O mercado da construção civil é considerado um dos principais setores da sociedade em geral. No Brasil, essa área representa um dos grandes motores da economia, pois os seus serviços recolhem impostos e têm grande capacidade de distribuição de renda.
Em 2020, no setor, houve uma queda significativa devido à pandemia mundial. No entanto, à medida que o distanciamento social for reduzido, o mercado voltará a ser reaquecido pelas ondas de recuperação de empregos e o aumento do consumo de produtos e serviços.
Confira como as projeções de construção civil 2021 vão impactar diretamente a estrutura dos projetos.
O que a construção civil aprendeu em 2020?
Apesar do cenário de crise, a construção civil, por ser um dos pilares da sociedade, conseguiu observar a movimentação de seus serviços e produtos.
Independente da limitação financeira ao longo do ano, muitos sentiram a necessidade de adquirir imóveis mais espaçosos, realizar o sonho da casa própria ou até mesmo fazer pequenas melhorias em suas residências, o que manteve a movimentação no setor.
Outro importante fator foi a construção de hospitais de campanha. Essas unidades passaram a ser construídas no mundo todo para atender pacientes contaminados pelo novo coronavírus e que necessitavam de atendimento médico especializado.
No Brasil, para evitar o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS), foram construídos, em diversos estados, hospitais temporários por meio de sistemas inteligentes de construção, que fazem uso de peças pré-fabricadas, como lonas, módulos pré-moldados e estruturas metálicas.
As construtoras, basicamente de uma hora para outra, precisaram desenvolver estratégias de construção voltadas para o uso de materiais sustentáveis e previamente fabricados, com o objetivo de atender às demandas do mercado.
Dessa forma, as empresas que já desenvolviam esse tipo de trabalho saíram na frente e prestaram serviços mais rápidos e com qualidade superior.
Queda da taxa de juros faz mercado reaquecer
Apesar dos grandes prejuízos causados pela Covid-19, as pessoas que já estavam se organizando para comprar os seus imóveis foram surpreendidas em meio à pandemia.
Houve uma queda de 2% da taxa Selic, fazendo com que, de janeiro a outubro de 2020, a quantidade de financiamento de imóveis aumentasse 49% quando comparada ao mesmo período em 2019.
A previsão da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) é de que o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil aumente 4% em 2021, enquanto o PIB brasileiro deve crescer 3,2%.
Tudo isso fará com que mais pessoas tenham poder de compra, impulsionando aquisição, venda, construção, reforma e outras atividades desse setor.
Construções modulares e estruturas metálicas ficam ainda mais populares
A necessidade de construir hospitais de campanha em tempo recorde fez com que os profissionais da construção civil priorizassem a qualidade e a praticidade de materiais e recursos utilizados nas obras.
Por isso, estruturas metálicas pré-fabricadas e módulos pré-moldados ganharam ênfase nesse cenário.
Esse tipo de tecnologia otimiza os processos de um canteiro de obras, possibilitando a execução de diferentes atividades simultaneamente e a redução de custos e de tempo investido nos projetos, além de fazer com que os empreendimentos se tornem mais
Tecnologia continua presente na construção civil
A utilização de diferentes tipos de tecnologia continua sendo fundamental para o avanço dos processos de construção civil em 2021. As construtoras e os profissionais que utilizam e dominam novos recursos se destacam positivamente nesse mercado tão competitivo.
Uma tendência impulsionada pela necessidade de manter o distanciamento social, por causa da pandemia, foi o uso de realidade aumentada, desde a elaboração e execução dos projetos até a divulgação e vendas de imóveis.
Tanto a tecnologia de pré-moldados quanto a de realidade virtual já eram verdades presentes nesse setor. Os profissionais e as empresas que as consideravam mera opção agora vão ter que correr para conhecê-las e saber usá-las de forma eficiente.
Inovação nos canteiros e módulos sustentáveis dialoga com a nova proposta da construção
Escolher materiais que coloquem sempre a sustentabilidade em relevância deve ser, mais do que nunca, uma preocupação das construtoras e dos gestores de projetos de engenharia civil. O cuidado com o meio ambiente, a vida humana, a economia de recursos financeiros e a redução de tempo de execução das obras vai ser cada vez mais importante para o mercado.
Para que isso aconteça, sistemas de gestão de obras que otimizem as atividades e materiais sustentáveis como tijolos ecológicos e tintas biodegradáveis devem fazer parte do planejamento de cada projeto de construção civil em 2021.
