O uso de tecnologias na construção civil não é mais uma realidade distante. Assim como aconteceu com tantos outros segmentos, softwares e pesquisas chegaram a essa área para impactar positivamente os processos.
Tudo ocorreu por conta da expansão da construção civil. Essas novas tecnologias chegaram justamente para trazer mais eficiência aos canteiros de obras e à elaboração dos projetos.
Para não ficar de fora dessas inovações, é preciso que os profissionais da área estejam atentos às novidades. Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre o impacto e a importância do uso de tecnologias na construção civil. Acompanhe!
Como as tecnologias têm facilitado o trabalho na construção civil?
O processo de inclusão de tecnologias na construção civil não aconteceu de uma hora para outra. À medida que formas de facilitar o trabalho nos canteiros de obras surgiram, elas foram implementadas. Afinal, também podemos considerar pás, furadeiras e betoneiras como tecnologias.
A questão é que o termo “tecnologia” remete muito mais a aparatos modernos que estão cada vez mais automatizados e envolvidos no universo digital.
E é sobre isso que vamos falar: a construção 4.0, que usa de toda a evolução tecnológica disponível no mercado em favor da melhoria do trabalho na construção civil.
As tecnologias na construção civil trazem muito mais agilidade aos processos, além de evitar erros comuns em trabalhos feitos manualmente. Mas não é só isso:
- Menos erros na hora de elaborar um orçamento ou cronograma
- Melhor aproveitamento do tempo na obra
- Mais produtividade dos funcionários
- Mais foco em um planejamento mais assertivo
- Processos integrados em uma única plataforma
- Facilidade de visualização dos projetos
- Melhor controle de gastos
- Garantia de sustentabilidade e menos desperdício de material
Isso tudo só acontece devido à melhoria advinda do planejamento como um todo. Com ela, é mais fácil saber quanto será gasto e no quê.
Quais são as principais tecnologias utilizadas hoje na construção civil?
Mas, para que todos os benefícios mencionados anteriormente saiam do papel e se tornem realidade, alguns softwares e aparatos tecnológicos precisam existir no canteiro de obras.
O ideal é entender bastante sobre o que existe de novidade por aí e saber se vai funcionar bem no seu setor. Depois disso, a apresentação dessas tecnologias e o treinamento dos funcionários são passos muito importantes, visto que somente com o preparo adequado você conseguirá aproveitá-las o máximo possível.
São várias opções disponíveis no mercado e hoje resolvemos destacar 6 tecnologias na construção civil que podem ajudar muito a ter mais precisão no processo. Confira!
1. Tecnologia BIM
O BIM nada mais é do que uma sigla em inglês para Modelagem de Informações para Construção. É uma das tecnologias na construção civil que auxiliam na criação de modelos virtuais mais precisos para a área, passando pelo estrutural até a parte hidráulica do projeto.
O grande benefício do BIM é fornecer dados precisos para a gestão e execução da obra. Ou seja, a probabilidade de erros e desperdício de material vai ser bem menor, evitando retrabalho no canteiro.
2. Projeção em 3D
Muito se fala em realidade aumentada para jogos, mas ela também pode trazer grandes benefícios para a construção civil. Com ela, é possível sobrepor vídeos gerados em computador a imagens capturadas pelo celular. Ou seja, você aponta a câmera do seu smartphone e a projeção está ali, pronta na sua frente.
Com certeza quem é da área já conseguiu imaginar que essa é uma das tecnologias na construção civil que trazem ajuda extra na hora de planejar e dar mais precisão aos projetos, não é? E o melhor de tudo é que ela obtém resultados ainda melhores quando combinada com o BIM.
Com as projeções em 3D você também consegue:
- Oferecer treinamento aos funcionários
- Fazer as adequações necessárias no canteiro de obras
- Ter medições mais precisas de espaço
- Detectar problemas antes de começar a obra
3. Uso avançado de GPS
As funcionalidades do GPS avançaram, sendo possível fazer uso delas para gerenciar máquinas. Nesse caso, essa é uma das tecnologias na construção civil que funcionam mais na questão da terraplanagem, além de ser muito conhecida por quem trabalha na área de construção civil.
Ter máquinas equipadas com GPS pode trazer maior eficácia e, ao mesmo tempo, ajudar a economizar combustível e reduzir a mão de obra. Entre outros benefícios, o uso do maquinário acaba sendo otimizado, o que também aumenta sua vida útil.
4. Drones
Talvez essa seja uma das tecnologias na construção civil mais conhecidas, principalmente por ser uma ótima forma de supervisionar a obra de ângulos mais precisos e em escala real. Além disso, esse recurso facilita muito para que a visualização ocorra até nos locais mais difíceis de chegar fisicamente.
Na hora de entregar a obra, os drones também podem ser muito úteis. Com eles é possível conseguir imagens aéreas da construção a fim de ajudar a construtora na hora da venda e até mesmo para divulgar nas suas redes como resultado do seu trabalho como profissional da construção civil.
5. Robôs
Sim, chegou o momento de ter robôs como uma das tecnologias na construção civil.
O que parece tão futurístico em nossa mente nada mais é do que máquinas que funcionam via programação – indo de encontro ao que geralmente vemos, que são profissionais comandando o maquinário.
Nesse caso, a robótica pode ajudar a economizar um pouco, mas não exclui a necessidade da mão de obra humana. A inteligência artificial pode até ajudar na otimização dos processos, mas ainda é preciso uma gestão feita por um ser humano para a execução da tarefa, nem que seja só para programar.
Por enquanto, robôs autônomos ainda não são uma realidade das tecnologias na construção civil.
6. Concreto autocicatrizante
Por fim, ainda queremos mostrar que o uso da tecnologia não diz respeito somente a softwares e robôs. Pesquisas científicas também podem levar a avanços incríveis no setor de produtos e insumos usados na construção civil. É o caso do concreto autocicatrizante.
O concreto autocicatrizante veio como a solução para evitar trincas e fissuras na parte estrutural. Em seu composto há adição mineral que garante o preenchimento de aberturas de até 0,04 mm. Ele é usado principalmente na construção de túneis, estruturas de saneamento e reservatórios.
Esse tipo de concreto demorou um pouco para chegar ao mercado por conta dos altos custos de produção. Mas, com o auxílio de pesquisas, os procedimentos foram otimizados de forma a conseguir um produto mais viável para ser vendido.
[Glossário da Construção Civil]
Como preparar a sua construtora para o avanço tecnológico
A primeira coisa é: esteja por dentro de todas as novidades possíveis no mundo da construção civil, principalmente sobre tecnologias.
Depois, procure saber no que aquela tecnologia pode ajudar. Sabemos que economia, precisão e otimização de processos são ideias muito interessantes e devem ser consideradas.
Mas a sua empresa comporta? Basta calcular o investimento que você vai precisar fazer naquela tecnologia e descobrir se é realmente rentável.
Não é necessário usar todas, mas a que faz sentido para seu negócio. O GPS, por exemplo, demanda um investimento baixo e traz grandes benefícios econômicos à construtora. Já o cimento autocicatrizante pode não fazer sentido para o tipo de construção que você realiza.
Prepare também sua equipe. Quem vai lidar com os softwares precisa saber tudo sobre ele para que os processos funcionem sem maiores problemas.
Por fim, vá incrementando seu negócio aos poucos com as tecnologias na construção civil e descubra na prática tudo o que elas tem a oferecer.
Conheça a Lafaete
A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.
Atendemos às necessidades das atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.
Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que adequa as nossas soluções às necessidades de cada cliente.
Para conhecer mais um pouco sobre as nossas soluções, entre em contato conosco agora mesmo.