Certamente você já andou em um dia ensolarado, entrou em um ambiente no qual sentiu um extremo calor. É justamente para evitar esse tipo de desconforto que servem os isolantes térmicos.
O isolante térmico é um material de alta resistência que evita a oscilação constante de temperatura em um determinado ambiente. Ou seja, funciona como uma barreira que impede a troca de calor entre a parte interna e a externa de uma edificação por meio de piso, parede, telhado, fachada etc.
O isolamento térmico é usado para evitar a entrada e saída tanto de calor quanto de frio. Por isso, pode ser usado tanto em regiões de clima quente como frio.
Neste artigo, você vai conhecer os benefícios do isolamento térmico e quais são os principais isolantes disponíveis no mercado. Boa leitura.
Qual é a importância do isolamento térmico em projetos de construção civil?
No ambiente industrial, o isolamento térmico ajuda na preservação dos equipamentos e na conservação dos produtos. Um bom exemplo é a câmara fria, que precisa manter os alimentos resfriados para que não haja deterioração.
Essa câmara possui isolantes em sua estrutura para que produtos, como alimentos e até vacinas, sejam mantidos sob a temperatura ideal.
Além, é claro, do bem-estar. É possível fazer o isolamento térmico em módulos habitacionais e transformá-los em escritórios, banheiros e cozinhas temporárias.
Entenda melhor no tópico abaixo os principais benefícios do isolamento térmico.
Quais são as vantagens da aplicação do isolamento térmico?
São inúmeras as vantagens do isolamento térmico para uma construção. Entenda abaixo algumas delas:
Economia
A economia é uma das principais vantagens atreladas à utilização do isolamento térmico. Com o uso dessa tecnologia, é possível manter o ambiente agradável tanto em locais de calor como frio, dispensando a necessidade de aquecedores e ares-condicionados.
Conservação das estruturas e dos alimentos
O isolamento térmico ajuda a proteger as estruturas de uma edificação de infiltrações e poeira. Além de ser utilizado na fabricação de equipamentos para estocagem de alimentos, afinal, oferece alto desempenho quando o assunto é conservação de produtos e materiais.
Estabilidade térmica
O isolamento térmico ajuda a manter a temperatura, sem a interferência externa, seja ela quente, seja fria. O refrigerador doméstico, por exemplo, se mantém em temperatura constante graças a um eficiente sistema de isolamento térmico.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é outra vantagem associada à utilização dos isolantes térmicos.
Como dito no tópico anterior, devido à sua capacidade de manter o ambiente em uma temperatura agradável, é possível desconsiderar o uso de aquecedores e ares-condicionados, o que gera automaticamente uma maior eficiência energética, redução de custos e sustentabilidade.
Vale salientar que esse tipo de prática agrega valor à construção, uma vez que obras consideradas sustentáveis são altamente apreciadas pelos consumidores.
A seguir veja quais são os tipos de isolantes térmicos e qual o mais adequado para a sua obra.
Principais tipos e formatos de materiais isolantes térmicos
Confira abaixo os principais tipos de matérias isolantes disponíveis no mercado e quais deles atende melhor a sua necessidade:
3TC
Diferentemente dos demais isolantes térmicos, o 3TC consegue controlar as três formas de transferência de calor, que são: convecção, condução e radiação.
Esse material tem como características: leveza e fácil instalação. Além disso, é indicado para paredes, pisos, tetos e telhados de vários tipos, como dutos de ar-condicionado, veículos, contêineres e imóveis.
Poliestireno expandido (EPS)
Esse material, que é popularmente conhecido como isopor, possui inúmeras densidades e espessuras que podem variar entre 3 a 12 centímetros.
Entre os benefícios associados à sua utilização estão: fácil manuseio, leveza e alta capacidade de absorção de impacto.
Poliestireno extrudido
O poliestireno extrudido oferece alta resistência à compressão e é impermeável.
Diferentemente do anterior, quanto maior a densidade, maior a capacidade de isolamento. Seu uso comum é a aplicação em telhas, forros de telhados, fachadas, pavimentos e coberturas.
Espumas elastoméricas
De uso doméstico, esse tipo de isolamento é leve e expansivo, serve para preencher áreas menores, como buracos e caixas de persianas.
Fibra de vidro
As lãs minerais de rocha, também conhecidas como fibras de vidro, têm como vantagens o isolamento térmico e o isolamento acústico. Existem diversos tipos, com diferentes densidades e espessuras.
As com maior densidade são indicadas para zonas que necessitam de mais resistência ao peso ou compressão, a exemplo de telhados, pavimentos e fachadas (ventiladas).
Enquanto as que oferecem menor densidade são usadas em teto, tabique, gesso ou armações em madeira. Além disso, esse material permite o isolamento de ruído aéreo, no entanto, não é impermeável.
