No século XXI, arquitetura e sustentabilidade andam lado a lado. As novas formas de morar e construir incluem não somente a busca por bem-estar e conforto, mas também o compromisso com o meio ambiente e a preocupação em contribuir para um planeta mais saudável. É nesse cenário que os containers ganham uma nova função.
As estruturas modulares ou containers surgiram para mudar a forma como diversas construções são feitas.
Veja, a seguir, o que é um container, quais são os tipos, as principais diferenças entre containers e módulos habitacionais e seus principais benefícios.
O QUE É UM CONTAINER?
Conhecido também como container marítimo, o container é uma caixa construída em aço ou alumínio com o objetivo de transportar grandes e pesadas cargas por vários modais: marítimo, terrestre e aéreo.
Pensando no desgaste marítimo e nos diversos reúsos desse material, os containers são fabricados com ótima qualidade, resistência e grande durabilidade, tendo em média cem anos de vida útil fora do mercado náutico.
HISTÓRIA DO CONTAINER
Nada melhor do que começarmos pela história do container! Vamos descobrir como e por que essa estrutura se tornou tão popular para diversos tipos de negócios? Acompanhe.
Durante séculos de comércio internacional, nenhuma nação havia conseguido ainda criar uma forma de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga nem de evitar as enormes perdas no transporte com quebras, deteriorações e desvios de mercadorias.
Em meados de 1830, vários países da Europa usavam grandes caixas de transporte para transferir mercadorias de um lugar para outro, sendo o Reino Unido pioneiro no uso dessas caixas.
Usavam cerca de quatro caixas por caminhão, para transportar carvão das colinas de Lancashire até Liverpool, que era transferido para carrinhos menores conduzidos por cavalos
Somente em 1937, o americano Malcom McLean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, teve a ideia, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios.
Na época, essas caixas eram uma grande estrutura de aço com portas de madeira e até telhados, o que hoje conhecemos como o embrião dos primeiros containers.
Após inúmeras experiências nos Estados Unidos, prejudicadas pelo período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), somente em 1966 McLean se aventurou na área internacional, enviando um navio porta-contentores para a Europa.
Assim, em 5 de maio de 1966, chegava ao maior porto do mundo, Roterdão, nos Países Baixos, o cargueiro adaptado SS Fairland, da Sea Land, que ali descarregou 50 caixas.
Como não havia equipamento apropriado, o desembarque foi feito com o próprio guindaste do navio, outra criação de McLean.
Naquela época, um verdadeiro exército de nove mil estivadores trabalhava no grande porto holandês, vinculados a 25 empresas de serviço.
MODERNIZAÇÃO DO CONTAINER
Antevendo a revolução que ocorreria no transporte marítimo, o diretor do porto, Frans Posthuma, conseguiu a exclusividade para receber os containers destinados à Europa, comprometendo-se a preparar um terminal especializado para desembarcá-los.
Logo depois, em 1967, cinco das empresas estivadoras que operavam no porto de Roterdão criaram a ECT, com apenas 208 empregados, para atender ao crescente movimento de carga e descarga de containers.
Após algum tempo, um grupo de arquitetos ingleses percebeu que os módulos eram descartados pelas transportadoras após oito anos de atividade.
Verificaram a composição do material e viram que os containers poderiam ser extremamente funcionais para construções, já que, por serem feitos de aço, são muito resistentes, porém leves o bastante para serem transportados de um lugar para outro.
A ideia deu certo e ganhou adeptos não apenas na Inglaterra, mas em todo o planeta. No Brasil, casas e empresas containers começaram a ser construídas na última década. Mas foi no começo dos anos 2000 que receberam um novo uso. Veremos adiante!
TIPOS DE CONTAINER
- Dry Box
- Container HC ou High Cube
- Container com Carregamento Lateral
- Container Abertura de Topo
- Open Top
- Containers Isolantes
- Containers Refrigerados
- Container Bulk
- Container Flat Rack
- Container Tanque
- Coberta Marítima
- High-Cube
Antes de falarmos sobre os diversos tipos, que tal tirarmos uma dúvida muito comum: o correto é container ou contêiner?
