Um dos maiores problemas da atualidade em termos de conscientização e preservação do meio ambiente é o tratamento de resíduos.
Isso mesmo, muitas empresas ainda não sabem o que fazer com os resíduos gerados a partir da produção ou construção em seu canteiro de obras.
O que agrava ainda mais esse problema, é que alguns desses resíduos são tóxicos, prejudiciais para o homem e para o meio ambiente.
Por isso, preparamos esse conteúdo para que você conheça mais sobre a gestão de resíduos e a destinação correta que você pode dar a eles.
Confira!
O que é o tratamento de resíduos?
O termo tratamento de resíduos é usado para definir o conjunto de ações e procedimentos a serem realizados, com a finalidade de fazer com que os resíduos gerados causem o menor impacto possível para o meio ambiente.
Esses procedimentos devem estar devidamente inseridos nas normas que regulamentam os processos de descarte responsável, de forma que sua reutilização deve ser feita de forma legal e consciente.
É necessário que este reaproveitamento seja realizado dentro da legislação, assim você pode entender quais materiais que devem ser reciclados no Brasil, existe uma política responsável pela fiscalização e por estabelecer diretrizes para que esse tratamento seja feito corretamente nas empresas.
Ao cometer atos ilícitos a empresa geradora de resíduos estará sujeita a multas, além de arcar com a responsabilidade em casos de poluição e acidentes causados pelas suas ações ao meio ambiente.
Conheça agora, o que a diz as normas regulamentadoras sobre o tratamento de resíduos e qual a importância de realizar esse procedimento.
O que é a ISO 14001?
Essa é a norma que regulamenta o tratamento dos resíduos sólidos como uma atividade da empresa. Seu dever é atuar desde a geração até seu destino final, seja a reutilização, o descarte ou a incineração.
A norma também atua como a incentivadora de soluções que visam a redução no uso de matéria prima, e meios de reaproveitamento para resíduos tratados, a fim de gerar economia e diminuir os impactos causados pela indústria ao meio ambiente.
Para que o tratamento de resíduos aconteça da forma correta, o primeiro passo é a empresa adotar um sistema de gestão ambiental (SGA).
Esse sistema deve passar por uma implementação, que pode ser feita através de um serviço de consultoria, que vai analisar e diagnosticar todos os problemas e melhorias a serem feitas na empresa, em relação às suas responsabilidades com o meio ambiente.
Esse conjunto de normas e procedimentos tem a finalidade de garantir que a empresa desempenhe adequadamente e de forma responsável o seu papel em relação ao tratamento desses materiais.
Tipos de resíduos
Para que os resíduos sejam destinados aos locais apropriados, os materiais a serem descartados precisam ser classificados, pois, existe um tipo de tratamento de resíduos para cada material. Classificando-os, você vai poder descartar da forma certa e fazer com que ele tenha o devido tratamento.
Confira nessa tabela a classificação dos resíduos e o seu código de identificação.
Código de identificação | Descrição do resíduo | Código de identificação | Descrição do resíduo |
A001 | Resíduo de restaurante (restos de alimentos) | A009 | Resíduo de madeira |
A004 | Sucata de metais ferrosos | A010 | Resíduo de materiais têxteis |
A005 | Sucata de metais não ferrosos
(latão etc.) |
A011 | Resíduos de minerais não-metálicos |
A006 | Resíduo de papel e papelão | A016 | Areia de fundição |
A007 | Resíduos de plástico polimerizado | A024 | Bagaço de cana |
A008 | Resíduos de borracha | A099 | Outros resíduos não perigosos |
- Resíduos perigosos
São resíduos tóxicos e devem ficar fora do alcance das pessoas, pois oferecem riscos à saúde e também para o meio ambiente. Estes, podem ser líquidos ou sólidos.
Seu armazenamento deve acontecer seguindo as normas regulamentadoras (NBR 12235), com uma avaliação prévia sobre sua composição e procedência. Esses resíduos podem ser, pilhas, lixo hospitalar, latas de tinta, embalagens de conteúdos inflamáveis, materiais sujos de graxa ou óleo, etc.
- Resíduo inerte
Esse tipo de resíduo não sofre mudanças químicas, eles permanecem em seu estado natural por um longo período de tempo e alguns podem até ser reciclados.
Seu contato com o meio ambiente não oferece riscos como é o caso dos materiais perigosos. Eles podem ser, entulhos, pedras, vidros etc.
O tratamento de resíduos sólidos desse tipo ocorre com transporte para depósitos de responsabilidade do município, ou de uma prestadora serviços ambientais.
- Resíduos não inerte
São os resíduos que, mesmo não apresentando grandes riscos para o meio ambiente, merecem atenção e todo cuidado ao serem descartados. Isso porque, mesmo não sendo tóxicos ou corrosivos, podem ser solúveis na água ou contribuem para a poluição.
Eles devem passar por separação, para que seja destinado para o devido local, como por exemplo o papel.
Transporte de resíduos
É importante que você tenha em mente que a destinação correta dos resíduos abrange também a forma como você irá transportá-los.
Esse transporte deve acontecer dentro da norma ABNT 13221, que estabelece os parâmetros para que essa ação seja executada de forma legal.
O objetivo do transporte dos resíduos de forma regulamentada, é evitar a poluição do meio ambiente e o cuidado com a saúde pública.
Para a execução dessa atividade, os veículos devem ser adequados ao tipo de resíduo (sólido ou líquido, tóxico ou não) e estar em perfeito estado de conservação. O veículo deve conter sinalização, identificação e toda documentação necessária tanto do transporte quanto do material que ele está transportando.
Por exemplo, para o tratamento de resíduos perigosos alguns estados exigem que o motorista do veículo esteja com a posse da Declaração de Transporte de Resíduos Perigosos (DTRP). Esse documento deve ser homologado pelo Órgão Ambiental do Estado (principalmente se o transporte for intermunicipal).
Por fim, o veículo deve estar limpo e higienizado, e a empresa responsável pelo transporte deve atender a todas as especificações previstas pelas leis vigentes no município.
Tipos de tratamento de resíduos sólidos
Todo resíduo deve passar por um processo que pode ser de reaproveitamento ou que reduza ao máximo seus riscos para o meio ambiente, esses procedimentos podem ser:
- Destinação para Aterros Sanitários
Os aterros sanitários são locais próprios para o depósito de resíduos. Ele é planejado para comportar a maior quantidade de resíduos sólidos possíveis em uma área reduzida na natureza, para a diminuição da poluição.
Lá são adotadas medidas aplicáveis aos resíduos como, drenagem de gases, tratamento do chorume e a disposição final do resíduo, que pode ser a reciclagem ou armazenamento.
- Compostagem
A compostagem é um processo biológico que, transforma o resíduo em um material orgânico próprio para ser utilizado na agricultura.
É feito através da decomposição da matéria orgânica, se transformando em um novo produto, o esterco.
Está é uma prática muito sustentável!
- Incineração
A incineração é muito utilizada para dar fim a resíduos perigosos, tóxicos e que não podem ser reaproveitados, nem serem mantidos em contato com o meio ambiente.
Assim, o cuidado a ser tomado com essa medida é a forma como são incinerados os materiais, pois se realizada de forma inadequada estará causando a contaminação do ar, com gases poluentes e isso é agir com irresponsabilidade.
Para este tipo de disposição final a recomendação é a mesma: a empresa responsável por realizar a incineração dos resíduos deve ser regulamentada e possuir todas as licenças necessárias.
A melhor solução para tratamento de resíduos
Se a sua empresa está em busca de soluções para agir de forma responsável, economizando e reduzindo os custos do processo de forma sustentável, você precisa de um serviço especializado e que possa fornecer a garantia de que tudo vai correr bem na hora de gerenciar, armazenar e fazer a destinação dos resíduos gerados na sua obra.
Evite tentar solucionar de maneira improvisada as questões ambientais ligadas a sua empresa. Busque por um bom profissional ou empresa capacitada, que vai auxiliar em todo processo e te garantir os melhores resultados.
Lafaete: Serviços de Gestão Ambiental
Conheça nosso serviço de consultoria em gestão ambiental para sua empresa.
A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas que buscam atender a todas as necessidades das suas atividades.
Entre em contato conosco, temos uma equipe de atendimento que vai te ajudar no que for preciso.
Conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conte para gente nos comentários!
Continue também seguindo o nosso blog para receber mais dicas de consultoria.