. O resultado disso são ambientes sem ruídos, arejados e mais sustentáveis.
Por que escolher a construção a seco?
A construção a seco é usada há anos em locais como Japão e Estados Unidos. Ambos os países prezam por modelos de construções que garantem mais eficiência e, portanto, há um maior retorno aos caixas das empresas.
Os projetos que utilizam o método de construção a seco, além de estarem à frente do seu tempo por colaborarem com a sustentabilidade, garantem um canteiro de obras mais preciso, econômico e atrativo para os investidores. Afinal, as empresas que caminham ao lado das práticas ESG têm percebido maior valorização no mercado e aumento de clientes.
Construção a seco é com a Lafaete
Se você está precisando levar mais eficiência para a sua obra e procura por uma empresa que oferece soluções rápidas e sustentáveis, conte com a Lafaete.
Somos uma empresa com mais de cinco décadas de experiência no mercado. Além disso, prestamos serviços que vão desde a gestão ambiental e de resíduos até o aluguel de módulos habitacionais e containers.
Entre em contato com um de nossos consultores e leve ainda mais eficiência para a sua construção.