Um profissional da área civil sabe quão importante é a presença de boas máquinas para obras, afinal são elas que irão garantir uma construção eficaz e ágil.
Contudo, nem sempre é fácil escolher esses equipamentos. É comum que muitos profissionais fiquem indecisos na hora de optar quais máquinas atendem melhor às necessidades do projeto ou, ainda, decidir pela compra ou aluguel.
Se você se identificou com o problema, temos uma boa notícia: preparamos um artigo completíssimo que vai tornar a sua decisão mais simples.
Vamos abordar de forma detalhada as características das principais máquinas utilizadas em um canteiro de obras e se é mais vantajoso alugar ou comprar.
Boa leitura!
Quais são as vantagens de alugar máquinas para obras?
Muitos empreendedores ficam em dúvida entre comprar ou alugar máquinas para obras. É preciso saber analisar qual a demanda do negócio e concluir qual opção é a mais econômica e eficaz para a empresa.
Os pontos a serem analisados antes de decidir entre compra ou aluguel das máquinas são orçamento disponível e frequência de uso dos equipamentos, por exemplo.
A seguir, confira os pontos positivos do aluguel de máquinas para obras.
Menor custo
Por mais que a locação de máquinas pesadas envolva altos custos com impostos, comprar todos os equipamentos é um investimento muito maior, ultrapassando facilmente o valor do aluguel das máquinas, sem contar os gastos com as futuras manutenções.
Logo, a melhor saída é custear o aluguel desses equipamentos, o que não compromete tanto o caixa da empresa.
Menos preocupação
Quando um empresário opta pela locação de máquinas pesadas, ele fica isento de preocupações relacionadas à manutenção do equipamento, afinal esta atividade é exercida pela empresa locatária.
Outro motivo importante para optar pela locação de máquinas para obras é: você sempre terá acesso a máquinas atualizadas, pois o mercado está a todo momento lançando produtos com inovações tecnológicas, a fim de oferecer melhor desempenho nas atividades.
Mais agilidade na operação
Na maioria dos casos, o processo de compra de máquinas para obras é cansativo e demasiadamente burocrático, enquanto o contrato para aluguel é feito de forma prática e rápida.
Além disso, quem fica responsável por realizar a logística de transporte das máquinas é a empresa locatária, e não você.
Para saber mais a fundo sobre os benefícios na locação de máquinas pesadas, confira nosso artigo.
Tipos de máquinas pesadas: conheça suas características e aplicações
A seguir, você vai conhecer as especificações de cada uma das máquinas para obras que a Lafaete trabalha.
Trator esteira
Ao escolher o melhor trator esteira para atender suas necessidades, é possível escolher entre dois tipos de sistema de transmissão: hidrostático e mecânico.
Sistema de transmissão hidrostática
Esse sistema se destaca por ter duas bombas de fluxo variável que realizam o estímulo nos motores hidráulicos, responsáveis pelas esteiras.
Por conta desse sistema, o veículo fica capacitado a realizar curvas com ambas as esteiras, além de realizar a contrarrotação, que é o giro em torno do próprio eixo central.
A junção da transmissão hidrostática com o controle eletrônico e a direção hidráulica oferece maior facilidade e precisão no manuseio da máquina.
Sistema de transmissão mecânica
Conhecido por ter variados mecanismos acoplados (conversor de torque, embreagem, dumper etc.), esse sistema aumenta o custo operacional e de manutenção, pois suas peças desgastam facilmente.
Com essa transmissão, o trator não consegue trabalhar com máxima potência, ficando impossibilitado de fazer curvas e contrarrotação.
A máquina pode acoplar três tipos de lâmina: ancinho (ideal para empilhamento de áreas pós-supressão vegetal); KG (auxilia no decepamento e retirada de tocos visíveis no solo); e U (indicada para manejo de material a granel solto).
Por ser muito versátil, o trator esteira pode ser usado para as seguintes atividades:
- terraplanagem;
- empilhamento;
- aterro sanitário;
- limpeza final;
- agricultura.
