O uso do telhado em steel frame LSF (Light Steel Frame ou Steel Frame) tem sido uma tendência bastante seguida dentro do ramo da construção civil.
Isso se dá por alguns motivos, entre eles a economia que esse material pode trazer para o orçamento de uma obra, além da robustez, sustentabilidade e versatilidade que oferece.
“O steel frame não tem muita limitação de aplicações, desde que usado corretamente”, explica o gerente de engenharia Hugo Machado.
Assim, é possível perceber que o telhado em steel frame é um dos sistemas de construção mais modernos e inovadores utilizados mundo afora.
Pensando em ajudar você a utilizar adequadamente essa estrutura na sua obra, trazemos neste artigo as informações mais importantes sobre telhado em steel frame:
- Do que é feito Light Steel Frame;
- As diferenças entre telhados em steel frame e telhados convencionais;
- Vantagens de usar telhado em steel frame numa edificação;
- Onde encontrar o LSF com maior custo-benefício do mercado.
Confira!
Do que é feito Light Steel Frame?
O light steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, feito a partir de estruturas de perfis de aço galvanizado.
O processo de galvanização consiste em um método de revestimento do aço com zinco metálico. Dessa forma, o material se torna ainda mais resistente a corrosão e ferrugem, causadas pelo desgaste do uso ao longo do tempo.
A produção de steel frame não demanda o consumo de recursos como água, areia, cimento e tijolos. Por isso, o uso de telhado em steel frame é uma opção considerada eficaz e econômica para vários tipos de projetos.
Vale ressaltar que esse material é bastante indicado para uma construção sustentável e que prioriza o cumprimento de uma gestão ambiental consciente.
Nesse sentido, a estrutura pode ser aplicada em projetos de residências, edifícios, parques industriais, grandes ginásios e nos telhados em steel frame.
Dessa forma, confira a seguir:
Como é a estrutura do steel frame?
A anatomia de uma construção em steel frame é composta das seguintes partes: OSB, gesso acartonado, isolamento termoacústico, manta hidrofuga, placa cimentícia, montante LSF e guia LSF.
Já no caso de um telhado em steel frame, a estrutura é ainda mais fácil de montar.
Afinal, projetos deste tipo permitem total versatilidade, uma vez que aceitam com facilidade o uso de telhas em diversos materiais, como cerâmica, fibrocimento, asfáltica/americana (telha shingle) ou concreto.
O mesmo não acontece com telhados convencionais. Confira abaixo:
Quais as diferenças entre telhado em steel frame e os telhados comuns?
As principais diferenças entre telhado em steel frame e os telhados convencionais são:
Telhados em LSF | Telhados convencionais | |
Custo-beneficio | Telhados com estruturas metálicas de aço galvanizado steel frame apresentam maior relação de custo-benefício, tendo em vista seu tempo de vida e sua resistência | Normalmente, outros materiais para telhados são mais baratos, porém necessitam estar em constante manutenção e não duram muito. |
Tempo de vida | Devido ao processo de galvanização, o telhado em steel frame tem maior durabilidade (no mínimo, 20 anos) | Telhados convencionais sofrem mais com os efeitos do desgaste que ocorre com o tempo. |
Versatilidade | Estruturas para telhado em steel frame comportam o uso de diversos tipos de telhas (fibrocimento, asfáltica/americana, telha shingle ou concreto). | Usualmente, outras estruturas para telhado são limitadas em relação às possibilidades de telhas. |
Qualidade | Telhados em steel frame costumam ter mais qualidade, tendo em vista a galvanização. | Materiais como , cimento ou outros tipos de ferro não atribuem tanta qualidade à edificação. |
Hugo Machado ainda explica que, em relação aos telhados comuns, aqueles em steel frame “apresentam uma camada de galvanização que protege a estrutura, evitando procedimentos de reparações, como a repintura”.
O especialista ainda ressalta que “hoje em dia a construção civil tem que atender à norma de desempenho”, que significa quanto tempo de vida útil o telhado pode suportar.
Pensando nisso, o telhado em steel frame se destaca ainda mais como o melhor custo-benefício para uma construção.
“Para áreas litorâneas, o que muda é a quantidade de zinco, que é maior, a depender da agressividade do ambiente”, completa.
Com isso em mente, veja a seguir:
Vantagens de usar telhado em steel frame
As principais vantagens de usar telhado em steel frame é que esse material apresenta grande durabilidade, rapidez e agilidade na conclusão do projeto, economia, segurança e colabora com uma gestão ambiental correta, além de ser imune a cupins e fungos.
Veja as especificações:
- Grande durabilidade: como as estruturas metálicas são fabricadas em aço galvanizado com 275g/m² de zinco, não há chances de corrosão ou propagação de incêndio. O projeto adquire a condição de alta durabilidade e estabilidade de forma (não empena), além de mais segurança contra incêndio.
- Rapidez e agilidade na conclusão do projeto: as estruturas são fabricadas nas dimensões ideais para cada projeto, seja de pequeno, médio ou grande porte, otimizando a quantidade de tesouras de acordo com um dimensionamento preciso.
Não há cortes nos perfis de aço durante a obra, tudo já vem de fábrica na medida e com pontos de fixação preestabelecidos. A estrutura é muito leve, o que agiliza o manuseio. Tudo isso facilita a montagem da estrutura, que leva menos de um terço do tempo utilizado nas construções dos telhados tradicionais e sem possibilidade de erros.
- Economia: o custo do m² do projeto de telhados de LSF é menor do que de telhados de madeira, quando se leva em consideração material e mão de obra. O desperdício é zero, pois não há cortes, e erros de montagem são praticamente impossíveis.
- Segurança: não utiliza serras, que são ferramentas de alta periculosidade na obra, sem falar no nível de ruído, juntamente com o martelo, a que o funcionário é exposto. No caso do telhado em steel frame só são usadas parafusadeiras de pequeno porte, que são ferramentas muito seguras.
- Sustentabilidade: os projetos em Light Steel Frame têm como uma das principais características a sustentabilidade. Por não utilizar recursos como água, areia, madeira e cimento, por exemplo, o impacto ao meio ambiente é reduzido.
- Imune a cupins e fungos: devido ao material utilizado na produção das estruturas – aço galvanizado –, não existe a possibilidade de proliferação de insetos (como cupins) ou fungos e mofo.
Agora que você já sabe o quanto é vantajoso utilizar steel frame para telhado, confira abaixo como montar tal estrutura.
Onde encontrar o LSF com maior custo-benefício do mercado?
Não adianta perceber que o telhado em steel frame é a melhor opção para sua obra se você não contratar serviços com uma empresa perita, que oferece produtos de qualidade e apresenta experiência de mercado, como a Lafaete.
Assim você garante manutenção e orientação técnica, antes, durante e também no pós-venda.
Se você gostou desse conteúdo, também poderá gostar de:
- Tudo que você precisa saber sobre engenharia sustentável
- Confira 5 ideias de construções em Steel Frame no Brasil e as vantagens e desvantagens dessa técnica
- Como encontrar o equilíbrio entre economia e sustentabilidade na sua obra
Conheça a Lafaete
A Lafaete Locações está há 45 anos no segmento de locação e venda de estruturas metálicas, contêineres, módulos habitacionais, equipamentos e máquinas de construção civil, bem como caminhões, geradores de energia, torres de iluminação, tendas e sombreadores.
Valorizamos a missão de oferecer qualidade e satisfação aos nossos clientes, atendendo às necessidades no ramo da construção civil e seguindo rigorosas normas de segurança.
Estamos presentes em nove filiais em diversos estados do país.
Confira nossos pontos de atendimento.