Um container é um recipiente de metal ou madeira destinado a transportar carga em navios e trens. A definição feita pelos dicionários tem sido cada vez mais desafiada no país, onde a sua utilização tem crescido exponencialmente e suas funcionalidades cada vez mais variadas.
Isto se deve ao fato de, além de chamarem atenção pelo apelo visual, eles propagam o modelo eco-friendly, já que são 100% reaproveitáveis e recicláveis e dispensam o uso de matéria-prima para construção de instalações. Podendo ser usados de maneira temporária ou permanente, com alta durabilidade e resistência, instalação rápida e layout flexível, com módulos individuais ou opção de acoplados, se tornaram um diferencial nas construções.
Os módulos da Lafaete são projetados de acordo com a necessidade de cada projeto, evento ou obra, o que permite ações como acoplagem, sobreposição e içamento. Por serem inteiramente galvanizados, possuem longa durabilidade, mesmo quando expostos ao sol e à chuva.
Este tipo de construção também tem sido bastante utilizado como solução arquitetônica para eventos de uma maneira geral, podendo ser aplicado em bilheterias, camarotes, bares, banheiros e cozinha. Utilizar container nos projetos para eventos, traz algumas vantagens para os clientes, como isolamento termo e acústico, fácil conexão à rede de água e esgoto local, mais higiene, conforto e praticidade, em módulos totalmente equipados com vasos sanitários, mictórios, chuveiros, lavatórios.
Nossos containers já marcaram presença em diversos eventos, muitos deles referências em suas áreas, o que atesta que essa utilização tem se tornado cada vez mais uma tendência. A maior evento esportivo mundial, realizado no Rio de Janeiro, em 2016, por exemplo, utilizou 1060 módulos, entre sanitários, vestiários, escritórios, cozinhas, refeitórios, enfermagem, área de bombeiros e sanitários para portadores de necessidades especiais.
Na Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, os módulos foram feitos de escritório para os radialistas e o almoxarifado, no Mineirão e na Arena Pernambuco, também foram desenvolvidos pela Lafaete. A Na Praia BH, evento que cria um espaço que remete às praias de todo o litoral brasileiro em meio a cidades que não são banhadas pelo mar, utilizou-se de 22 módulos container como banheiros para o público e camarins para artistas.
Os containers também estiveram presentes no ponto de atendimento do restaurante no Rock in Rio, o maior festival musical do planeta e na bilheteria e banheiro para atender o público do Comida di Buteco, o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil.
A utilização desse modelo de construção se mostra cada vez mais uma tendência inovadora na arquitetura, sendo possível sua aplicação em diversas áreas, dentre elas em eventos.