O asfalto e o solo são compactados pela junção de alguns processos: vibração e manipulação, compressão estática, impacto ou amassamento.
Para isso é necessário o uso de máquinas pesadas, como o rolo compactador liso, que prepara o solo para a construção.
Para garantir a qualidade das obras, a escolha dos materiais e dos equipamentos faz diferença no tempo previsto e, principalmente, no bom resultado, otimizando e acelerando o trabalho na construção civil ou na indústria.
Os rolos compactadores lisos funcionam sobre um eixo central de cilindro, facilitando a compactação por potencializar a força aplicada por meio da redução do atrito entre as partículas.
Se você quer saber sobre as aplicações do rolo compactador liso e tudo a respeito desse tipo de máquina, acompanhe o nosso artigo!
O que é um rolo compactador liso?
O rolo compactador liso é uma máquina pesada equipada com um cilindro liso que pode ou não ser vibratório. Ele é especialmente utilizado para terraplanagem e compactação do solo nos canteiros de obras e em obras na indústria.
Processo de compactação de solo
A compactação dos solos é um processo de densificação, feito pela expulsão de ar dos vazios do solo. Com o uso de equipamentos mecânicos ou manuais, o objetivo é melhorar as propriedades do terreno.
Muitas vezes, quando o solo é transportado e aterrado, ele se encontra em estado heterogêneo, ou seja, muito deformado e pouco resistente.
A compactação melhora a resistência, reduzindo o índice de vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração, e aumentando sua resistência e fazendo a transição do estado fofo para um estado compacto.
Nesse processo o solo deve apresentar umidade suficiente para que as bolhas de ar formem canalículos intercomunicados, facilitando a expulsão do ar dos vazios do solo.
Durante esse processo de compactação do solo, o teor de água no solo conservado é praticamente constante, sendo esta característica normalmente apresentada como a principal diferença entre a compactação e a consolidação de solos.
Quando usar o rolo compactador liso?
Antes de começar o serviço de terraplanagem é preciso verificar a necessidade de usar esse tipo de máquina, pois muitos engenheiros acabam optando por sua utilização desnecessariamente.
Existem outras máquinas que podem fazer este serviço além do cilindro compactador, como a motoniveladora e a escavadeira.
Quais são as funções do rolo compactador liso em uma obra?
Conhecida como single-drum, cilindro único vibratório ou rolo liso, esta máquina tem a principal função de compactar asfaltos ou fazer trabalhos de terraplanagem, golpeando o solo muitas vezes por segundo em um movimento rotativo, ampliando a força aplicada e provocando vibrações que reduzem os atritos entre as partículas, facilitando assim a compactação.
Além disso, com o rolo liso é possível:
- Tapar buracos em estradas
- Fazer pequenos reparos
- Comprimir cascalhos e britas ou outro material para pavimentação
- Secar e arejar argilas molhadas e sedimentos
- Comprimir asfaltos
Ao ligar a máquina e acionar o seu movimento rotativo, é preciso bastante atenção, pois esse tipo de rolo não pode ser utilizado em qualquer ambiente.
Observe se há construções, edifícios ou canalizações próximas. A vibração que facilita a compactação faz tudo tremer, podendo danificar o que está ao redor.
Saiba mais sobre o rolo compactador liso
Apesar de ser uma máquina pesada, o rolo compactador é de fácil operação, oferecendo alto desempenho em compactação. Proporciona durabilidade e confiabilidade, além de velocidade e nivelamento, aumentando a produtividade na obra.
Por ser um maquinário que demanda alto investimento, manutenção e espaço, muitas empresas acabam optando pelo aluguel, aumentando a eficiência e a agilidade com a entrega de obras. Além do mais, os custos com manutenção, armazenamento e documentação ficam por conta da empresa locatária.
Avaliar o custo-benefício da obra no planejamento é primordial na entrega de um bom resultado.
Para locação de equipamentos, a Lafaete conta com uma moderna frota de rolos compactadores Dynapac, CA 250, um equipamento com ótimo custo benefício e elevados índices de produção, que traz muita resistência, eficiênci e, potência para o melhor resultado.
