O desenvolvimento imobiliário é um processo que visa encontrar áreas com potencialidades para investir em imóveis e terrenos, além de ter a responsabilidade de cuidar de todo o processo construtivo dos empreendimentos, desde os seus projetos iniciais até a sua entrega.
Se você busca entender mais como esse segmento funciona, explicaremos a seguir as etapas do desenvolvimento imobiliário, bem como os principais desafios para este ano. Esclarecemos também os benefícios de adotar a construção industrializada nesse setor.
Confira!
O que é desenvolvimento imobiliário
O desenvolvimento imobiliário é um processo que abrange quatro diferentes etapas:
- aquisição do terreno;
- vendas;
- construção;
- entrega do projeto.
O processo se inicia com a identificação de terrenos e prédios com capacidade de gerar novas oportunidades de negócios. Geralmente, essa etapa é a mais demorada e a mais arriscada, por envolver diversas questões.
Pode ser necessário buscar informações técnicas, a exemplo de zoneamento e estudo de viabilidade econômica do imóvel. Após escolher a propriedade em questão, a consultoria de desenvolvimento imobiliário trabalha em torno de soluções para dar retorno ao investimento.
Dessa forma, é feita uma avaliação das condições de mercado, além de elaborar estratégias de marketing e vendas, com o propósito de ampliar as chances de garantir melhores resultados, tanto no setor residencial quanto no comercial.
Em seguida, surgem as etapas de comercialização do empreendimento, as atividades de construção e a transmissão do imóvel.
Quais serão os principais desafios do desenvolvimento imobiliário em 2021?
Em 2020, o mercado de desenvolvimento imobiliário se aqueceu com a queda da taxa de juros e o aumento da procura por incorporadoras que passaram por um processo de abertura de capital. Assim, deixar um imóvel parado em período de aquecimento do mercado se revelou uma perda de oportunidade de ganhos.
Essa tendência continua neste ano, como sugerem os dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). No primeiro trimestre de 2021, os lançamentos de imóveis aumentaram 39% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Já as vendas avançaram 21% no mesmo período de tempo.
Construção industrializada tem sido solução para empreendimentos mais econômicos
Sob outra perspectiva, o segmento de desenvolvimento imobiliário enfrenta o desafio da elevação nos gastos da construção, puxado pelo aumento no custo dos insumos. Para se ter uma ideia, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 15,26% de junho de 2020 a maio deste ano.
Dessa forma, os empreendimentos que empregam a industrialização se ajustam bem a um cenário de aumento no custo da construção civil. Ainda que a alvenaria seja o método construtivo mais utilizado nas obras do país, as construções industrializadas são soluções interessantes para obter agilidade na entrega e diminuição de custos.
Benefícios da construção industrializada
A construção industrializada é uma estratégia que transforma o canteiro de obras em um tipo de linha de montagem. Com isso, são usados sistemas pré-fabricados que são levados para o local da construção já concluídos e aptos para a montagem. Conheça as principais vantagens desse recurso para o desenvolvimento imobiliário.
Otimização do tempo
Esse jeito de construir, em um ambiente controlado, minimiza as chances de atrasos na finalização das obras. Por outro lado, a industrialização também demanda que os projetos sejam mais detalhados do que aqueles utilizados em construções convencionais. Dessa forma, é possível alcançar mais padronização, assim como menos ajustes e improvisos.
Ganho de qualidade
Outro ponto positivo de desenvolver controles mais rigorosos na produção é o ganho de qualidade na execução do projeto. É possível também erguer empreendimentos com matérias-primas selecionadas, para se adequar a parâmetros elevados de construção.
Sustentabilidade
A sustentabilidade na construção é um item que ganha cada vez mais interesse dos compradores. A construção industrializada oferece menos impactos ao meio ambiente por conta da diminuição dos desperdícios e dos resíduos na obra. Ademais, é reduzido o consumo de água e energia.
Menor demanda por mão de obra
Esse tipo de construção também permite que seja empregada uma menor quantidade de colaboradores na equipe. Isso ocorre em razão da garantia de maior eficiência nos métodos construtivos. Do mesmo modo, há redução do uso de maquinários e ferramentas no canteiro de obras.
[Steel Frame: seu telhado com tecnologia e segurança]
Quais são os tipos de construção industrializada?
Agora que você já entendeu os principais benefícios da construção industrializada para o desenvolvimento imobiliário, veja a seguir algumas das modalidades desse método.
Light Steel frame
O light steel frame é um tipo de construção que utiliza estruturas de perfis de aço galvanizado. Ele tem um conceito semelhante ao wood frame, que detalharemos mais adiante. Como resultado, as obras com essa metodologia apresentam uma estrutura mais resistente ao fogo e a ventos fortes.
Uma das principais vantagens desse método é o preço competitivo com que é ofertado para o mercado. Além do mais, as obras em steel frame oferecem agilidade no prazo de entrega e podem dispor de bom isolamento térmico e acústico.
Wood frame
Já o wood frame é um sistema composto de frames de madeira reflorestada. Esse método permite dar até 3 vezes mais rapidez à produção do que a alvenaria, além de reduzir a mão de obra.
Estrutura pré-fabricada de concreto
Outra tecnologia cada vez mais usada em construções industrializadas é a estrutura pré-fabricada de concreto, que podem ser pilares, vigas e lajes de concreto. Esses elementos ainda devem atender às normas técnicas brasileiras.
Conheça as possibilidades de construção industrializada da Lafaete
Há mais de 50 anos no mercado, a Lafaete dispõe de uma linha completa de serviços e produtos de construção industrializada. A empresa oferece venda e locação de módulos habitacionais, containers, construção em estrutura metálica modular, máquinas e caminhões, consultoria em gestão ambiental, além de soluções complementares.
Uma das suas principais preocupações é a adequação às mais rigorosas normas de segurança. Os serviços são executados com excelente padrão de qualidade, incluindo montagem, mobilização, execução e desmobilização de equipamentos.
Com o objetivo de atender bem os clientes, a Lafaete tem presença nacional e atendimento regional, consultivo e personalizado. Ao todo, são mais de 680 profissionais em atuação no Brasil.
A empresa oferece mais de 16.500 equipamentos para locação e conta com 2 unidades fabris próprias. As soluções construtivas da Lafaete atendem a diversas demandas da construção civil, como infraestrutura, eventos, mineração, indústria, comércio e agronegócios.
Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções.