Obras grandes exigem uma estrutura compatível e diversos processos. Na realização de procedimentos como obras de mineração, de hidrelétricas e de geração de energia eólica, por exemplo, há uma grande movimentação de terra e objetivos muito complexos. Por causa disso, a terraplanagem é indispensável.
Mais que em construções e procedimentos comuns, trata-se de uma etapa crucial para o sucesso. Se ela não existir ou se for feita incorretamente, os efeitos negativos têm grande magnitude.
Por isso, veja como acontece a terraplanagem em obras grandes e entenda melhor essa importância.
Por que o nivelamento de terra é relevante em obras grandes?
Pense no estabelecimento da estrutura de uma nova empresa de beneficiamento de minério ou de uma hidrelétrica. Em primeiro lugar, são construções que ocupam uma imensa área, o que exige um preparo adequado do solo.
Para completar, há um investimento volumoso em tecnologia, mão de obra e execução. O nivelamento do solo bem feito, garante que todas essas etapas sejam bem executadas.
Por sua magnitude e importância, portanto, é fundamental que as construções de grande porte passem por essa etapa inicial de preparação. Além de apenas nivelar o solo, a fase também tem o objetivo de tornar o terreno apto a receber os passos seguintes.
Quais são as consequências de um terraplanagem mal feita?
Obras grandes, em geral, geram impactos para o meio ambiente e para a comunidade ao redor. Uma hidrelétrica, por exemplo, não apenas transforma o meio ambiente, como também assume a responsabilidade de integrar a matriz energética do país. Com a conclusão, portanto, ela deve funcionar exatamente como o previsto.
Ao não fazer a terraplanagem, por outro lado, há diversos riscos. Pode ocorrer de o terreno não aguentar a estrutura e causar danos mesmo após a conclusão. Isso leva à necessidade de reparos ou, nos piores casos, de abandonar o que já foi erguido.
Durante a execução, aumentam as chances de colapso, de acidentes e de prejuízos para a segurança. Inclusive, todo o processo pode ser embargado pelos órgãos competentes, justamente por não oferecer as condições adequadas.
Ou seja: não dar a devida atenção a este passo inicial leva à perda de tempo, dinheiro e oportunidades, comprometendo a execução do projeto conforme previsto.
Como o procedimento é feito?
Cada obra possui uma necessidade diferente, por isso, o processo será diferente para cada projeto. A distinção mais comum é na escolha da máquina adequada e do planejamento, que deve ser escolhido com cuidado para atender o projeto.
Em média, os ativos estão divididos entre os equipamentos e os profissionais altamente capacitados. Há máquinas como a retroescavadeira e compactadores do solo. Há, ainda, operadores especializados com uma atuação diferenciada.
Já no planejamento e no acompanhamento, há, no mínimo, um engenheiro especialista. Ele garante que tudo seja feito conforme o previsto e ainda atesta a qualidade do resultado.
A importância de contratar um serviço qualificado
Somente uma empresa de experiência, confiança e com boa reputação pode oferecer o nivelamento de terra que grandes obras exigem. Quando o empreendimento é preparado, ele é capaz de trazer os aspectos técnicos e de execução para obter os resultados desejados. Na Lafaete, você encontra tudo o que é preciso para ter o terreno pronto para uma construção de alto nível e com ótimos efeitos.
As obras grandes exigem um bom serviço de terraplanagem, até mesmo por questões de segurança. Com a contratação de uma empresa preparada, os demais processos decorrem com mais qualidade e a conclusão do projeto é altamente beneficiada.
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conte pra gente nos comentários!