Especificações técnicas
Marca: Dynapac
Modelo: CA 250
Potência: 110 hp
Frequência (máxima/mínima): 33 / 33 Hz
Largura de compactação: 2130 mm
Diâmetro: 1523 mm
Como escolher o melhor para a construção? Saiba o que levar em consideração
Muito antes da criação dos rolos compactadores, era necessário utilizar na obra muitos funcionários e máquinas, tornando todo esse processo lento, desgastante e caro. Com o avanço no setor da construção civil e a criação de maquinário pesado, houve a otimização de tempo nas obras de todos os tamanhos.
Para definir que modelo de compactador usar, é importante conhecer a granulometria do terreno. O resultado será diferente a depender do tipo de rolo, do tipo de material a ser compactado e do nível de ruído.
De acordo com a norma NBR 6502:1995, sobre rochas e solos, é possível classificar o material nas categorias: silte (entre 0,002 e 0,06 mm); argila (granulometria menor que 0,002 mm); areia fina, média e grossa (0,06 a 2,0 mm); pedregulho, cascalho ou seixo (2,0 a 60,0 mm); bloco de rocha (diâmetro superior a 1,0 m) e matacão (200 mm a 1,0 m).
A quantidade de partículas de silte ou argila no solo acaba influenciando diretamente na escolha do equipamento. Caso a quantidade de finos seja inferior a 35%, é indicado o uso do rolo com tambor liso para não prejudicar a produtividade da compactação.
Assim como os materiais, é preciso combinar fatores como amplitude e frequência na compactação de solos. Além disso, o peso dessas máquinas também ajuda a definir seu uso:
Peso entre 4,5 e 7 toneladas:
- Uso em compactação leve perto residências
- Pavimentação urbana
Peso entre 11 e 17 toneladas (classe pesada):
- Obras rodoviárias
Peso entre 20 e 27 toneladas (classe pesada):
- Compactar solos com mais camadas de enchimento
- Barragens
- Aeroportos
- Diques
Cuidado com os erros
Todos estamos sujeitos a erros, porém em obras eles custam muito mais tempo e dinheiro. Estar atento a isso com certeza faz com que o serviço seja otimizado.
Um erro comum é o da supercompactação, em que a máquina trabalha mesmo quando o solo já está compactado. Outro erro é o da subcompactação, quando a base não é compactada apropriadamente, causando trincas e buracos nos pavimentos.
A falta de cuidados com monitoramento pode levar ainda à umidade no solo, muito frequente em grandes obras.
Elaborados para aumentar assertividade, qualidade e produtividade das operações, novas tecnologias já foram incorporadas, sendo possível hoje encontrar máquinas com sistemas de controle de compactação por GPS, automação para monitoramento da operação e controle automático do fluxo da água.
Essas tecnologias chegam a ter um porcentual de acertos de até 97% na compactação.
Por meio da inclusão de dados como tamanho do agregado, temperatura, tipo da mistura e formato, aplicativos também calculam a amplitude da compactação, garantindo eficiência.
Outras tecnologias já estão em uso no mercado, como mapeamento de passadas, medição de densidade e monitoramento de temperatura.
O uso em conjunto dessas tecnologias traz inúmeros benefícios, além da melhoria na qualidade, na velocidade e na redução de custo operacional.
Conclusão
Muitos acidentes em rodovias são decorrentes da má compactação. Entender sobre o maquinário necessário, materiais, além do tipo de solo, garante não apenas o sucesso da obra, mas a segurança de todos os envolvidos.
Agora que você conferiu nosso artigo sobre rolos compactadores lisos, ficou mais fácil pôr todas as dicas em prática.
Para conferir nossos modelos de rolo compactador liso, entre em contato conosco e solicite um orçamento!
Confira também nossos outros conteúdos:
- Otimize seu dia a dia com o rolo compactador
- Mini rolo compactador: saiba como utilizá-lo em sua obra
- Aluguel de máquinas para obra: a alternativa mais econômica
CONHEÇA A LAFAETE
A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, como o GMTA, máquinas, como a retroescavadeira, caminhões, como o caminhão-pipa, gestão de resíduos, consultoria em gestão ambiental e muitas outras soluções!
Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo e gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e tradição – incluindo montagem, mobilização, execução e desmobilização de equipamentos.
Possuímos presença nacional, com atendimento regional, consultivo e personalizado.