Já pensou em conseguir construir uma casa apenas montando suas peças como se fosse um Lego? Pois isso é possível graças à tecnologia dos módulos habitacionais investida na construção civil.
Embora já esteja presente no Brasil há pelo menos duas décadas, a construção modular ainda está em crescente expansão no país. É um método inovador e extremamente eficiente, tecnológico e seguro, além, claro, de sofisticado e funcional.
Envolta em diversos mitos, é comum encontrarmos muitas dúvidas a respeito da construção modular. Se você ficou interessado em saber mais sobre essa tendência da construção civil, continue a leitura e descubra tudo sobre módulos habitacionais. Confira!
O que são módulos habitacionais?
A revolução tecnológica causou um boom na construção civil. A antiga forma de construir passou a ser pensada de maneira mais prática, inteligente e segura.
A construção modular nasceu com o objetivo de otimizar processos, com base na pré-fabricação padronizada de módulos individuais, que são montados no local da obra, assim como reduzir resíduos gerados pela construção, tornando-a mais limpa e sustentável.
Operando com padrões e normas iguais ou mais criteriosas que as utilizadas nas edificações construídas de modo convencional, a construção modular utiliza sistemas, como a ferramenta BIM, e materiais de alto padrão, com uma estrutura mais flexível e refinada em sua montagem.
Planejados e executados dentro das fábricas, os módulos podem ter de 60% a 90% do seu processo feito em linha de montagem, reduzindo o tempo de execução da construção — uma de suas características mais marcantes.
Além dessas características, os módulos habitacionais contam com outras vantagens, como as elencadas a seguir.
Versatilidade
Os módulos habitacionais garantem um leque de possibilidades de uso. Além dos diversos modelos, com eles é possível fazer o transporte da construtora até o local da obra, sem a necessidade de reformas.
Segurança
Quando feitos em ambientes organizados, de acordo com os padrões, as normas de segurança e as ferramentas exigidas, o nível de assertividade da construção em módulos é perfeita, o que, consequentemente, aumenta o nível de segurança da obra.
Rentabilidade
Devido à economia de recursos, mão de obra e materiais, os módulos habitacionais acabam sendo mais eficientes e muito mais rentáveis em relação às construções comuns.
Conforto
É comum que muitas pessoas achem que os módulos não sejam confortáveis. Entretanto, com os módulos habitacionais, é possível ter ambientes de diversos tamanhos, estruturas, além de ser possível instalar isolamento termoacústico, placas solares, ar-condicionado e muito mais. Ou seja, eles são totalmente personalizáveis, deixando o nível de conforto ao seu gosto.
Em quais casos os módulos habitacionais podem ser utilizados?
Como agora você já sabe, os módulos habitacionais são personalizáveis. Portanto, podem ser utilizados para as mais diversas possibilidades.
Ocupando cada vez mais espaços no mundo inteiro, é possível encontrá-los nas mais variadas versões, desde arranha-céus com mais de 800 apartamentos, como o Mini Sky City, até pequenas estruturas para banheiros ou bilheterias.
Além disso, é muito comum encontrar estruturas modulares como hotéis, cozinhas, banheiros, lojas, refeitórios, restaurantes, vestiários, escolas, além das casas.
Em Singapura, está localizado o Clement Canopy, um dos maiores edifícios modulares do mundo. Ele conta com 1.899 módulos habitacionais e 505 apartamentos residenciais de luxo. Não é incrível? Com os módulos habitacionais, as possibilidades são infinitas!
Diferença entre módulo estrutural e container
Ainda hoje é muito comum que profissionais confundam módulos habitacionais com containers. Embora ambos sejam estruturas cúbicas com multifuncionalidades, baixo impacto ambiental e melhor avaliação estrutural, eles têm algumas diferenças.
Containers são módulos navais feitos em aço e alumínio, com durabilidade e resistência superior, sendo pensados, principalmente, pela necessidade do transporte de cargas marítimas.
Módulos habitacionais apresentam estrutura refinada e flexível, sendo muito mais versáteis e personalizáveis em sua montagem. Com algumas opções de materiais, podem ser revestidos de painéis isolantes termoacústicos.
Sua versão metálica, sem revestimento, assemelha-se ainda mais com o container. No geral, suas maiores diferenças dizem respeito à estrutura: o container é uma caixa de alumínio e aço pronta para o uso, já o módulo é mais flexível, é montado no local, utiliza painéis e tem estrutura mais refinada.
Dessa forma, a utilização dos containers é mais indicada para atividades menos requintadas, como canteiro de obras; o uso dos módulos habitacionais, por sua vez, é mais apropriado para aqueles ambientes citados anteriormente.
As mentiras contadas sobre os módulos habitacionais
Embora seu uso esteja cada vez mais em evidência no Brasil, ainda há muitos questionamentos sobre esse tipo de estrutura. Conheça, a seguir, alguns dos maiores mitos sobre as estruturas modulares.
São muito frágeis
Além de ser um tipo de construção mais rápida e limpa que a alvenaria — de 30% a 50% mais rápida —, é possível estimar que as estruturas modulares podem durar cerca de 20 anos ou mais em perfeito estado, bastando apenas fazer as manutenções preventivas.
Não são seguras
Quando comparadas às casas de alvenaria, as estruturas modulares são muito mais seguras. Essas construções têm campo elétrico nulo, por estarem suspensas do solo, apoiadas em pilares de madeira ou concreto.
Além disso, as construções modulares agregam mais segurança, devido ao melhor desempenho sísmico. Sem dúvidas, são as melhores opções quando se fala em segurança e tranquilidade contra os fenômenos naturais.
Não têm estrutura
Essa é uma das principais dúvidas. Entretanto, por mais que sejam conhecidas como “caixas”, as estruturas modulares apresentam todos os requisitos de uma casa comum.
Utilizadas em conjunto com a ferramenta BIM, é possível visualizar e avaliar as instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas, tornando sempre sua instalação mais eficiente, econômica e assertiva.
São fáceis de ser invadidas
Outro mito muito comum é quanto à segurança dos módulos. Enquadrados em normas e regulamentações, os módulos habitacionais são compostos de materiais de alta qualidade e resistência. Essas estruturas têm vida útil longa e ainda garantem excelente estabilidade durante todo o seu uso.
Importante observar também que é possível incluir sistemas de segurança, utilizando a tecnologia a seu favor.
Trazem mais calor
Apesar de o metal ser um material condutor, a maioria dos módulos habitacionais é revestida, proporcionando o isolamento térmico e impossibilitando a interferência de temperaturas externas. Assim, ocorre a manutenção da climatização local e evita-se o alto consumo de energia com ar-condicionado ou aquecedor.
Não são bonitas
Totalmente customizável, a confecção dessas estruturas vai depender do projeto. Elas são montadas, reformadas e personalizadas de acordo com a vontade ou necessidade do cliente, tornando-se únicas e irreverentes.
Módulos habitacionais: conte com a qualidade Lafaete
Somente a Lafaete garante a qualidade da fabricação e da montagem dos seus módulos habitacionais. Com mais de 50 anos de mercado, é uma das pioneiras desse serviço no país!
Com presença nacional, atendimento regional, consultivo e personalizado, oferecemos serviços com qualidade e tradição – incluindo montagem, mobilização, execução e desmobilização de equipamentos.
Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe ou acesse o nosso site para mais informações.