A busca atual por mais eficiência, rapidez e sustentabilidade chegou também ao canteiro de obras pela construção civil modular.
Seu primeiro registro foi em 1837, com a obra do carpinteiro Henry Manning — ele projetou uma casa em Londres que foi transportada e montada na Austrália.
O modelo que utiliza módulos pré-fabricados em suas edificações tem ganhado cada vez mais destaque no universo da engenharia e surpreendido o mundo devido à sua agilidade na entrega.
Com isso, podemos dizer que a construção civil modular é uma das grandes apostas da construção civil para o futuro.
Você está por dentro dessa tendência? Explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!
O que é a construção civil modular?
A construção civil modular é um método que utiliza módulos pré-fabricados para construir imóveis de maneira rápida, sustentável e econômica.
Isso foi possível porque os módulos são como “peças” de uma edificação; então, a construção pode ser desmontada, transportada e montada em qualquer outro lugar.
Nesse sentido, os módulos são fabricados pela indústria e podem ser feitos de steel frame, madeira, concreto e outras matérias-primas.
Construção modular x construção de alvenaria: quais são as diferenças?
A alvenaria é um modelo milenar de construção que utiliza peças sobrepostas unidas por uma argamassa — é aquela obra tradicional de tijolo comum nas cidades — enquanto a construção civil modular é um sistema construtivo que reúne módulos pré-fabricados na indústria que são transferidos e montados no local da obra.
Como a construção tradicional é mais antiga, ela é marcada, principalmente, pela demora na entrega, falta de flexibilidade e agressão ao meio ambiente.
Em contrapartida, a construção civil modular é um modelo mais atual que conta com o grande apoio da tecnologia, sendo assim mais ágil, sustentável e flexível em relação à alvenaria.
Como funciona a construção civil modular?
Lembre-se de um quebra-cabeça quando pensar na construção modular. são fabricadas em uma indústria, transportadas para sua casa e montadas por você posteriormente.
O sistema modular funciona de forma parecida.
Os módulos são pré-fabricados na indústria, levados para o canteiro de obras e montados por profissionais em seguida.
Nesse caso, ainda antes da fase industrial, há a fase do planejamento do projeto, para entender as necessidades do cliente e assim encaminhar a demanda para a fábrica.
Em quais edificações a construção modular pode ser utilizada?
Hoje, quase não há limites para a aplicação da construção civil modular. Selecionamos a seguir algumas formas de utilização da construção modular. Confira!
Casa modular
É possível encontrar residências modulares em todos os tamanhos e designs que você imaginar. A técnica reúne conforto e agilidade para que as famílias se mudem o quanto antes para a própria casa.
Escritório modular
A construção civil modular ajuda não apenas patrões a conseguir um espaço organizado para seus funcionários trabalharem como também autônomos que desejam um lugar reservado para trabalhar e não querem perder tempo com as obras.
Loja modular
Esse modelo é perfeito para quem deseja começar um negócio de forma rápida e econômica, mas com muita personalidade. Dezenas de empresas, como Calvin Klein e Coca-Cola, já adotaram o modelo.
Hospital modular
A aplicação da construção modular chamou a atenção no levantamento de hospitais em tempo recorde na pandemia — foi usando esse sistema que a China ergueu um hospital em apenas 10 dias.
Escola modular
Escolas, faculdades, cursos e demais instituições de ensino estão apostando no sistema modular para criar um ambiente versátil e ao mesmo tempo econômico. A Lady Liberty Academy Charter, uma escola dos Estados Unidos, conseguiu erguer sua edificação em somente um ano.
Quais são as vantagens da construção civil modular?
A construção modular oferece grandes vantagens, que estão sendo mais conhecidas no Brasil e no mundo a cada dia.
Confira algumas:
Economia
Uma grande característica do modelo é o seu excelente custo-benefício.
Como o sistema não utiliza cimento e outros materiais comuns na alvenaria e necessita de menos mão de obra que o modelo tradicional, há uma economia grande nesses dois aspectos.
Além disso, a construção modular é extremamente bem planejada, evitando gastos com sobras de materiais devido à sua rapidez e economizando com as diárias dos profissionais.
Rapidez
O site do Modular Building Institute (MBI) estimou que um projeto modular costuma levar de 30% a 50% menos tempo para ser entregue.
Entre os motivos para a velocidade do modelo há a questão da simultaneidade dos processos, afinal andares diferentes de um edifício podem ser construídos ao mesmo tempo.
Ademais, o modelo também evita imprevistos comuns na alvenaria por que 60% a 90% do seu processo é feito em linha de montagem, além do grande planejamento envolvido no sistema.
Praticidade
O sistema modular permite que o imóvel não seja tão estático assim — você pode “desmontar” uma casa e levá-la para outro lugar.
Essa característica é uma grande vantagem em um mundo que está cada vez mais em movimento.
Além disso, se você desejar fazer uma reforma ou ampliar sua área, não há aquele grande transtorno de resíduos tradicionais de uma obra. É tudo rápido e limpo, assim como a construção.
Sustentabilidade
O modelo tradicional gera um montante enorme de entulho — cerca de 60% do lixo sólido das cidades vêm da construção civil — o que prejudica bastante o meio ambiente.
Além disso, outros malefícios são preocupantes, como poluição sonora, enorme gasto de água e energia, emissão de gases de efeito estufa, entre outros.
Nesse sentido, a construção civil modular se mostra um modelo bem mais sustentável, pois resulta em menos desperdício, uso de matéria-prima e impacto na natureza.
Construção modular e tecnologia BIM são o futuro da construção civil
A tendência é a construção civil seguir um rumo mais ágil, inovador e ecológico.
Assim sendo, a união entre a construção modular e a tecnologia BIM — Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção em português — torna os projetos cada vez mais eficientes, visto que, enquanto a BIM integra os processos da obra e une os profissionais envolvidos no projeto, o sistema modular atua trazendo mais velocidade e otimização para o processo.
Lafaete é referência em construção modular no Brasil
A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.
Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.
Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que concilia as nossas soluções com as necessidades de cada cliente.