A diferença basicamente é apenas de grafia. Enquanto container é a grafia da versão em inglês da palavra, contêiner, com “e” e acento circunflexo, é a versão no nosso idioma. O importante é saber que as duas formas estão corretas!
Agora que você já conhece um pouco da história dos containers e a diferença das grafias, que tal conhecer mais sobre os diversos tipos que existem?
CARREGAMENTO FINAL, INCLUSÃO COMPLETA – DRY BOX
Esse é o tipo de container básico intermodal, aquele que tem grandes portas. Acomodável para cargas gerais, não requer nenhum tipo de controle de meio ambiente quando está em rota.
Geralmente é usado para cargas gerais secas, como alimentos, roupas, móveis etc. Pode ser equipado com portas ventiladas também nas laterais, de forma que possa ser usado para cargas geradoras de calor, que requerem proteção contra avarias de condensação (sudação).
Versões com ventilação de ar elétrica também estão disponíveis. Esses ventiladores são normalmente encaixados com defletores para prevenir a entrada de água de chuva ou do mar, como no dry box (caixa seca). É usado para cacau, café e cana-de-açúcar.
CONTAINER HC OU HIGH CUBE
Em termos de estrutura, o container HC ou High Cube é muito semelhante ao container dry, apresentando como mudança principalmente a altura: os modelos de container High Cube geralmente são 30 cm mais altos que os containers dry, por isso é comum que sejam muito utilizados em situações que envolvam a necessidade de refrigeração, já que às vezes o objetivo é a habitação de pessoas.
Por ser mais alto, ele apresenta a vantagem para alocação da estrutura necessária para refrigeração e oferece mais espaço para projetos arquitetônicos personalizados.
Por conta disso, esse tipo de container é o mais indicado para se desenvolver casas, escritórios ou outros projetos voltados para habitação.
CONTAINER COM CARREGAMENTO LATERAL, INCLUSÃO COMPLETA
Esse container é equipado com porta lateral para uso em acondicionamento em descarga em locais onde não seja prático o uso de portas finais ou quando o container necessita permanecer nos trilhos enquanto é carregado ou descarregado.
CONTAINER ABERTURA DE TOPO – OPEN TOP
Esse tipo é muito usado para o transporte de materiais pesados ou de itens para os quais o carregamento ou descarregamento da carga pelas portas finais e laterais seja impraticável.
Como uma espécie de semirreboque, a maioria dos open top é equipada com cobertura de tecido e segue o mesmo padrão de tamanho dos tipo dry.
CONTAINERS ISOLANTES
São ideais para cargas que não podem ser expostas a mudanças rápidas e bruscas de temperatura, tendo disponíveis as versões ventiladas e não ventiladas.
Algumas transportadoras oferecem containers com sistema de aquecimento para uso especial.
CONTAINERS REFRIGERADOS
Os refrigerados são isolantes e equipados com sistema de refrigeração embutido, que é gerado por conexões elétricas diretas ou por geradores a gasolina ou a diesel.
Esse container é ideal para cargas que precisam “respirar”, o que não quer dizer necessariamente que sejam cargas vivas.
É usado primariamente para alimentos ou outros artigos que requerem temperatura controlada de meio ambiente.
A estrutura é a mesma de um container dry, porém no teto e nas laterais existem pequenas aberturas para entrada e saída de ar, fazendo com que a carga seja ventilada.
Geralmente, esse tipo de container é utilizado para produtos como café, cacau, sementes, cebola e outros produtos semelhantes.
CONTAINER BULK
O container bulk ou graneleiro também segue a estrutura de um container dry, porém, como é projetado para cargas a granel, ele tem aberturas e escotilhas para carregamento e descarregamento de cargas.