Hoje, o mercado dispõe de variados modelos de isolantes térmicos. Confira abaixo mais algumas opções que podem ser utilizadas em seu canteiro de obras:
- Vácuo;
- Cortiça;
- Lã de rocha;
- Lã de vidro;
- Lã natural de ovelha;
- Lã de PET;
- Poliestireno expandido (EPS);
- Vidro expandido;
- Poliuretano;
- Fibra cerâmica;
- Espuma celulósica;
- Espuma de polietileno;
- Espuma de polipropileno;
- Espuma de poliuretano;
- Revestimento metálico;
- Painéis de madeira.
Como escolher o tipo de isolamento adequado para o projeto?
Ao escolher um isolante térmico, deve-se levar em conta a sua alta resistência à passagem de frio e calor e sua condutividade (capacidade de transmitir calor).
Existem inúmeras opções de materiais de isolamento térmico no mercado, assim como há o ideal para cada área de um cômodo, a exemplo de chão, teto, paredes, coberturas e fachadas. Cada produto pode ser confeccionado em estruturas, como madeira ou metal.
Outro detalhe que precisa ser observado durante a escolha do seu isolamento térmico se refere à região de aplicação, analisando se é seca ou úmida.
Identifique as características de um isolante no rótulo do produto:
- A letra “R” indica que o isolante é resistente à passagem de calor. Também existe uma numeração na qual quanto maior o valor, maior é a capacidade de isolamento. Depende da espessura do material.
- O lambda (λ) mostra a condutividade do material, no qual quanto menor, maior a capacidade de isolamento. Não depende da espessura do material.
Como é feita a aplicação do isolamento térmico em um projeto?
Ao dar início a um projeto arquitetônico, é preciso se atentar a alguns detalhes antes de realizar a aplicação dos isolantes térmicos, confira quatro dicas que separamos para você.
- Incidência solar
Ao iniciar um projeto, é fundamental fazer um estudo de insolação no local para identificar onde colocar os vidros e as janelas.
Essa análise permitirá avaliar como o sol incide no local e estabelecer onde será necessário fazer uma intervenção para que o ambiente fique com a temperatura adequada.
- Afastamentos laterais
Também é preciso se atentar aos afastamentos laterais, que dividem as edificações, para viabilizar a circulação de ar.
- Brises e cobogó
Ainda na fase de planejamento arquitetônico, uma boa forma de deixar a sua construção mais arejada é o uso de brises e cobogó nas fachadas, que refrescam o ambiente e protegem contra o sol.
- Materiais adequados
A escolha dos materiais que serão usados na obra é muito importante, afinal eles influenciam diretamente a performance do isolamento térmico após a aplicação. Por exemplo, construções com tijolos, que são mais densos, proporcionam um isolamento mais preciso do ambiente.
E como otimizar o isolamento térmico de um projeto já existente?
Para as obras já existentes, também é possível otimizar o isolamento térmico. A seguir, confira algumas possibilidades:
Pisos
Em regiões quentes, faça uso de pisos de porcelanato ou cerâmica, já que são mais frios. Já nos ambientes com temperaturas mais baixas, o indicado é usar carpetes de madeira, laminados e vinílicos, devido às mantas térmicas.
Paredes
Nas paredes, para regiões quentes, é indicado o uso de tintas claras, já que absorvem menos calor. Para as regiões frias, o ideal são cores escuras.
Outra dica é que podem ser utilizados papéis de parede grossos para filtrar o calor.
Teto
O teto de uma edificação é o lugar que receberá a maior parte da incidência solar, por isso merece uma atenção especial. Recomenda-se o uso de um material isolante na área interna, a exemplo de EPS, placas de cortiças ou lã de rocha.
Telhados
Nos telhados, use cor escura para lugares frios e clara para regiões quentes.
[eBook Gratuito]: Principais normas regulamentadoras da construção civil que você precisa conhecer
Lajes
Assim como as telhas que são barreiras térmicas eficientes, as lajes são ainda mais versáteis e podem ser construídas com materiais isolantes na sua estrutura, além de servir como base para a instalação de teto verde e jardins horizontais.
Jardins horizontais e verticais
Muito utilizados em construções ecológicas, os jardins verticais ou horizontais são uma tendência da construção civil que conecta o espaço urbano à natureza, deixando o ambiente mais sustentável.
Além de isolamento térmico, esse tipo de espaço verde proporciona isolamento acústico, ajuda a manter o ambiente úmido, melhora a qualidade do ar e ainda deixa o espaço muito mais bonito.
Quer deixar a sua obra mais sustentável? Conte com a Lafaete
A Lafaete atua há mais de 50 anos no mercado e tem uma equipe especializada em serviços como gestão ambiental, gestão de resíduos, construções modulares, além do aluguel e venda de maquinários.
Ficou interessado em um dos nossos serviços? Clique aqui e fale com um dos nossos representantes!