Com tantas possibilidades de uso, essa máquina para obras aumenta sua produtividade e oferece versatilidade a seus projetos. É uma excelente opção de equipamento, pois:
- otimiza o tempo;
- tem alta capacidade de transporte;
- é fácil de manobrar;
- apresenta maior versatilidade;
- aumenta a produtividade na obra;
- tem precisão de nivelamento do solo.
Para mais informações sobre o trator esteira, leia nosso artigo!
Rolo Compactador
O rolo compactador é uma excelente máquina para obras, muito utilizada para compactar terrenos. O objetivo do seu uso é preparar o solo para os mais diversos tipos de construção.
O compactador de solo é uma máquina que compacta, diminui e comprime vários tipos de terrenos e resíduos produzidos nos serviços de terraplanagem e compactação asfáltica.
Trata-se de uma máquina que pode ser encontrada em 3 tamanhos: pequeno, médio e grande, e seu deslocamento é feito por meio de propulsão própria (autopropelida) ou por um reboque preso a um trator.
Essa preparação do solo torna-o homogêneo para:
- construção de aeroportos;
- construção de aterros sanitários;
- construção de barragens;
- construção de edifícios;
- manutenção de estradas;
- operação tapa-buracos;
- construção de portos;
- construção de represas;
- entre outros.
O uso dessa máquina para obras acelera e dinamiza o dia a dia das construções, diminuindo o trabalho dos operários e gastos com equipamentos.
Conheça agora os tipos de rolo compactador.
Rolo Liso
Também conhecido como single drum ou Rolo Compactador de Cilindro Único Vibratório, esse equipamento é indicado para atividades de terraplanagem ou asfalto.
Rolo Tandem
Seu outro nome é Duplo Cilindro, e é semelhante ao rolo liso, porém o que os diferencia é que o Tandem tem duplo cilindro vibratório e não tem pneus de tração.
Esta última característica o faz ser o melhor para compactação de camadas de asfalto, por não deixar marcas sobre o terreno.
Rolo Pata de Carneiro
Este rolo está disponível em duas versões: uma com cilindro liso e outra com uma capa semelhante ao pé de carneiro (peça encarregada de adicionar as patas à estrutura).
Essa característica torna essa máquina superversátil, o que permite que seu comprador economize ao adquirir uma máquina 2 em 1.
Além de exercer a função de um compactador de solo, o rolo Pata de Carneiro é uma máquina para obras ideal para arejar e secar sedimentos e argilas molhadas, pois suas patas podem ampliar a área de contato e penetrar superficialmente no solo, o que favorece a evaporação do material a ser compactado.
Fique atento à umidade do solo quando for utilizar esse tipo de máquina pesada. O recomendado é que nenhuma atividade seja executada enquanto o solo estiver muito seco ou demasiadamente úmido.
Rolo de Pneus ou Pneumático
Este é um equipamento de construção civil de rolo estático que não produz ondas de choque. Por esse motivo, é indicado para locais onde não é permitido realizar compactação vibratória (por exemplo, pontes e viadutos).
O rolo pneumático costuma ser usado em compactação de solos médios e pequenos e selagem de solos finos ou granulares.
Sua performance deve-se à sua estrutura (os pneus do eixo dianteiro ficam entre os espaços dos pneus do eixo traseiro) e a sua forma de manipulação e pressão, que variam de acordo com o peso do lastro ou a pressão exercida no pneu.
Rolos Combinados
O rolo combinado é indicado para obras menores, a exemplo de pequenos reparos em ciclovias, pequenas reformas em estacionamentos, tapar buracos em ruas etc.
Esta máquina para obras é formada por um cilindro vibratório na parte dianteira e, na parte traseira, por pneus de borracha.
Rolos de Tecnologia Oscilatória de Compactação
Este modelo de rolo compactador, assim como o rolo pneumático, não produz ondas de choque. Entretanto, seu poder de compactação é superior quando comparado aos compactadores com vibração.
A forma com que esses rolos funcionam é a seguinte: sem afastar os cilindros do solo, é gerado um movimento de oscilação, que comprime o solo com maior força.
Para saber mais sobre o rolo compactador, confira nosso artigo.
Motoniveladora
Também conhecida como niveladora de estradas, a motoniveladora é uma excelente máquina para realizar obras em ampla escala.