São containers ideais para cargas de sementes, grãos, areia ou pedras pequenas, podendo ser facilmente transportados de um lugar para outro.
CONTAINER FLAT RACK
Se você vir esse tipo de container, provavelmente vai ficar em dúvida se é mesmo um container ou não.
O Flat Rack é uma mistura de Open Top e Open Side, ou seja, ele é aberto no teto e nas laterais, tendo apenas o piso e as cabeceiras em cada extremidade.
Esse container é muito comum para cargas que extrapolam os limites de altura e largura de um container padrão.
São muito utilizados para transporte de grandes peças, maquinários agrícolas e da construção civil.
CONTAINER TANQUE
Esse tipo de container é utilizado para o transporte de líquidos, gases, alimentos e até mesmo produtos químicos. Geralmente é construído de acordo com os padrões ISO, tornando-o adequado para diferentes modos de transporte.
Todos os tipos de produtos perigosos e não perigosos podem ser transportados em containers tanque. No caso de produtos perigosos, gasosos ou líquidos, a carga é realizada por uma pequena abertura que geralmente se localiza no topo ou na parte traseira do tanque.
A essa abertura é conectada uma mangueira, por onde o produto é movido até atingir a capacidade total do tanque. O tanque é um recipiente de aço inoxidável, totalmente lacrado, rodeado por um isolamento e uma camada protetora de poliuretano e alumínio. Essa parte é acoplada no meio de uma estrutura de aço.
Essa estrutura metálica em geral é construída de acordo com os padrões ISO e tem 6,85 m de comprimento, 2,40 m de largura e 2,40 m de altura. O conteúdo do tanque varia de 17.500 a 26.000 L. Há tanques menores e maiores, que geralmente têm um tamanho diferente do padrão ISO.
A maioria desses containers é de propriedade de operadoras e empresas de leasing. Esse é um dos tipos mais difíceis de monitoramento, pois depende dos produtos químicos transportados.
Os containers tanque são de liga 304 e 316 L, geralmente são revestidos por alumínio ou fibra de vidro, com isolamento de lã de rocha ou vidro, ou seja, têm estrutura mais complexa e reforçada para evitar acidentes graves.
COBERTA MARÍTIMA
Container de topo aberto experimental desenvolvido pela empresa Marad e a Marinha Americana.
Esse modelo foi projetado para ser adaptado a navios cargueiros ou para transporte de equipamentos pesados fora de tamanho (principalmente militares).
A construção do piso work-through (que é para ser aberta por uma manivela própria) pode reduzir o tempo de descarregamento e espaço de armazenamento do píer, desde que os containers não necessitem ser removidos da destinação.
HIGH-CUBE
Estes containers são usados para cargas de alto volume e baixo peso. É possível também aumentar sua área cúbica. Os containers high-cube têm 2,89 m de altura e no máximo 12 m de comprimento.
NOVOS USOS DO CONTAINER
Você sabia que existem todos esses tipos de container? Agora que você já conhece os vários tipos de containers e suas funcionalidades, vamos apresentar as possibilidades de construção utilizando essas estruturas versáteis.
As estruturas modulares ou containers surgiram para mudar como diversas construções são feitas. Mas você sabe por que o uso de container se tornou uma tendência para vários tipos de negócio?
Sempre prezando pela qualidade e pelo conforto e evitando acúmulos e desperdícios, as vantagens do modelo de construção são muitas e vão desde menor custo e baixo impacto ambiental até durabilidade e mobilidade.
A própria opção pelo reaproveitamento do container já inicia o pacote: a estrutura reduz os gastos com outras matérias-primas, como areia, tijolos, cimento e ferro.
A diminuição do uso desses elementos proporciona uma obra limpa e seca, sem necessidade de elevado consumo de água. Com isso, o custo da construção diminui entre 20 e 40% em relação a uma casa de alvenaria do mesmo tamanho e com os mesmos acabamentos.