As peças pré-moldadas também trazem vantagem nesse sentido. Além de serem fabricadas de forma mais rápida e possibilitar montagem e encaixe muito mais ágeis, conseguem unir o cumprimentos de altas exigências de qualidade e segurança à sustentabilidade das obras.
Normas de segurança em relação ao coronavírus ainda são válidas em 2021
Além das recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da OMS (Organização Mundial da Saúde), cada estado brasileiro pode determinar quais regras e normas as construtoras e demais empresas de construção civil em 2021 devem seguir durante a pandemia do novo coronavírus.
Embora a vacina já seja realidade, ainda vai demorar para que toda a população seja vacinada. Por isso, é muito importante manter o máximo de controle, contribuindo para a redução dos casos de Covid-19.
Entre as principais medidas de segurança, podemos citar:
- manter distanciamento de pelo 1,5 m sempre que possível
- garantir que os funcionários utilizem máscaras e/ou protetores faciais durante todo o período de trabalho
- disponibilizar álcool em gel 70% para higienização frequente das mãos
- facilitar o acesso a locais apropriados para lavagem das mãos com água corrente e sabão
- aferir a temperatura de todos antes de adentrar o local de trabalho
Produtividade na construção civil em 2021: como ter obras otimizadas
Fazer um ótimo uso dos recursos disponíveis e conhecer o máximo de opções de materiais sustentáveis, além de adotar tecnologias inovadoras que reduzem erros e tempo, são passos cruciais para que as construtoras planejem e executem projetos cada vez melhores e mais eficientes.
Sustentabilidade
Buscar meios de economizar água, energia elétrica, materiais diversos (bloco, cimento, areia, telhas, madeira etc,), aliado ao investimento em reciclagem e reaproveitamento, é um grande passo.
Além da preocupação com o meio ambiente, tudo isso gera uma economia importante para as empresas, principalmente nesse cenário pós-pandemia, em que houve um aumento significativo no valor dos insumos.
Pré-moldados
Enfatizamos a importância do uso de peças pré-fabricadas ao longo de todo o texto, porque essa é realmente uma das tendências mais fortes para o setor.
Essa tecnologia vai auxiliar as obras a estar dentro dos padrões de sustentabilidade e, principalmente, pode contribuir de forma muito eficiente para a redução de um dos maiores problemas da construção civil em 2021: o atraso de obras.
Módulos pré-montados e contêineres de qualidade, como os disponibilizados pela Lafaete, possibilitam que etapas sejam realizadas de forma muito mais rápida, reduzindo erros e possibilitando que o cronograma de obras seja seguido com sucesso.
Existem também as estruturas metálicas, igualmente fornecidas pela Lafaete, recurso inovador por sua qualidade e flexibilidade de design e uso, 100% reaproveitáveis e sustentáveis, indicadas para a construção de diferentes empreendimentos como lojas, casas, apartamentos, estruturas de canteiro de obras, entre outras, pois são altamente resistentes e seguras.
Realidade virtual
Tanto a utilização de drones para a fiscalização das atividades no canteiro de obras como a criação de visitas virtuais para aproximar os clientes dos espaços em construção ou já finalizados são recursos capazes de criar experiências únicas que reduzem erros e gastos.
Apesar dos déficits causados pela pandemia do novo coronavírus em 2020, há tendências positivas para a construção civil em 2021.
É importante que as construtoras e os profissionais da área fiquem por dentro das novas oportunidades para fazer uso das melhores ferramentas e se destacar no mercado.
Utilizar softwares de gestão de obras, fazer uso de peças pré-moldadas e contar com recursos com foco na sustentabilidade são algumas das medidas básicas para que as construtoras possam acompanhar a retomada das atividades com mais segurança e assertividade.
Nós, da Lafaete, temos segurança e competência no âmbito de construções modulares e soluções estruturais.
Portanto, conte conosco para pensarmos juntos em soluções para construção civil em 2021. Para mais informações sobre nossas estruturas modulares, entre em contato conosco.
Quem se interessou por este artigo também costuma ler:
- Quais são as vantagens da construção em contêiner e quais cuidados tomar
- Movimentação de terra: quais equipamentos podem ser utilizados?
- Módulos habitáveis: uma solução econômica e prática para o seu projeto
Até a próxima!