As construções modulares têm ganhado cada vez mais adeptos no mundo e se mostrado uma forte tendência para o mercado.  Isto devido ao seu ótimo custo-benefício. 

Esse tipo de construção deixou de ser exclusivo em obras de arquitetura efêmera, como eventos, salas de aula pré-fabricadas e instalações temporárias e atualmente já é utilizado para construir edifícios completos, apartamentos luxuosos, estabelecimentos comerciais e escritórios.

Nos Estados Unidos, por exemplo, de acordo com relatório produzido pela 360 Market Updates, a construção modular deve ter um crescimento anual de 5,69% entre 2018 e 2023. A Alphabet, empresa-mãe da Google, está negociando com uma empresa de construção modular a compra de centenas de unidades de apartamento para seus funcionários, enquanto a rede hoteleira mundial CitizenM está finalizando um hotel em Manhattan com 20 andares, sendo toda a estrutura em módulos.

São inúmeros projetos que mostram que essa tendência tem se consolidado ao redor do mundo e – impulsionado pela recessão econômica,  o Brasil não fica de fora, pois os módulos permitem expandir as estruturas e ainda criar novos ambientes corporativos seguros, mais econômicos, duráveis e sustentáveis.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CONSTRUÇÃO EM MÓDULOS?

São muitos os benefícios das construções modulares.  Ser construída também em um ambiente que não é a céu aberto é um ponto positivo, já que não permite que fatores climáticos impactem no andamento das obras. O menor tempo de produção e implantação também é um aspecto que se diferencia em relação à construção tradicional, pois garante a redução dos custos totais. Outro ponto importante de ser mencionado é a sustentabilidade. Ao usar estruturas modulares, como os containers, por exemplo, dispensa-se o uso de matéria-prima para construção de instalações em obras, ou seja, há uma maior consciência da utilização de tais matérias-primas, sendo possível controlar e customizar os materiais utilizados, reduzindo o desperdício e optando pelos recicláveis.

A Lafaete fabrica módulos habitacionais que são construídos em sua unidade fabril própria, em Mirrasol, no estado de São Paulo. As estruturas estão disponíveis para venda ou locação e utilizam da tecnologia dos contêineres, que por sua vez, são projetados de acordo com a necessidade de cada projeto, evento ou obra, além de permitirem ações como acoplagem, sobreposição e içamento.

Os módulos têm possibilidades diversas de aplicação, entre eles: canteiro de obras, alojamentos, escritórios, refeitórios, depósitos, escolas, postos médicos, estandes e projetos especiais. Eles podem também ser utilizados como cozinhas, sanitários, entre outros. Inteiramente galvanizados, possuem longa durabilidade, mesmo quando expostos ao sol e à chuva, chegando a ser superior às construções em alvenaria. Além disso, o revestimento termoacústico que possuem protege os ocupantes do calor e dos ruídos externos e são espaços sustentáveis, sendo 100% reaproveitáveis e recicláveis.

Por ser um produto extremamente flexível e acessível, a demanda no mercado é crescente e a Lafaete aposta neste produto. Em São Paulo, no último ano, realizamos uma série de projetos interessantes utilizando contêiner. Como feiras, canteiros de obra, carnavais e restaurantes!

Se você têm interesse em utilizar o contêiner para algum projeto, entre em contato com a gente!