A casa container, por exemplo, fomenta um novo ideal de sustentabilidade, que ultrapassa o âmbito da preocupação com a natureza e alcança um moderno modelo imaginário de vida.
VANTAGENS DO USO DE CONTAINER PARA CONSTRUÇÃO
Além da preocupação financeira, as construções com containers valorizam a estética industrial, ou seja, a utilização apenas do que é realmente necessário.
Outra vantagem é que a execução chega a ser até cinco vezes mais rápida. De um dia para o outro, os módulos são instalados, e existe ainda a possibilidade de mobilidade.
Para essas construções, não é necessário comprar um terreno para instalar o container: como a habitação é de fácil transporte, o imóvel pode ser alugado.
A construção também é interpretada como temporária pela maior parte das prefeituras no Brasil, o que acelera o processo de aprovação da obra.
O tamanho do edifício também é considerado uma vantagem, pois pode variar de acordo com a necessidade de cada cliente. Como são padronizados internacionalmente, existem dois tamanhos de containers: os menores, de 20 pés (2,45 m x 2,60 m x 6 m), e os maiores, de 40 pés (2,45 x 2,90 m x 12 m). Os módulos podem ser acoplados de diferentes maneiras e receber os mais variados revestimentos.
Para quem deseja empreender, isso é ainda mais importante.
Nos últimos anos, cresceu o número de quem deseja abrir uma pequena ou média empresa e que busca essa solução como uma forma de colocar uma boa ideia e seu plano de negócios em prática.
Para compreender como funciona a construção ou a locação de módulos de containers, o primeiro ponto é entender a diferença entre container e módulo habitacional. Continue lendo para saber mais!
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CONTAINER E MÓDULO HABITACIONAL?
O módulo habitacional tem uma característica mais flexível. Pode ser facilmente adaptado a projetos, montado e desmontado no local, engloba acabamentos mais refinados com painéis termoacústicos, layout personalizado, chapas texturizadas e galvanização.
Os módulos habitacionais são ideais para projetos personalizados, como residências, salas de aula, laboratórios, entre outros.
Já os containers marítimos são indicados para locais que necessitam de maior resistência, como canteiros de obras e ambientes pesados da construção civil, podendo ser adaptados também a moradias.
Ambas as opções podem ser conservadas em bom estado durante vinte anos ou mais; para isso, é claro, é necessária manutenção em tempo regular das instalações elétricas, hidráulicas e pintura da estrutura.
Além disso, as duas opções têm infinitas possibilidades de uso. Geralmente os projetos em containers são utilizados em:
- depósitos
- ambientes em canteiro de obras
Já os módulos habitacionais comumente são utilizados em:
- restaurantes, bares, lojas, lanchonetes, refeitórios etc.
- pequenos, médio e grandes empreendimentos habitacionais
- cozinhas
- banheiros
- vestiários
- hotéis
- escolas
- e muito mais
A exemplo das diversas possibilidades dos módulos habitacionais, temos a Onii e o novo Centro de Treinamento do Vasco da Gama, que foram projetos desenvolvidos pela Lafaete em conjunto com a CMC.
Onii
A Onii é uma startup que oferece o modelo de autoatendimento em conveniência. Ela é feita em módulo container e impressiona a todos pela sua inovação, unida à segurança e à praticidade.
É basicamente um balcão de autosserviço, feito em construção modular, onde o cliente consegue solicitar serviços e realizar o pagamento das compras sem a necessidade de atendentes.
Centro de Treinamento do Vasco da Gama
O Centro de Treinamento é um dos lugares mais importantes de um time, pois é o local onde são realizadas as estratégias, surgem os novos talentos e os jogadores convivem quase diariamente.
Financiado pela própria torcida do time, o novo CT do Vasco da Gama foi montado para oferecer conforto, segurança e modernidade a todos.
O projeto, realizado pela Lafaete com apoio da CMC, conta com seis campos de futebol, sala de imprensa, salas de fisioterapia, vestiário, academia, departamento médico e toda a estrutura de que um Centro de Treinamento precisa.
Muito interessante, né? Agora, veja alguns benefícios.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PROJETOS DE CONTAINERS?
Nos últimos anos, os modelos de construção civil têm sido cada vez mais criativos e diversificados, buscando atrelar soluções construtivas à qualidade do empreendimento, à sustentabilidade e ao custo-benefício.
Baseado nisso, os projetos realizados em módulos habitacionais permitem construções alternativas de acordo com projetos personalizados, pensados exclusivamente para o que é desejado.
Essas unidades habitacionais deixaram de ser apenas instalações de uso provisório para se tornarem instalações fixas e duradouras.
Empreendimentos comerciais ou industriais, banheiros, residências, cozinhas industriais e estruturas para eventos de diferentes portes fazem parte das soluções entregues.
O crescimento desses projetos no Brasil, principalmente na região de São Paulo, mostra que a tendência está cada vez mais estável.
A mobilidade das construções permite menor tempo de produção e implantação, reduzindo custos por dispensar o uso de matérias-primas tradicionais, ou seja, uma maior conscientização na escolha de materiais reaproveitáveis e recicláveis.
Por consequência, não ocorre o desperdício de materiais, e o uso de água é reduzido, atrelando os benefícios à sustentabilidade.
Em resumo, você ganha tempo, por conta da agilidade no processo de implementação dos módulos, e zera o desperdício de matérias-primas no canteiro de obras.
Entretanto, mesmo com tantos benefícios, existem alguns mitos que pairam sobre as construções modulares, como a dificuldade de realizar instalações hidráulicas e elétricas, o que não é verdade. Hoje, com as ferramentas BIM, é possível visualizar e avaliar as instalações, o que auxilia, ainda, na identificação de medidas mais rentáveis.
Outro mito muito difundido é com relação ao tamanho dos containers ou seu formato entretanto, existem diversos modelos de container, como Bulk, HC ou High Cube, Isolante, Dry Box, entre muitos outros.
Com relação à dimensão, mesmo que não sejam tão fáceis de adaptar quanto os módulos, os containers não têm limites de tamanho, já que as adaptações podem incluir a quantidade necessária para a satisfação do cliente. Podem ser 1, dez, cem ou, até mesmo, mil containers.
VOCÊ SABE QUANTO CUSTA UM CONTAINER?
É muito comum que gestores de obras ou organizadores de eventos façam perguntas sobre containers à venda, afinal esse item é muito utilizado, tanto em construções quanto em feiras e convenções para montagem de stands.
Se você é um desses profissionais que mencionamos, com certeza deve pesquisar por um bom tempo um container que seja de qualidade e que exija um investimento acessível.
Mas qual a faixa de preço de um container?
A verdade é que não há um valor exato. Ele varia de acordo com o modelo e as características que você deseja.
PLANEJANDO COMPRAR UM CONTAINER?
A compra de container é um opção interessante, tanto para negócios que irão usá-lo frequentemente quanto para os que irão utilizá-lo vez ou outra.
O seu negócio é lanchonete, restaurante, barzinho, barbearia ou semelhante e vai ser instalado em um container? Ou sua empresa tem maquinário e equipamentos importantes para armazenar?
Conforme apresentamos, você já sabe que pode investir seguramente nessa opção, graças à durabilidade, à praticidade e ao conceito de modernidade que esse tipo de estrutura agrega ao seu negócio.
Sua empresa utiliza os containers em ocasiões pontuais, como eventos e exposições, e por isso você não tem certeza se é uma boa opção comprar um container?
Caso você possa guardar essa estrutura em algum espaço, o investimento na compra vale muito.
Mesmo que esse espaço não exista, você pode alugar a estrutura para outras empresas nos períodos do ano em que ela não estiver sendo utilizada.
Ou seja, o container não vai ser uma despesa, mas sim uma possibilidade de gerar renda extra para o seu negócio.