Ideal para executar serviços de terraplanagem, sua principal característica é a preparação de terreno, oferecendo a possibilidade de criar superfícies inclinadas ou transversais.
Por ser uma máquina pesada, a motoniveladora possui 6 rodas: 4 traseiras, que servem para sustentar o peso do motor e aumentar o torque para laminação do solo, e 2 dianteiras, que auxiliam no controle da direção.
Ela possui também uma lâmina na parte central, e pode ser ajustada na horizontal e vertical, proporcionando variações nos ângulos de acordo com a demanda.
Para saber qual modelo de motoniveladora escolher, é fundamental ter em mente as características do seu projeto e qual delas melhor atende às necessidades. Por exemplo: em caso de terrenos mais densos, você precisa de uma máquina com muita potência.
Conheça algumas das marcas de motoniveladoras oferecidas no mercado.
Case
Muito conhecida por fabricar máquinas com tecnologia máxima e que garantem o aumento da produtividade, a Case oferece um dos modelos mais procurados do mercado: a Motoniveladora 865.
Este modelo, além de possuir eixos com um freio diferenciado nas quatro rodas e bloqueio com acionamento eletro-hidráulico no eixo traseiro, conta com potência bruta de 170 Hp e 15 toneladas de peso operacional.
Ademais, possui também um sistema hidráulico com sensor de carga, válvula de controle com 9 seções e motor 6CT8.3, que reduz o consumo de combustível e emite menos poluentes.
New Holland
A New Holland possui máquinas robustas e com tecnologia de ponta, oferecendo eficiência para obras da construção civil e ambiente rural.
O modelo RG170 tem comando hidráulico com precisão elevada, controle eletrônico, reforço de chassi articulado e, assim como o modelo anterior, consome menos combustível e emite menos poluentes.
Por ser multifuncional, esta motoniveladora garante resolução de grandes demandas e possui capacidade para lâmina de 12 pés, peso operacional de 15 toneladas e potência líquida de 170 Hp.
Caterpillar
Referência no mercado de motoniveladoras, a Caterpillar apresenta a motoniveladora 140K, com cabine projetada para oferecer mais produtividade, já que permite visão nítida do apoio da armação da lâmina e dos pneus em eixos tandem.
Outro ponto positivo é a presença do cronômetro de desligamento em marcha lenta, o que faz com o que motor possa ser desligado após um intervalo de tempo, economizando combustível e evitando a liberação de gases poluentes.
Volvo
As motoniveladoras da Volvo são projetadas para oferecer mais força de corte, o que resulta em mais precisão no serviço.
Para que a pressão máxima de descida e tração da lâmina sejam garantidas, foram combinadas as velocidades de transmissão com as relações de potência.
A motoniveladora G940, que tem potência de 214Hp e lâmina de 14 pés, dispõe de tecnologia avançada que reduz as vibrações, a fim de aumentar a produtividade do operador da máquina.
Pá carregadeira
Existem diversas vantagens de contar com uma pá carregadeira nas suas obras. Vamos conhecer um pouco sobre cada uma.
Eficiência na obra
A pá carregadeira é um trator que tem a capacidade de carregar toneladas de minérios de uma só vez. Além disso, ela oferece a possibilidade de acentuar a curva de nível, retirar sedimentos e entulho etc.
Bom custo X benefício
Existe grande variedade de preços dessa máquina para obras, variando de R$ 150 mil até R$ 450 mil. Porém, esses equipamentos apresentam função-chave no canteiro de obras, aumentando a qualidade do projeto que foi planejado.
Apesar de o valor assustar, lembre-se de que a compra de uma pá carregadeira é, na verdade, um investimento, pois ela irá exercer inúmeras funções, bem como otimizar sua obra e reduzir o tempo de trabalho.
Variadas funções
A pá carregadeira é uma daquelas máquinas para obras que conseguem fazer diversas funções, poupando você de ter que investir em outros equipamentos.
Com ela, é possível carregar até uma tonelada de materiais, deslocar sedimentos, desobstruir passagens, nivelar solos, cavar buracos etc.
Além de ser um equipamento de construção civil, esta máquina pode ser útil no setor agrícola e nos centros urbanos.
