Você sabia que diversas empresas estão começando a utilizar a tecnologia da energia solar em container?
Primeiro, porque é uma fonte de energia renovável. Isso significa que, ao contrário de energias que dependem de recursos limitados no planeta, a energia solar depende apenas da iluminação solar.
Isso faz com que a energia solar seja a mais sustentável entre todas. Diferente das outras, as placas solares não lançam gases tóxicos na atmosfera nem precisam de grandes terrenos livres, como é o caso da energia eólica.
O segundo ponto, é que a energia solar em containers pode reduzir em até 90% a conta de energia. Quem tem um negócio, independente de qual seja, sabe que grande parte do orçamento é destinado para a conta de luz.
Já pensou como seria benéfico utilizar o mesmo tanto de energia que usa hoje, mas gastando muito menos e ainda contribuindo para o meio ambiente?
Se você ficou curioso sobre o uso da energia solar em containers, nós temos a solução!
Nesse post, você vai entender exatamente como funciona a energia solar, quais os benefícios de utilizar esse tipo de energia em containers, onde pode ser aplicado, e a resposta para as suas principais dúvidas sobre o uso da energia solar em containers!
Boa leitura!
Primeiro de tudo: o que é energia solar?
Antes de saber os benefícios e como adquirir um container sustentável equipado com a luz solar, precisamos entender exatamente como funciona essa tecnologia.
A energia solar pode ser definida como toda captação de energia luminosa que tenha como origem o sol. Essa energia, que é absorvida e depois armazenada em placas, pode ser utilizada para diversos fins.
A energia solar pode ser transformada em dois outros tipos: térmica e elétrica.
A ideia é que novas fontes de energia sejam utilizadas para não sobrecarregar os recursos limitados que hoje são utilizados, além de diminuir os impactos causados no meio ambiente.
Agora que você já entendeu o que é a energia solar, deve estar se perguntando como ela é armazenada, certo?
Não é muito complicado. Através de placas solares, a luz é captada e transformada em energia elétrica. Isso acontece porque a energia solar possui um espectro magnético e é justamente isso que será convertido em energia.
Após a captação desse espectro magnético pelas placas, a conversão pode ser feita através de dois processos: o heliotérmico e o fotovoltaico.
Por que a energia solar é uma boa opção?
Embora o Brasil fosse um ótimo candidato para a geração de eletricidade através dos raios solares, 90% da eletricidade aqui gerada, é fornecida pela força das águas, através das hidroelétricas.
A África do Sul, por exemplo, é um dos países que está começando a investir em energias limpas. Apesar da energia solar ainda não ser a sua principal fonte de eletricidade, eles estão se empenhando para isso. A cidade de Georgia possui o primeiro aeroporto da África que é totalmente alimentado por energia solar.
Como falamos no início do texto, a tecnologia dos painéis fotovoltaicos já se desenvolveu a ponto de não ser necessário grandes terrenos para usufruir da energia solar.
Atualmente existem várias propriedades, como casas, construções ou espaços de entretenimento, que podem ter a energia gerada através de placas solares.
Hoje, vamos mostrar os benefícios de ter energia solar em container.
Benefícios da energia solar em container
Alguma vez, andando pela rua, você já viu casas ou até mesmo bares que são construídos dentro de containers?
É muito comum optar pela energia renovável em containers nessas construções, já que, quem decide por esse tipo de moradia, geralmente também está preocupado em buscar novas soluções que vão impactar menos o planeta.
Além da preocupação com a sustentabilidade, outro benefício procurado por quem busca a instalação dessas placas é a redução no valor da conta de luz.
Se você imaginar um container, uma grande estrutura metálica, que fica exposta ao sol durante todo o dia, deve se perguntar como fazer para manter uma temperatura agradável ali, certo?
A resposta é que é necessário fazer a instalação de isolamento térmico, ares-condicionados ou pensar em um número grande de janelas para ajudar na circulação de ar.
Por esse motivo, a energia solar em container tem sido uma ótima opção. Essa tecnologia permite uma grande economia na hora de pagar a conta de luz.
Apesar das placas solares terem um alto custo em sua instalação, o investimento tem retorno em alguns anos. Com a conta de luz a cada ano com valores mais elevados, a estimativa é que o dinheiro seja recuperado em até 8 anos.
Além do fator econômico, para estimular o uso dessa energia pela população, o governo traz alguns incentivos.
Para fugir das crises energéticas, como os apagões recorrentes em 2001, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL elaborou um sistema de compensação para as pessoas que geram eletricidade em sua própria residência.
Funciona da seguinte forma: se a energia gerada pelas placas solares não for consumida totalmente pela propriedade, o restante será injetado na rede elétrica e, posteriormente, abatido do valor total. Se torna uma espécie de crédito.