Se em algum momento você desistir de usar o container e quiser vendê-lo, esse é um tipo de material que, se bem conservado, não desvaloriza e pode ser vendido a preço de mercado em qualquer tempo.
LOCAÇÃO DE CONTAINER: VALE A PENA?
A resposta é: depende do seu negócio. Qual a demanda da sua empresa para o uso de estruturas modulares?
Decidir sobre a compra ou locação de um container depende de muitas condições particulares ao seu negócio.
Conforme apresentamos em outro post aqui no blog, se sua empresa tem um espaço para guardar os containers quando eles não estiverem em uso, ponto a favor da compra. Se não, ponto a favor da locação.
A frequência com que o seu negócio faz uso desse tipo de estrutura é determinante também: se o container vai ser utilizado em um evento pontual e não vai ser reutilizado pouco tempo depois, ponto para a locação.
Como você pôde ver com os exemplos, a escolha pela locação ou compra deve ser feita de acordo com uma análise bem realista da situação do seu empreendimento.
CASA CONTAINER
Já vimos que surgem cada dia mais novas formas de morar, e uma das mais desejadas atualmente é a casa container. Se comparada com a construção tradicional, de alvenaria, ela é mais barata, mais rápida e, claro, mais sustentável. Esses são três pontos que pesam muito a favor da popularidade das casas container no Brasil.
E, se você acha que a casa container precisa, necessariamente, ter um formato pré-determinado, saiba que ela é mais versátil do que parece.
É possível usar apenas um container ou mais de um, unindo-os lado a lado ou empilhando-os. Além disso, você pode usar construção comum ou mesmo outros materiais, como a madeira e o vidro, para deixar a aparência ainda mais personalizada.
É POSSÍVEL FAZER CONSTRUÇÕES DE VÁRIOS ANDARES COM CONTAINERS
Até aqui está gostando do que está lendo?
Então, prepare-se para descobrir tudo o que precisa sobre a casa container e motive-se com as imagens que selecionamos para inspirar o seu projeto.
A casa container é feita com uma estrutura metálica, de aço, rígida e resistente. Essa estrutura, originalmente é usada para transportar cargas, agora ganhou novas utilidades, como demonstramos anteriormente.
Os projetos de casas containers podem ser feitos com os diversos tipos de containers existentes, mas os mais indicados são o standard e o high cube. Os primeiros são os mais comuns, usados para cargas gerais, e os outros são mais altos.
Existem também os containers dry, que são mais básicos, e os refeer, que são refrigerados e contam com um motor próprio que os mantêm em temperaturas entre -25º C e 25º C.
Se você optar por fazer sua casa container com containers usados, verifique o estado deles e o que já transportaram. Caso já tenham transportado material tóxico, o ideal é não usá-los.
Porém, se eles estiverem com ferrugem, é fácil solucionar: basta lixar e passar uma tinta ou impermeabilizante.
ATENÇÃO AO SEU PROJETO DE CASA CONTAINER
Existem, basicamente, dois comprimentos de container, 6 ou 12 m, e ambos têm aproximadamente 2,5 m de largura. Por isso, para fazer projetos de casas containers, é necessário que o terreno tenha no mínimo essa medida somada às distâncias estabelecidas legalmente entre vizinhos, para calçadas e outras.
Para fazer a sua casa container, você vai precisar contratar um profissional ou uma empresa especialista para realizar o projeto, pois você precisará que este seja aprovado na prefeitura. Afinal, uma edificação como uma construção normal e deve ser registrada normalmente.
Além disso, outro ponto ao qual você deve dar muita atenção quando for fazer sua casa container é a facilidade de acesso ao terreno. Isso porque os containers são transportados por caminhões e descarregados por guindaste.
A fiação de energia elétrica e telefonia também pode atrapalhar, sendo necessário solicitar o desligamento temporário da rede e a retirada dos fios para fazer a instalação.
Entretanto, terrenos em declive não são problema para casas feitas de container. É claro que serão necessários mais cálculos para garantir a segurança e talvez a construção de estruturas para dar equilíbrio, mas nada que impeça a instalação.
ADAPTE A SUA CASA CONTAINER
Por ser feita de aço, a casa container é muito suscetível ao calor e ao frio, por isso é indispensável investir em revestimento térmico, como lã de pet, lã de vidro ou lã de rocha.
Para deixar ainda mais aconchegante, o projeto deve também levar em conta a posição solar e contar com planejamento de aberturas para a circulação de ar.
O ar moderno, diferente, ousado e jovem da casa container foi o que a tornou objeto de desejo de muita gente.
Em seu interior dá para fazer o que os moradores quiserem, mantendo a estrutura original e deixando um estilo industrial ou adaptando para parecer com uma casa “normal”.
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RESTAURANTE 3T FIT
O ator e apresentador Felipe Titto inaugurou em São Paulo, há um ano, o restaurante de comida saudável 3T Fit.
Optando por uma estrutura mais moderna, o apresentador recorreu aos projetos de módulos habitacionais em containers da equipe Lafaete.
Além da estrutura metálica, o estabelecimento tem uma cozinha industrial fabricada nesse mesmo segmento, proporcionando aos clientes uma experiência diferenciada.
LOJA DECAMERON
A Loja Decameron, situada na capital de São Paulo, foi idealizada por Marcio Kogan, arquiteto brasileiro. A estrutura é composta de seis containers, realizada com o objetivo de ser construída de forma rápida, econômica e sem retirar as árvores existentes no local.
Além das características citadas, a obra é parcialmente desmontável, permitindo relocação.
O empreendimento comercial conquistou duas vezes o IF Award.
CASA DA ARQUITETA CARLA DADAZIO
O objetivo do projeto da arquiteta Carla Dadazio era morar e trabalhar no mesmo lugar; por isso, construiu, na cidade de Valinhos, em São Paulo, sua casa/escritório utilizando dois containers posicionados um sobre o outro.
O escritório fica no piso térreo, conta com dois lavabos, sala de reunião, recepção e sala privada da arquiteta. No pavimento superior, as divisórias estendem-se por sala de jantar, cozinha, quarto de hóspedes, banheiro e dormitório principal.
ESCOLA CONTAINER
Idealizada para um quadro do programa Caldeirão do Hulk, nós, da Lafaete, por intermédio da CMC, a nossa fábrica modular, criamos a escola feita com container, que representa muito bem as vantagens e a personalização dos módulos habitacionais.
O resultado, como você pode perceber, é um espaço confortável, amplo e bem estruturado. E o melhor de tudo: é mais barato que a construção tradicional de alvenaria.
CASA DA ARQUITETA CRISTINA MENEZES
Localizada em Belo Horizonte, a arquiteta Cristina Menezes desenvolveu um espaço de 30 m² divididos em cozinha, sala de estar, banheiro, quarto, sala de jantar e escritório.
Para atribuir ao espaço um clima mais aconchegante, usou madeira do tipo ipê para os acabamentos e iluminação LED, modernizando a smart house.
Gostou dessas ideias? Outros cinco projetos com container você pode conferir aqui!
Ficou animado para começar seu empreendimento ou sua nova casa com container?
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A Lafaete tem como missão prezar pela qualidade e satisfação dos nossos clientes, por isso estamos há 45 anos no mercado oferecendo soluções em venda e locação de módulos habitacionais, containers, construção em estrutura metálica e serviços de locação de equipamentos e maquinários.
Contamos também com a CMC, nossa fábrica modular responsável por projetar e construir os módulos habitacionais e as estruturas metálicas modulares industrializadas, como o steel frame e o GMTA.
Nossos produtos atendem a todas as necessidades de viabilização do seu projeto. Estamos presentes na capital mineira e em mais nove estados do país. Entre em contato conosco.
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