A construção de alvenaria é um dos sistemas construtivos mais conhecidos ao redor do mundo. Por ser um método praticado em muitas empresas, a alvenaria possibilita a estruturação de casas, prédios e outros tipos de empreendimentos de forma satisfatória.
Mas, com o avanço da tecnologia no setor civil, outros métodos foram sendo incorporados, tornando as construções mais diversificadas. Estamos nos referindo aos sistemas modulares, que buscam realizar processos mais sustentáveis e rápidos.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a construção de alvenaria e mostrar a você algumas diferenças entre ela e a construção modular. Vamos lá!
O que é uma construção de alvenaria?
Construção de alvenaria é um método que utiliza nas suas estruturas materiais como tijolos, pedras ou blocos unidos por argamassa.
Esse conceito é usado na construção civil para definir a etapa na qual os conjuntos de blocos são conectados de forma horizontal, por meio de algum método de fixação.
Atualmente, com o desenvolvimento de técnicas mais modernas, é possível encontrar construções de alvenaria que não utilizam a argamassa para conectar os blocos. Contudo, o convencional é que ela seja usada.
As principais características da construção de alvenaria são:
- possibilitar segurança às pessoas que forem ocupar a estrutura de alvenaria;
- promover maior resistência contra a pressão e o vento;
- evitar infiltrações de água da chuva;
- desenvolver o isolamento acústico e térmico;
- servir de base para revestimentos;
- facilitar a logística de materiais que forem destinados à obra durante a construção.
Por ser de fácil execução, a construção de alvenaria ainda possibilita o envolvimento de trabalhadores da localidade. Ou seja, ela aumenta a possibilidade de geração de trabalho.
Vale salientar que, embora novas formas construtivas estejam ganhando destaque, a alvenaria ainda é muito relevante dentro da construção civil.
Por exemplo, nos casos das pequenas residências, esse método pode ser altamente eficiente, diferentemente dos prédios industriais, em que os pré-moldados podem se encaixar perfeitamente.
A alvenaria ainda oferece uma redução significativa dos custos que envolvem a elaboração de plantas residenciais, já que o processo de construção não ocorre em escala industrial. A seguir, entenda quais são os tipos de alvenaria que existem.
Principais tipos de alvenaria
Os principais tipos de alvenaria são:
Alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, tem como função dar à edificação mais estabilidade e sustentá-la. Sendo assim, os tijolos ou blocos cerâmicos irão manter a estrutura de pé.
Nesse caso, o alicerce é feito com materiais resistentes, com capacidade de suportar o peso total da construção, em vez de pilares e vigas. Por esse motivo, é tão complicado realizar modificações na sua arquitetura. Contudo, a alvenaria estrutural é considerada rápida de ser executada e econômica.
Alvenaria de vedação
Esse tipo de alvenaria tem como função vedar e ainda separar os espaços de uma construção. Também conhecida como alvenaria convencional, ela utiliza pilares, vigas e estruturas metálicas para sustentar o próprio peso e o das janelas e portas.
Esse método é mais custoso e pode levar mais tempo para ser finalizado, pois pode ser necessário desmontar fôrmas, montar, concretar e curar. Em contrapartida, ele é mais flexível quando se trata da questão estética e possibilidade de reformas futuras.
Alvenaria de embasamento
A alvenaria de embasamento é utilizada para regularizar o nível do terreno, sobretudo em locais com declive ou aclive. Ela fica sobre as vigas baldrame, na base da edificação.
Esse tipo fica em contato com o solo, por isso, o ideal é que sejam utilizados tijolos maciços em sua estrutura.
Alvenaria ecológica
Já a alvenaria ecológica tem como objetivo buscar soluções mais sustentáveis para as edificações. Por esse motivo, ela utiliza materiais reutilizáveis e blocos ecológicos, construídos a partir de:
- pneus;
- garrafas PET;
- materiais de construção e resíduos de usinas siderúrgicas;
- pó de mármore.
Agora que você já sabe o que é alvenaria, confira também as características da construção modular e compare os dois métodos.
Construção modular: um formato que veio para ficar
A construção modular é um método utilizado na construção civil que tem como base a padronização dos módulos que serão utilizados para construir casas, prédios e outros empreendimentos.
Esses módulos são desenvolvidos anteriormente em fábricas especializadas e levados, de forma segura, aos canteiros de obras para serem montados.
Essa metodologia tem como características:
- fluidez durante a montagem;
- custo-benefício agregado;
- aumento da produtividade;
- previsibilidade;
- rapidez;
- redução do lixo gerado;
- sustentabilidade;
- etc.
É por esses e outros motivos que a construção modular vem se tornando uma tendência em países de todo o mundo e transformando tudo o que se sabe sobre construção.
Vantagens da construção modular em relação à construção de alvenaria
As vantagens da construção modular em relação à construção de alvenaria são:
Previsibilidade
A construção modular utiliza tecnologias nas quais é possível prever o tempo de execução da obra, bem como os materiais que serão utilizados e a mão de obra. Em comparação ao método de alvenaria, ele costuma ser mais rápido e produtivo.
Flexibilidade e leveza
As estruturas modulares são consideradas mais leves do que as convencionais, sem perder a qualidade. Além disso, esse método possibilita a flexibilização de ambientes e personalização de acordo com as necessidades do cliente.
Durabilidade
Os materiais usados na elaboração dos módulos apresentam alto padrão de qualidade e oferecem às estruturas dos empreendimentos maior durabilidade e segurança. Isso reflete também na redução da necessidade de manutenção constante.
Melhor custo
O custo-benefício associado a uma obra de construção modular é muito mais interessante, já que ela oferece diversas possibilidades. Ou seja, é possível investir inicialmente em espaços inovadores e encontrar na edificação espaços com sistemas de economia de água e energia, o que impacta a diminuição das contas do morador.
Sustentabilidade
Por fim, a sustentabilidade é um dos principais motivos para investir na construção modular. Há uma redução dos materiais utilizados na obra, bem como a diminuição da geração de lixo e entulho, entre outros pormenores.
Lafaete: soluções em módulos para o seu projeto
A Lafaete é uma empresa especialista em soluções modulares, serviços de alvenaria, entre outros produtos. Nos seus mais de 50 anos de história, é possível encontrar uma longa trajetória de sucesso e empreendimentos feitos exclusivamente para os clientes mais exigentes.
Quer construir um projeto inovador? Entre em contato com a Lafaete e peça um orçamento agora mesmo.