As tecnologias sustentáveis são soluções desenvolvidas para reduzir os impactos negativos no meio ambiente e, por consequência, na sociedade.
O setor da construção civil é um dos maiores poluentes globais e campeão em impacto ambiental no Brasil, responsável por gerar de 51% a 70% dos resíduos produzidos no país, de acordo com o Ministério das Cidades.
Com isso, promover a gestão dos recursos naturais por meio de tecnologias sustentáveis na construção civil é a melhor maneira de trazer mais sustentabilidade, uma vez que esse segmento tem um alto consumo de energia elétrica e é o maior consumidor de recursos naturais, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB).
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que é tecnologia sustentável e qual é a importância do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a construção civil.
Boa leitura!
O que são tecnologias sustentáveis?
Tecnologias sustentáveis são técnicas avançadas para promover a sustentabilidade, visando agregar eficiência operacional e diminuir o impacto negativo socioambiental.
Pauta constante nos noticiários e nas principais instituições ligadas ao meio ambiente, a sustentabilidade tornou-se o passaporte para enfrentar o aquecimento global, que tem consequências nocivas aos seres humanos e às organizações, com reflexos diretos em toda a cadeia produtiva.
Mas como a tecnologia pode favorecer o meio ambiente?
Essa importante ferramenta é uma aliada tanto na redução de custos de uma organização quanto na consolidação da sua marca.
Na construção civil, as tecnologias sustentáveis ajudam desde o planejamento de uma obra até o encerramento da construção.
O que se busca ao adotar tecnologias sustentáveis na construção civil e em diversos outros setores da economia é usar ferramentas inovadoras para fomentar a sustentabilidade, além de permitir que as empresas possam incorporar ações ecologicamente corretas que ajudem a reduzir os impactos ambientais.
Dados da ONU apontam que 40% das emissões de gases de efeito estufa (N2O, CO2, CH4) advindas da energia são produzidas pela construção civil.
Tudo isso reforça que daqui a alguns anos manter um canteiro ficará inviável para a humanidade. Daí a necessidade de utilizar novas práticas sustentáveis, dando espaço ao conceito de construção sustentável.
Quais são os benefícios em fazer o uso das tecnologias sustentáveis na construção civil?
Além de auxiliar as empresas para a preservação ambiental, as tecnologias sustentáveis oferecem ganhos operacionais e elevam o alcance da marca.
Veja quais são as vantagens da sustentabilidade e novas tecnologias para o canteiro de obras. Confira!
Redução de custos
As tecnologias sustentáveis ajudam a reduzir custos e, por consequência, tornam a obra mais lucrativa.
Ocorre que as obras têm um grande consumo de energia, porém as inovações tecnológicas e boas práticas sustentáveis podem atuar reduzindo o valor da conta de luz.
Além disso, a utilização de equipamentos sustentáveis, como os módulos habitacionais, proporcionam reaproveitamento de materiais e mais controle de gastos, por exemplo.
Maior atração de clientes
Em 2019, um estudo feito pela empresa americana de pesquisa Union + Webster apontou que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis – e 70% disseram que não se importam em ter que pagar a mais por isso.
As obras sustentáveis são mais econômicas e degradam menos o meio ambiente, ou seja, oferecem atributos essenciais para agradar a todos os tipos de clientes.
Aumento do valor de mercado
Grandes empresas de capital aberto têm buscado a certificação de sustentabilidade ESG a fim de atrair novos investidores.
Não à toa, a B3 criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que levou as empresas sustentáveis a ter uma valorização de 315%.
Investir em uma obra sustentável ajuda reduzir gastos desnecessários, seja com recursos naturais, seja até mesmo financeiro, o que enche os olhos dos investidores ávidos por negócios rentáveis.
4 principais exemplos de tecnologias sustentáveis que são tendência na construção civil
A seguir, veja quais são tecnologias sustentáveis que você pode utilizar em sua obra, deixando-a mais ecologicamente correta.
- Energia renovável
Existe uma comoção global para fomentar a substituição da matriz energética inserindo fontes renováveis, a fim de reduzir a grande dependência das hidrelétricas.
Mas para que investir em energia fóssil se você pode incluir energia limpa em sua obra?
A energia solar é uma delas, que utiliza painéis fotovoltaicos para transformar a luz do sol em energia limpa. Vale lembrar que essa tecnologia pode ser usada também em lugares com baixa incidência solar ou até mesmo em dias chuvosos.
Outra forma é por meio da energia eólica, que utiliza o vento para a obtenção de energia. Na matriz energética brasileira, essa é a segunda maior fonte do país.
- Digitalização de documentos
As tecnologias sustentáveis criaram a possibilidade de digitalizar todos os documentos, concentrando tudo em um só lugar, na nuvem. Com isso, surgem três novos aliados:
- contratos online
- assinatura eletrônica
- armazenamento em nuvem
Os contratos online evitam desperdícios com papel, materiais de escritório e gastos com armazenamento e espaço físico. Ou seja, além de reduzir o desmatamento, a administração poderá ter um orçamento enxuto para investir em outras necessidades.
Após a assinatura dos contratos, é preciso um lugar seguro para armazená-lo, correto?
Para isso foi criado o armazenamento em nuvem ou cloud, que funciona como um guardião dos dados da empresa que, nesse caso, precisará apenas digitalizar os documentos físicos e armazená-los com seus documentos digitais, como aqueles assinados eletronicamente.
- Construção a seco
A famosa construção a seco é um sistema construtivo que dispensa o uso de água, ou seja, nada de construções de alvenaria. Esse processo é conhecido como obra limpa, sendo muito resistente e versátil.
São exemplos de construções a seco:
- Drywall: usado na produção de forros e paredes;
- Steel frame: trata-se de uma estrutura feita com perfis de aço galvanizado fixados na fundação;
- Wood frame: o esqueleto estrutural é o mesmo do steel frame, porém feito com placas e perfis de madeira de reflorestamento.
- Gestão de resíduos
A construção civil gera em torno de 2 a 3 bilhões de toneladas de entulhos.
Um eficiente sistema de gestão de resíduos consiste na reciclagem dos resíduos gerados em uma obra. Para isso, é preciso planejamento, adotar práticas sustentáveis, usar materiais reutilizáveis, além de um plano de descarte.
Uma técnica de alto impacto ambiental, que pode ser adotada nos canteiros, é o uso de resíduos para a geração de energia.
Além disso, hoje existem empresas como a Lafaete, que são responsáveis por prestar esse tipo de serviço em seu canteiro de obras.
Conte com a Lafaete
Empresa referência no mercado de construção civil, atuando na gestão ambiental e de resíduos há mais de cinco décadas, a Lafaete desenvolveu o programa de gestão de resíduos chamado de Inovar, que faz um diagnóstico preciso e indica uma solução eficiente para cada tipo de projeto, visando reduzir os impactos negativos que uma construção pode causar ao meio ambiente.
Imagem positiva do negócio
De acordo levantamento da consultoria Bain & Company, além das empresas ESG passarem por menos riscos regulatórios, elas crescem até 6x mais, dobrando o valor de mercado da marca.
Além disso, o estudo mostra que atingem 4x mais o mercado doméstico e aumentam em 3x a fidelidade dos seus clientes.
Para mais informações, fale com um de nossos consultores e torne a sua obra mais sustentável.