Conheça como funciona essa regulamentação.
Como faço para instalar energia solar em um container?
Agora que você já entendeu o que é a energia solar e seus benefícios para o planeta e para o bolso, veja como adquirir um container equipado com essa tecnologia e as principais dúvidas na hora de optar pelo uso.
Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que para fazer a instalação de energia limpa em container e garantir bons resultados como os citados ao longo desse post, procure uma empresa que seja habilitada para isso.
Nem sempre o valor mais baixo irá trazer os resultados esperados, ok? Por isso, esse é um dos primeiros aspectos que você deve ficar atento.
Quantas placas são necessárias?
Outra dúvida que pode surgir é acerca da quantidade de placas solares que serão necessárias para o tanto de energia que você consome no seu empreendimento.
Essa pergunta não tem uma resposta exata.
Isso porque cada local consome um tanto de energia que varia consideravelmente a depender de tamanho, área de atuação, quantas vezes por semanas e horas por dia estará em funcionamento.
Por exemplo, se a intenção é ter uma residência habitacional em container, quantas pessoas moram no local? Se a ideia é usar o container como fonte de energia, é preciso averiguar a proporção do local a ser beneficiado e as atividades que serão desenvolvidas ali.
Você já deve ter visto cozinhas industriais dentro de containers, certo? Nesse caso, o número de placas voltaicas terá que ser maior do que o utilizado para uma lanchonete em um container, por exemplo.
As cozinhas industriais precisam de muita resfriação, além de utilizarem muitos equipamentos operacionais, o que quer dizer que demandam muita energia elétrica.
Para saber exatamente quantas placas serão necessárias, tenha em mente a resposta para todas essas perguntas e comunique a empresa que fará a instalação. Assim você garantirá o número correto e sem nenhum imprevisto quando pensar em instalar energia solar em um container.
Quantas horas um container com energia solar pode aguentar?
Isso vai depender muito do modelo e tamanho das placas solares inseridas no container.
Um container com 40 pés equipado com energia solar, por exemplo, é capaz de fornecer energia elétrica por cerca de nove horas por dia.
Outro exemplo é o projeto Clinic In A Can, uma clínica instalada em um container com 40 pés sem fins lucrativos. Nela, é gerado energia elétrica para abastecer três ambientes equipados com ar-condicionado, além da iluminação e dos equipamentos médicos utilizados.
Mas, se a energia solar é produzida a partir da luz do sol, como funciona quando anoitece?
Essa dúvida é muito comum na hora de optar por essa energia. A resposta é que não tem como captar energia solar a noite, por isso, as placas solares vêm equipadas com baterias para armazenar o que foi captado durante o dia e serem utilizadas no período da noite.
Em dias nublados, mesmo com a menor incidência dos raios solares, é possível a captação sem grandes prejuízos. Nos dias nublados, as placas conseguem captar cerca de 40% da radiação solar.
Ao contrário do que muita gente pensa, as placas solares funcionam melhor quando o clima está ameno do que em temperaturas extremamente altas. Portanto, mesmo no inverno, a produção de energia não cessa, ainda que um pouco menos em comparação ao verão.
Quanto tempo de vida tem um painel solar?
Em geral, a energia solar em container costumam ter um tempo de vida entre 25 e 30 anos.
Os fabricantes dizem que há uma perda de eficiência na captação de energia de 0,7% a cada ano. Então, ao chegar aos 25 anos de vida, uma placa fotovoltaica irá produzir cerca de 20% menos de energia.
Com essa idade, ela não vai parar de funcionar, mas é aconselhável a troca, já que terá perdido muito da sua capacidade.
Se você se interessou e ficou com vontade de ter os benefícios da energia solar, entre em contato com a gente para saber mais!
LAFAETE: SOLUÇÕES EM CONTAINER PARA O SEU PROJETO
Interessado em instalar seu negócio em um container ou utilizar essa estrutura para montar os espaços do seu evento? A Lafaete pode te ajudar.
A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas que buscam atender a todas as necessidades das suas atividades.
Nossos containers são de longa durabilidade, produzidos com aço galvanizado, por isso são resistentes ao sol e a chuva. Essa especialidade permite construções ao ar livre sem prejudicar sua funcionalidade a longo prazo.
Além do setor de containers, a Lafaete atua com procedimentos em estruturas metálicas modulares, tendas, sombreadores, geradores e torres de energia e locação de equipamentos.
Temos uma equipe de atendimento que vai te ajudar no que for preciso, por isso entre em contato conosco, conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conta para gente nos comentários!
E não esquece de continuar seguindo o nosso blog para receber mais dicas.