Desde a Revolução Industrial, a tecnologia não para de se desenvolver e produzir aplicações que facilitam a vida do usuário, como é o caso da cozinha 4.0.
Com a automação, a robotização e a internet das coisas (IoT), o ambiente gastronômico ganha mais eficiência, economia e segurança.
Assim, é possível, por exemplo, assar um frango em 20 minutos, ver o que tem na geladeira pelo celular e comandar os eletrodomésticos por voz. Incrível, não é?
Se você também está interessado em saber mais sobre essas novas tecnologias na cozinha, continue lendo este artigo que detalharemos tudo sobre a tecnologia na cozinha industrial. Boa leitura!
O que é a cozinha 4.0?
O termo se refere ao conceito de Indústria 4.0, ou também chamada Quarta Revolução Industrial, em que se implementam inteligência artificial, robótica, nuvem e internet das coisas nas fábricas.
Portanto, a cozinha 4.0 é um modelo de cozinha que tem um grande investimento em tecnologias, trazendo inteligência artificial e automação, antes aplicada apenas na indústria e nos estabelecimentos comerciais e residenciais.
Assim como nas fábricas, isso vem para facilitar e agilizar a vida da sociedade, fazendo as novas geladeiras inteligentes e gerando a redução de custos do gás de cozinha, por exemplo.
Hoje em dia, os equipamentos de culinária já estão bem mais modernos, automatizados e inteligentes se comparados com o passado.
Contudo, com a cozinha 4.0 nasceu a oportunidade de controlar a cozinha remotamente com a IoT, por exemplo.
Quais são os pontos fundamentais de uma cozinha inteligente?
Afinal, o que qualifica uma cozinha como inteligente? Para responder a essa pergunta, é preciso analisar três pontos:
Atenção às necessidades
Uma cozinha inteligente deve, primeiramente, atender àquilo que a empresa precisa.
Não basta apenas ter funções complicadas ou dezenas botões: precisa suprir as necessidades do proprietário.
Facilidade
Depois, deve cumprir a função básica de qualquer tecnologia: facilitar as atividades do dia a dia.
A cozinha inteligente precisa melhorar os processos, tornando-os mais práticos e rápidos.
Viável
Por fim, precisa ser acessível e viável economicamente, além de ser sustentável em longo prazo em relação a manutenções, trocas e reparos.
[Inovação: 7 dicas para montar um negócio em container]
Quais são os benefícios da cozinha 4.0?
A tecnologia trouxe dezenas de benefícios para nossa vida, e no caso da cozinha 4.0 não é diferente.
Ela reúne vantagens como:
Agilidade
Aumentar a eficiência na cozinha não é um processo tão simples quanto parece, afinal é um lugar onde é necessário lidar com elementos relativamente frágeis, como comida e utensílios de vidro e porcelana.
Contudo, com a tecnologia, isso é possível.
Segundo a Exal (Excelência em Alimentação), as empresas chegam a aumentar a produtividade em até 30% com esse modelo de cozinha.
Economia
Se cresce a produtividade, consequentemente aumenta também a economia, afinal o estabelecimento estará produzindo mais com menos recursos. De acordo com a pesquisa citada anteriormente, há uma redução de cerca de 40% na conta de energia.
Além da conta de energia, é possível reduzir a conta de água e outros custos, como o gás.
Isso sem contar que, aumentando a agilidade, é possível produzir mais rápido, entregar depressa, aumentar a satisfação com o cliente e a capacidade de atendimento.
Sustentabilidade
O menor desperdício de matéria-prima ajuda a preservar o meio ambiente; além disso, muitos equipamentos contam com tecnologias que aproveitam os materiais ou reduzem seu consumo.
Segurança
Na cozinha, as pessoas — sobretudo as crianças — estão expostas a vários fatores que podem causar acidentes, como fogo, facas, vidro, entre outros.
Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milhão de brasileiros se queimam por ano, sendo metade deles na cozinha.
Nesse sentido, a tecnologia serve também para prevenir riscos de incidentes e proteger todos ao redor.
Por exemplo, atualmente existem equipamentos que apitam quando há fumaça exalando.
Onde uma cozinha 4.0 pode ser aplicada?
Basicamente, qualquer local que deseje aumentar a sua eficiência pode implementar a cozinha 4.0.
Mas também pode haver aplicações da cozinha 4.0 em cantinas de escolas, cozinhas residenciais, cozinhas container, bares, restaurantes e cozinha da empresa, por exemplo.
Exemplos de tecnologias
Se você ficou ansioso para participar dessa revolução após ler todas essas vantagens, trouxemos algumas das novas tecnologias para cozinha. Conheça:
Geladeira inteligente
As primeiras geladeiras chegaram às casas das pessoas apenas na década de 1910, tornando-se um item indispensável em qualquer residência e passando por centenas de transformações com o tempo.
Hoje, a indústria criou aparelhos com funções surpreendentes, como:
- Comando de voz;
- Câmera interna para ver quando o alimento ficou pronto ou o que tem dentro — evitando gastos com energia ao abrir e fechar toda hora;
- Previsão do tempo;
- Música;
- TV;
- Controle de temperatura pelo celular.
Fogão inteligente
O fogão é outro item que passou por inúmeras transformações ao longo do tempo e agora passa por um processo de digitalização.
Entre as diversas funções implementadas, temos:
- Desligar sozinho quando o prato estiver pronto;
- Controle de temperatura conforme o prato;
- Câmera para acompanhar o preparo do prato;
- Controle de voz multilíngue.
Sem fios
Na cozinha 4.0, além de muita modernização, não há a presença de fios.
Com a criação do Wireless Power Consortium, os eletrodomésticos inteligentes se comunicam entre si e as bancadas são capazes de carregar esses equipamentos.
Cozinha modulada: conheça esse modelo
Enquanto a cozinha planejada é um modelo criado com peças sob medida para encaixar perfeitamente no espaço, a cozinha modular tem medidas preestabelecidas, como módulos, tendo peças que podem ser encaixadas facilmente no ambiente como quebra-cabeças.
A cozinha modular é um tipo de construção moderna que acompanha a rapidez da atualidade, podendo ser montada e desmontada de acordo com as necessidades de cada cliente e ser mudada de lugar várias vezes, uma vez que sua estrutura não é fixa, permitindo adaptações e mudanças em um curto espaço de tempo.
Esse modelo pode ser uma aposta muito interessante para aqueles que não abrem mão da praticidade e modernidade, mas sem gastar muito.
Conheça o programa Cozinha 4.0
A Lafaete é patrocinadora de um reality show voltado para empreendedores de Food Service chamado Cozinha Quatro Ponto Zero. O programa é transmitido pela TV Bandeirantes às 8h30, e está disponível para as regiões metropolitanas de São Paulo. Para o restante do Brasil, é transmitido pelas TVs fechadas NET, Oi, Claro, Vivo, e pelas TVs fechadas via satélite SKY, Vivo e Claro.
O programa com 12 episódios teve estreia no dia 6 de março de 2021 e aborda temas como segurança alimentar e tecnologia, sustentabilidade, controle e gestão e equipamentos. O programa ainda conta com entrevistas exclusivas de empreendedores da área.
Vale a pena conferir.
Quer acompanhar o primeiro episódio? Basta clicar na imagem a seguir.
Conheça a Lafaete
Falando em inovação, a Lafaete está no mercado há mais de 50 anos trazendo equipamentos, materiais e serviços de alta qualidade.
Nossa tecnologia de ponta oferece módulos habitacionais, contêineres, construção em estrutura metálica modular, máquinas e caminhões, consultoria em gestão ambiental, além de soluções complementares.
Fale conosco e conheça nossos serviços.