- carregamento de objetos: areia, brita, terra, rochas, neve etc;
- terraplanagem: técnica utilizada para nivelar o terreno de uma obra ou acentuar a curva de nível em grandes áreas;
- demolição ou escavação: por ser uma máquina com uma grande pá, ela é apropriada para escavar e demolir.
A pá carregadeira está disponível em dois tipos: sobre esteiras e sobre rodas.
O primeiro tipo é indicado para uso em terrenos úmidos, acidentados ou com superfícies fracas. Por conta da esteira, a tração vai oferecer mais estabilidade e aderência ao solo, garantindo que não irá atolar nem patinar.
O segundo tipo é uma boa opção para serviços que requerem velocidade de deslocamento em solos firmes e secos. São muito indicados para execução de terraplanagem.
Para saber mais detalhes sobre a pá carregadeira, confira nosso artigo na íntegra.
Retroescavadeira
Conhecida também como o “canivete suíço” da construção, a retroescavadeira é uma excelente máquina para obras no quesito custo-benefício e por precisar fazer poucas manutenções.
Atualmente, essa máquina vem equipada com a possibilidade de acrescentar vários implementos, como garfos, lâminas, martelos hidráulicos, pinças etc.
Além disso, tem uma estrutura completa com motor a diesel, transmissão, sistema hidráulico e elétrico e eixos com tração (4×2 e 4×4) para mais potência e velocidade no transporte de materiais.
Suas principais funções são divididas entre a pá da parte dianteira, que transporta diferentes materiais nos canteiros de obra, retirada de resíduos e carregamento de terras, e a caçamba da parte de trás, que assenta tubos, demole paredes, colunas e construções variadas e escava valas e buracos.
Outras funções importantes dessa máquina é nivelamento de terrenos, limpeza de canteiro de obras, obras de manutenção de ruas, redes fluviais e esgotos.
Conheça a seguir os benefícios de obter uma retroescavadeira para auxiliar no andamento da obra.
Facilidade no transporte
Em relação à locomoção, você tem duas opções: retroescavadeira com pneus ou esteiras.
A primeira opção oferece mais agilidade na locomoção em terrenos planos e tem capacidade de alcançar 45 quilômetros por hora, o que ajuda na economia de tempo, garantindo que a obra esteja em dia.
Já a segunda opção é indicada para terrenos com ausência de nivelamento e de difícil acesso, pois, ao contrário dos pneus, não atola.
Conforto
É muito importante que o operador tenha conforto e segurança para executar seu trabalho com maestria.
Por conta disso, as retroescavadeiras oferecem a possibilidade de ajustar assento, apoio de braço e banco para a posição que for mais confortável para a jornada de trabalho.
Quanto mais confortável for a máquina, mais produtiva a atividade será.
Multifuncionalidade
Essa máquina para obras oferece múltiplas opções, sendo muito funcional nas atividades.
Ela pode ser utilizada tanto em construções urbanas quanto em projetos pequenos de escavação (alimentação de equipamentos de construção, transporte de materiais de construções e pavimentação de asfaltos).
Para acessar mais detalhes e informações sobre a retroescavadeira, confira nosso artigo na íntegra.
Chegamos ao fim de mais um artigo. Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas!
Ficou interessado em nossos produtos? Solicite já um orçamento!
Se você gostou deste conteúdo, poderá gostar também:
- 5 máquinas para construção civil que não podem faltar na sua obra
- Licenciamento ambiental em obras: por que você vai precisar dele?
- Saiba o que fazer com o entulho gerado na sua obra
Até a próxima.
Conheça a Lafaete
A Lafaete Locações está há 45 anos no segmento de locação e venda de retroescavadeiras, pás carregadeiras, tratores esteira, containers, módulos habitacionais, equipamentos e máquinas de construção civil, bem como caminhões, geradores de energia, torres de iluminação, tendas e sombreadores.
Valorizamos a missão de oferecer qualidade e satisfação aos nossos clientes, atendendo às necessidades no ramo da construção civil e seguindo rigorosas normas de segurança.
Estamos presentes em nove filiais em diversos estados do país. Confira nossos pontos de atendimento.